icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 segredos sobre a Antártida, o continente mais misterioso da Terra

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Afora      18/10/18 às 16h35
capa do post 7 segredos sobre a Antártida, o continente mais misterioso da Terra

A Antártida é o continente mais misterioso da Terra. Isso é um dos motivos de tanto atrair os pesquisadores, amantes da conspiração e até mesmo meros curiosos. Estudos da Antártida mostram de forma clara que a ciência está sendo criada diante dos nossos olhos. É comum deparamo-nos com descobertas surpreendentes, que afetam até mesmo as pessoas comuns e longe das terras geladas do lugar. Cientistas já encontraram coisas bastante curiosas por lá, como a cachoeira "sangrenta", o meteorito marciano, diversos fósseis e até mesmo um lago enorme que estava congelado por milênios. Há muitas coisas escondidas por lá que podem tirar o fôlego e assustar qualquer pessoa.

Pensando um pouco mais sobre essas terras cobertas por gelo, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns dos maiores segredos sobre a Antártida, o continente mais misterioso da Terra. Se você souber algum outro que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Meteorito marciano com traços de vida

O meteorito marciano conhecido como Allan Hills 84001 foi encontrado nas Montanhas Alan Hills, em 1984. A descoberta causou um alvoroço entre os estudiosos. Isso porque a sua superfície do meteorito continha uma estrutura fossilizadas que poderia ser de bactérias. Estima-se que tenha algum tipo de vida no planeta por causa dessa pequena amostra.

2 - Lago abaixo de 4 quilômetros de gelo

Uma das maiores descobertas geográficas do século XX é o lago subglacial Vostok. Ele foi descoberto na Antártida e é uma das coisas mais surpreendentes do mundo. Ele estava escondido debaixo de uma camada de gelo de 4 km de espessura. A área total do lago é 16 mil metros quadrados e sua profundidade pode chegar até 1.200 metros. Foi preciso 10 anos para fazer a perfuração para estudos.

3 - Floresta queimada

Acredite ou não, mas a Antártida já foi um continente verde. Os cientistas afirmam isso desde as primeiras expedições nas terras geladas. Recentemente, descobriram rastros de florestas queimadas e petrificadas capazes de fortalecer a teoria de ter sido um continente verde. Hoje, os estudiosos têm como desafio descobrir o que aconteceu com a floresta que tinha ali.

4 - Vulcão sob o gelo

Foram descobertos recentemente alguns vulcões sob o gelo da Antártida. Podemos afirmar que é a maior cordilheira do mundo, possuindo 91 vulcões. Ainda é um mistério quantos deles são ativos, pois estão escondidos sob o gelo e a espessura pode chegar até 2 km. Pesquisadores acreditam que possam existir mais escondidos no local.

5 - Cachoeira sangrenta

Essa foi uma descoberta chocante. O líquido vermelho, que sai da geleira branca, aterroriza qualquer pessoa que vê. Alguns cientistas disseram que podem ser as algas preservadas nas geleiras manchando o gelo. Durante muito tempo, a cachoeira sangrenta foi um mistério, mas foi resolvido. A água que escorre vem de um lago subglacial totalmente isolado há anos. Os micro-organismos que o habitam se adaptaram a falta de luz e oxigênio, e nesse processo de evolução começaram a receber energia vital, assim restaurando os sulfatos dissolvidos em água e suflitos.

6 - Dinossauros na Antártida

Os primeiros fósseis de dinossauros foram encontrados por cientistas na Antártida em 1986. Em 2006, eles conseguiram encontrar mais. Em 2016, mais de 1 tonelada de restos de dinossauros foram encontrados em uma ilha do continente. Todo o material coletado por lá possibilita a análise para concluir o motivo da extinção dos animais. Algumas amostras datam 71 milhões de anos.

7 - Mitos

O continente esconde ainda diversos mitos e teorias conspiratórias que se espalham pelo mundo. Entre as diversas falsificações, existem as possíveis descobertas que nunca foram comprovadas, como as pirâmides na Antártida, os crânios anormais congelados e até uma pista de pouso alienígena.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   ADME  
Imagens Sputnik News
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest