• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 seres mitológicos mais trapaceiros

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/10/18 às 15h25

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares composto por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração para geração, assim como a mitologia, que é o conjunto de mitos de determinado povo. E ambos são construídos com várias figuras diferentes, sejam elas boas ou não.

Claro que em meio a tantas coisas boas de um folclore, ou mito, também teriam as coisas ruins. Aquelas figuras que enganam as pessoas são conhecidas como malandras. Nos folclores ou na cultura popular moderna essas criaturas trapaceiras são astutas e fazem qualquer coisa para conseguir o que querem. Listamos aqui os seres míticos trapaceiros.

1 - Anansi, a aranha

Essa criatura é do folclore da África Ocidental e é comum entre o povo ahsanti de Gana. As histórias sobre ela variam mas o mais comum em todos do tipo é a habilidade de mudança de forma. O Anansi é um malandro que usa sua sagacidade para conseguir o que quer dos animais maiores que ele. E ele faz isso usando os próprios desejos contra eles.

2 - Apate

Essa deusa da mitologia grega é tida como o espírito da fraude. Ela não andava sozinha, mas com sua companhia Dolores, o espírito da trapaça. As duas tinham um inimigo em comum que era Aleteia, o espírito da verdade. Por mais que ela fosse uma deusa ela era uma trapaceira nata.

3 - Daucina

Ele era uma divindade conhecida por suas proezas em seduzir mulheres. Conta-se que as vítimas dele sofriam problemas de saúde se continuassem a dormir com ele. Para identificá-lo, as mulheres tinham que ver seu pênis anormalmente fino. Ele também era o deus do mar de Fiji, que era invocado quando clãs iam atacar aldeias vizinhas.

4 - Hermes

O mensageiro dos deuses era conhecido por ser um ladrão e um dos maiores trapaceiros da mitologia. Ele era o mais rápido porque sua tarefa era entregar mensagens, mas como ele estava sempre em desacordo com os deuses, ele tinha o hábito de enganá-los. A maior travessura feito por ele, foi roubar o rebanho de gado de Apolo.

5 - Tengu

Esses seres são de antigas religiões japonesas e são descritos como goblins da floresta. Ele conseguem mudar de forma, sendo tanto humanos, quanto animais, e podem se teletransportar. Os alvos deles são pessoas egoístas e sacerdotes budistas que haviam esquecido sua devoção.

6 - Kutkh

Esse deus da Rússia Oriental tem forma de corvo e é saudado por trazer a luz para humanidade e ensiná-los a falar, mas ele fez isso porque achava engraçado ver os humanos falando do mesmo jeito que os deuses. Para ele era como ensinar um papagaio a falar e ele desprezava os outros deuses.

7 - Maui

Ele é um deus de origem havaiana e seus gestos maliciosos começaram desde cedo, quando ele pegava as linhas de pescas de seus irmãos mais velhos. Isso levou sua mãe a mandá-lo viver com seu pai, o Rei do Submundo. Seu pai lhe deu um anzol mágico e seu orgulho o fez tentar brincadeiras grandes como pegar o sol e movê-lo lentamente. E esse seu orgulho foi sua ruína.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+