icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 respostas para perguntas que sempre estão em nossa mente

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 12/03/18 às 17h14

capa do post 7 respostas para perguntas que sempre estão em nossa mente

Temos diversas dúvidas sobre quase tudo na vida, não é mesmo? É normal nos questionarmos sobre algum acontecimento. Isso faz parte do que somos. Porém, existem algumas coisas que temos em mente, mas ainda sim nos questionamos. Outras são extremamente óbvias e não imaginamos o que porque de serem como são.

Fazemos diversas perguntas sobre determinadas coisas e algumas são taxadas como idiotas. Você, por acaso, já se questionou sobre o motivo de terem páginas em branco em alguns livros ou porque ficamos com os cabelos brancos com o passar dos anos? Pois bem, isso é algo comum.

Como são coisas que muitos não conseguem encontrar uma resposta lógica, resolvemos trazer essa lista. Nós da redação da Fatos Desconhecidos resolvemos pesquisar e trazer algumas respostas para perguntas que sempre estão em nossa mente. Se você tem alguma que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários.

1 - Porque os aviões tem cinzeiros se é proibido fumar dentro

Fumar em aviões é algo extremamente proibido em algumas companhias aéreas do mundo. Além de incomodar com a fumaça, o tabagismo oferece risco de incêndio, o que pode derrubar uma aeronave. Apesar de ser proibido, alguns banheiros contam com cinzeiros. Não apenas modelos antigos, mas os novos também contam com isso. A Administração Federal de Aviação exige que as companhias ofereçam cinzeiros nos banheiros dos aviões. Embora fumar seja proibido, eles sabem que algumas pessoas ainda sim fumam. Fornecer um lugar para que elas façam isso em segurança é muito importante e previne muitas coisas.

2 - Porque os livros tem páginas em branco propositalmente?

Grande parte dos livros vem com pelo menos uma ou duas páginas em branco. Alguns têm ainda mais e vem com uma mensagem dizendo que isso foi deixado intencionalmente. Essas páginas não são resultados de desperdício de papel e sim uma conseqüência do processo de impressão mais utilizado. As páginas geralmente são impressas em folhas de papel muito grandes, que são chamadas de "assinaturas". São impressos em conjuntos de 8, 16 ou 32 páginas. As máquinas então dobram e cortam as páginas no formato do livro. Alguns livros usam essas páginas para escrever que não houve um erro de impressão ou deixam para servir como bloco de notas.

3 - Porque espirramos quando olhamos para um luz forte?

Muitas pessoas espirram quando olham para uma luz forte. Esse é um fenômeno desconhecido pelos cientistas há anos. Os espirros são, em sua essência, uma resposta reacionária. Eles podem ser causados por diversos fatores, mesmo que na maioria das vezes seja por irritação nasal. Os pesquisadores já propuseram várias teorias para explicar o motivo do espirro com a luz forte, porém nenhuma foi aceita. Vários cientistas acreditam que isso tem ligação com alguns nervos cruzados no cérebro. O nervo óptico que detecta a luz se localiza ao lado do nervo trigeminal que controla os espirros. Quando esse nervo envia impulsos elétricos ao cérebro, o sinal desencadeia o nervo trigeminal, o que confunde o cérebro e o leva a pensar que o nariz está irritado.

4 - Por que os cabelos ficam brancos?

Isso acontece com todos, de acordo com que vamos envelhecendo. Quando chegam a certa idade, as pessoas começam a perder naturalmente a cor dos cabelos, que ficam cinza e depois brancos. O cabelo obtém sua cor natural de células conhecidas como "melanócitos". Elas produzem composições preta, marrom, vermelha e amarela, criando assim o principal ingrediente de cabelo, a queratina. A medida que elas envelhecem, as células de melanócitos se degradam e fazem com que a queratina receba menos pigmento. Esse é o motivo dos cabelos ficarem cinza e, quando perdem totalmente os pigmentos, ficam brancos.

5 - Por que algumas lojas tem jatos de ar na entrada?

Essa é uma ação simples e comum que os shoppings e lojas utilizam. Eles estão apenas esfriando os clientes. A prática, na verdade, tem outras várias intenções. A principal é deixar o ar fresco dentro dos edifícios, assim oferecendo um bom ambiente para as pessoas. Além disso, ajuda a impedir que insetos voadores entrem no estabelecimento.

6 - O que causa as "borboletas no estômago"?

Todo mundo já sentiu, pelo menos uma vez, as tão faladas "borboletas no estômago". A sensação no intestino ocorre por diversas razões. Pode ser medo ou nervosismo. Também é muito causado por ansiedade, quando esperamos algum evento importante. Isso acontece por causa do chamado "eixo cérebro-intestino". Os sentimentos do cérebro, como medo ou excitação, ativam a resposta de luta ou fuga. Isso libera adrenalina extra no corpo, o que nos ajuda a combater uma ameaça. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para o coração, os pulmões e os músculos.

7 - Por que o álcool faz com que feridas fiquem ardidas?

As pessoas usam o álcool para lavar machucados há muito tempo. Se você já usou, sabe o quanto arde quando aplicamos. Arde até mais do que a ferida. Isso acontece não porque o álcool está matando as bactérias e sim por causa de uma reação que causa no corpo. Quando o excesso de álcool é aplicado sobre uma ferida, o produto afeta os recptores VR1 na pele.

Esses são os receptores são os responsáveis por detectar o calor. Enquanto se ativam a altas temperaturas, o álcool reduz seu limiar até chegar a um ponto em que a temperatura do corpo é suficiente para ter esse efeito. Os receptores começam a acreditar que o corpo está queimando e transmite essa dor ao cérebro, mesmo que nenhum dano esteja sendo causado.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest