icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 restaurações que deram errado

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      09/07/18 às 16h36
capa do post 7 restaurações que deram errado

 

Relíquias históricas têm seu valor muitas das vezes subestimado. Os profissionais encarregados de restaurá-las precisam ter responsabilidade e cuidado nos mínimos detalhes. O trabalho em si é preservar as obras sem quase nenhuma alteração. Como o próprio nome diz é trazer de volta a sua glória algo que está acabado, mas algumas vezes não sai como o planejado.

Algumas restaurações foram tão mal feitas que até viraram meme. Obras que foram refeitas completamente e se distanciaram da original, pinturas e estátuas com cores e partes que não faziam parte anteriormente e mais alguns exemplos são casos que você verá nessa lista. Apesar dos erros listados aqui eles não são tão comuns de acontecer e é graças ao bom trabalho de vários restauradores que hoje conseguimos conhecer tantas obras do passado.

1 - Afresco

Quem não se lembra da famosa restauração da dona Cecília?! A senhora de 80 anos se ofereceu para restaurar um afresco com a imagem de Jesus em uma igreja local. Mas como podemos ver o resultado foi muito diferente.

2 - Sem olhos

Outro afresco restaurado foi o da Capela Sistina, que alguns consideram ser o restauro de maior importância do século XX. Mas alguns especialistas acham que foi um total fracasso. Quando os restauradores foram limpar os afrescos tocaram na camada de retoques que o próprio Michelangelo tinha feito e algumas figuras ficaram sem olhos.

3 - Berlusconi enlouqueceu

Em 2010 o então primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ganhou uma estátua de Vênus e Marte para a entrada da sua residência. As estátuas são datadas de 175 d. C e quando foram encontradas estavam com partes faltando. Berlusconi pediu a restauração das obras e quando voltou as estátuas tinham as partes faltantes. Historiadores acharam um absurdo pois acrescentar detalhes nas estátuas sem saber como elas eram previamente, é um ato de vandalismo.

4 - Cores brilhantes

A obra de Leonardo da Vinci que se chama 'A virgem com o menino e a santa Ana' foi restaurada e ganhou cores mais brilhantes. Antes as tonalidades escuras predominavam, mas após o restauro a cena retratada na pintura parece que aconteceu em um dia ensolarado. Especialistas dizem que o restauro vai contra a ideia de Da Vinci.

5 - Lênin

Na Rússia estátuas do ex-líder são encontradas facilmente em vários lugares. Contudo, em Krai de Krasnodar houve uma restauração que saiu muito diferente do imaginado. A estátua de Lênin teve seu braço desproporcionalmente grande e seu rosto ficou totalmente diferente. Depois dessa restauração a estátua ficou conhecida no mundo todo.

6 - Castelo de Matrera

A fortaleza que fica na Espanha foi restaurada e criou uma grande polêmica. O restaurador Carlos Quevejo Rojas se defendeu falando que ele queria deixar claro quais as partes eram novas e quais eram antigas. A controvérsia foi grande e dividiu a população.

7 - Cabeça esquisita

Uma estátua da Virgem Maria no Canadá foi vandalizada e a cabeça do menino Jesus foi retirada. A artista Heather Wise decidiu esculpir uma nova cabeça, mas a cabeça feita pela artista ficou muito diferente da original. Ficou tão fora da realidade o restauro que quem roubou a cabeça do menino Jesus resolveu devolvê-la e hoje a estátua está restaurada com a cabeça original.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest