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7 remédios naturais que podem ajudar no combate da depressão

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 29/06/18 às 17h28

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A depressão é um sério transtorno mental que afeta diversas pessoas pelo mundo. Apenas para que você tenha ideia, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) referentes ao ano passado, revelam que cerca de 300 milhões de pessoas pelo mundo sofrem do transtorno. Para a agência da ONU, o número é o mesmo para pessoas que enfrentam ansiedade e estão propensas a desenvolver depressão.

Anualmente são registrados em média 800 mil suicídios que de desencadeiam devido ao transtorno. Mesmo assim, muita gente ainda prefere ignorar a situação e mesmo sofrendo dos sintomas, prefere não buscar por ajuda nem da família e menos ainda de um profissional. A depressão tem cura! Busque por ajuda! Normalmente o tratamento é feito com antidepressivos que apenas podem ser receitados por um profissional. Não deixe de procurar pela ajuda de um médico, pois apenas ele pode dizer o que realmente funciona em cada caso.

No entanto, após passar por um especialista e iniciar o tratamento recomendado por ele, ainda é possível utilizar alguns remédios naturais que podem ajudar no processo. Sozinhos eles não possuem completa eficiência. Entretanto, quando aliados a um tratamento que já está sendo seguido, podem ser bem úteis. Confere aí!

1 - Erva de São João

Embora não seja certificada pelo Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde dos EUA, a erva é conhecida por ajudar no tratamento da depressão em estágio inicial. Possui componentes químicos que atuam no organismo como antidepressivos.

Para aproveitá-la da melhor forma, é preciso adicionar de uma a duas colheres de sopa da erva, em  uma xícara com água quente, deixando em infusão por cerca de 10 minutos. Em seguida,basta coar e beber água por cerca de duas vezes por dia.

2 - Noz-moscada

A noz-moscada funciona como uma espécie de tônico para o cérebro, ajudando a estimulá-lo e também diminuindo o estresse, melhorando o humor e a atividade mental. Para isso, basta adicionar uma pitada da noz em pó, a suco de groselha e bebendo a mistura por duas vezes por dia.

3 - "leo de peixe

Segundo estudos recentes, as pessoas que sofrem de depressão possuem insuficiência de ácidos graxos ômega 3. Em contrapartida, o óleo de peixe é rico da gordura e auxilia o cérebro a funcionar da melhor forma possível, sendo muito eficiente para quem passa por tal situação.

Você pode tomar suplementos de ômega 3 para ajudar a tratar a depressão. Também pode adicionar peixes como a sardinha e anchovas à sua dieta. Alimentos de soja e linhaça também são excelentes opções.

4 - Mel

O mel é rico em açúcares naturais, vitaminas, minerais, ácidos e enzimas. Tudo isso pode ajudar a pessoa a relaxar e se acalmar. Dessa forma, pode ser uma excelente opção para aqueles que sofrem de depressão, para auxiliar no tratamento. Acrescentar uma colher de mel a chás, por exemplo, pode ser uma excelente escolha.

5 - Aspargos

O aspargo é rico em compostos que podem ajudar a deixar a pessoa com mais ânimo e mais disposta a lutar contra os sintomas da depressão. É utilizado em alguns medicamentos para tratar problemas que envolvem distúrbios nervosos. Por apresentar um alto teor de folato, ainda pode ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro, e a vitamina E pode ajudar a elevar o humor.

Como se não bastasse, ainda contem triptofano, que ajuda a produzir serotonina, considerado como o hormônio do bem-estar. Para aproveitar de todos seus benefícios, basta comer a planta fresca, grelhada ou ao vapor, de 3 a 5 vezes por semana.

6 - Carne de frango

A carne de frango é uma excelente fonte de proteína proveniente de carne magra, perfeita para equilibrar os níveis de serotonina. Também é rico em aminoácido triptofano, que acaba sendo convertido em serotonina. A pessoa com depressão ainda pode ter baixos níveis de vitamina B6, fazendo com que se sinta deprimido, e a carne pode ajudar também nesse problema. Para aproveitar o melhor que o alimento pode oferecer, pode fazê-lo ao forno acompanhado dos vegetais de sua preferência.

7 - Maçãs

A maçã também é uma ótima escolha e pode ajudar a controlar a depressão. Ela é rica em fotoquímicos e ainda contem vitamina B, fósforo e potássio. Seus antioxidantes podem ajudar no combate aos problemas que tem relação com o estresse e ansiedade. Outros de seus componentes também podem ajudar a reparar células nervosas danificadas em nosso cérebro.

Basta comer a maçã, sem tirar a casca. Mas também é possível adicionar mel ao suco da fruta e ainda misturar a um copo de leite morno.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


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Isabela Ferreira
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