• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 segredos de filmes famosos que você só descobre quando vê de novo

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      29/09/19 às 14h54

Levando em consideração a quantidade de pessoas que trabalham em um filme, assim como todo o tempo investido na produção, é de se imaginar que eles se atentem aos mínimos detalhes. De um lado existem alguns diretores mais metódicos, que planejam sistematicamente cada peça de composição da cena. Enquanto isso, existe também outro lado, onde a exaustão ocasionada pela rotina leva a uma sucessão de erros. O maior e mais recente exemplo do último caso foi o copo de café na cena de Game of Thrones. Embora os equívocos costumem viralizar na internet, dessa vez, preferimos chamar a atenção para o metodismo.

Existem muitos filmes onde a equipe de produção explora a criatividade para dar pistas sobre a narrativa ao público. Assim se dão os famosos easter eggs. Enquanto alguns são explícitos e facilmente descobertos, outros podem passar anos despercebidos. Por isso, resolvemos compilar alguns segredos de filmes famosos que só são perceptíveis a segunda vista, talvez mais. Abaixo, você pode conferir nossa seleção de 7 enigmas de filmes famosos que você só descobre quando vê de novo.

7 - A bomba de Clube da Luta não foi desativada

Clube da Luta é amplamente conhecido por ser um daqueles filmes que não basta assistir uma vez. Caso você realmente queira entender a fundo o longa de David Fincher, é melhor preparar o replay e as análises do YouTube. Sendo assim, com tanta coisa acontecendo, é totalmente justificável que você deixa algumas coisas passarem despercebidas. Tal qual Sucker Punch, nessa produção não sabemos o que é real ou não. Considerando que aparentemente todo mundo nesse filme é imaginário, detalhes se camuflam em meio à complexidade narrativa. Por isso, é importante fazer uma reconstituição na cena final, quando Tyler Durden consegue exatamente o que quer ao explodir suas bombas.

O grande plot twist é que, apesar de parecer que o Narrador e Marla estão seguros, eles também estão a meros momentos da morte. Esse é um detalhe divulgado recentemente pelo Cracked. Segundo o site, a primeira vista parece que o Narrador consegue desarmar o carro bomba. No entanto, não é bem assim. Na imagem acima podemos ver que o primeiro print, do inicio do filme, mostra o cronômetro em 2:45.  Posteriormente, no final, há uma nova imagem onde os números continuam decrescendo. Logo, essa é a confirmação de que a desativação foi temporária e que, na verdade, fica implícito que Tyler obtém completo sucesso em seu objetivo.

6 - As intenções explícitas de John Kramer em Jogos Mortais

O princípio da genialidade, por trás dos planos originais de Jigsaw, era que todas as vítimas sempre tiveram capacidade e ferramentas ao seu alcance para escapar das armadilhas. Embora isso possa ter mudado no decorrer da franquia, é importante ressaltar o conceito primordialmente atraente. Coincidentemente, assim como fez com os personagens do longa, Jigsaw brincou com a audiência. De maneira muito inteligente, para qualquer bom observador, foi explicitado que o homem por trás da máscara era John Kramer. Quando conhecemos Kramer, ele estava em um cama de hospital, sendo tratado pelo doutor Lawrence Gordon. Apesar de inicialmente parecer apenas uma parte do backstory, na verdade, a cena contém uma importante pista. Se olharmos bem, podemos ver que, na mesa, à frente de Kramer, existe um esboço de sua armadilha de urso reversa.

5 - Os peitos infláveis em De Volta para o Futuro 2

Recentemente, De Volta para o Futuro voltou a receber uma entusiástica atenção por conta da assustadora semelhança entre um certo presidente e a futura versão distópica de Biff Tannen. No entanto, esse não vem a ser o exemplo nesse tópico da lista. Acontece que, nesse mesmo futuro caótico, encontramos a família de Marty McFly. Em uma cena específica, quando vemos Jennifer observando Marty Jr. ligar seis canais de TV simultaneamente, aparece uma opção engraçada. Em um dos canais selecionados, podemos ver um comercial de uma empresa chamada Bottoms Up. Nesse mesmo anúncio, vemos uma propaganda de cirurgia plástica nos seios, contudo, o que chama atenção são as opções de "peito super inflável" e "peito farol".

4 - O verdadeiro nome de M em Skyfall

Após ver o público se aborrecendo com a monotonia de Quantum Of Solace, a MGM resolveu se redimir com Skyfall. O filme de 2012 nos deu o que seria um final perfeito para a história de James Bond. No entanto, o enredo acabou girando em torno de M, a personagem de Judy Dench, que se tornou o foco da história graças aos laços com Raoul Silva. Depois de anos construindo um relacionamento enigmático, Bond se vê impotente ao assistir a morte de M no fim do longa. Nessa mesma cena, temos um lampejo de senso de humor da personagem, assim como uma demonstração de seu vínculo com o 007.

No começo do filme vimos que ela possuía um instinto protetor sobre o agente e no final, após sua morte, conseguimos nos aprofundar nesse afeto. Como forma de homenagem, M deixa para Bond uma decoração em forma de Bulldog, algo que ele detesta. Contudo, o gesto vai muito além de uma piada. Na caixa onde o objeto está embalado vemos do que se trata realmente o presente de M, a vulnerabilidade. Ela concede a Bond o conhecimento de seu verdadeiro nome: Olivia Mansfield. Essa informação atou a ponta solta, deixada pelo questionamento a respeito de seu codinome que Bond fez em Cassino Royale.

3 - As batatas proibidas de Um Lugar Silencioso

Ultimamente, histórias sensoriais de terror têm ganhado cada vez mais popularidade entre o público. Apesar de Bird Box e The Silence terem chamado muita atenção, tudo começou com Um Lugar Silencioso. A partir do longa de 2018, ficamos cada vez mais interessados por histórias onde instintos humanos naturais (como chorar ou uma criança procurando diversão) ou funções corporais carregam consigo o medo de ser horrivelmente morto por monstros. No entanto, em um mundo pós-apocalíptico, todo e qualquer mantimento é bem-vindo. Bom, não é bem assim.

Logo no começo do filme, mais especificamente no dia 89, vemos a família em uma história de supermercado, procurando remédios. Embora a loja tenha sido completamente saqueada, basta uma olhada mais de perto pra ver que todos os sacos de batas chips permanecem lotando a prateleira. Aparentemente, nem mesmo a fome foi suficiente para fazer alguém se arriscar a ser pego abrindo um saquinho de salgadinho.

2 - O retorno de Harley em Vingadores: Ultimato

Esse detalhe nem chega mais a ser um mistério, já que, durante o hype de Vingadores: Ultimato, todos os sites foram atrás do misterioso garoto no funeral de Tony Stark. Nas cenas finais do filme dos irmãos Russo, vemos o primeiro reator (vulgo, coração) de Tony, simbolicamente flutuado na água. Em seguida, a câmera vasculha todos seus entes queridos e nesse momento vemos a cena mais cara da produção. Porém, em meio a todos os super-heróis havia um adolescente sozinho e, aparentemente, irreconhecível. Todavia, bastou um search no Google pra descobrir que o jovem era, na verdade, Harley Keener, o garotinho de Homem de Ferro 3. Embora ele esteja bem diferente de sua última aparição, seu retorno foi um detalhe bastante significativo no filme.

1 - O segredo por trás das frutas em Ace Ventura

Em 1994, Jim Carrey se encontrava no auge de sua era pateta em Ace Ventura: Um Detetive Diferente. Sendo assim, embora hoje seja um tipo de humor considerado grosseiro, na época, era engraçado utilizar frutas para aludir a genitália. Além da piada não ser tão engraçada, o humor do filme foi um daqueles que envelheceu mal. A ideia de piadas em torno de uma mulher transgênero não foi um dos acertos na carreira de Carrey. Contudo, assim como nos filmes citados nessa lista, Ace Ventura apresenta alguns detalhes ocultos. No print acima, você pode ver o congelamento da cena em que Ventura está no escritório de Lois Einhorn.

Esse momento acontece antes do detetive ligar os pontos e perceber que a identidade anterior de Einhorn era de Ray Finkle. Portanto, após tomarmos conhecimento do enredo, é perceptível que esse easter egg se referia ao segredo guardado por Einhorn. Na mesa, as duas maçãs e a banana foram organizadas para formar a imagem de pênis e testículos. Olhando agora, não foi um dos detalhes mais sutis que vimos por aqui. Sendo assim, apenas uma segunda vista bastaria para percebermos a intencionalidade por trás das frutas.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+