• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 seres vivos que congelaram e mesmo assim sobreviveram

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      16/04/19 às 15h41

Se tivesse que escolher a sua morte, o que você preferiria: morrer congelado ou morrer queimado? As duas são formas horríveis de morrer. Enquanto o congelamento tende a ser mais demorado, condenando as vítimas a uma morte lenta e trêmula, o fogo consome mais rapidamente, mas não menos dolorosamente. No entanto, a hipotermia é mais resistente do que a imolação por fogo. Existem casos de pessoas e animais que congelaram e incrivelmente sobreviveram.

Ao longo dos anos, foram vários os casos de pessoas e animais que congelaram a ponto de a morte parecer um fato, mas que foram descongelados e de alguma forma, sobreviveram. A grande maioria conseguiu superar o evento sem ferimentos permanentes, mesmo que alguns tenham sofrido amputações. Confira a história de algumas pessoas e animais que congelaram e ainda assim sobreviveram.

1 - Jean Hilliard

Em 1980, Jean Hilliard estava viajando sozinha por uma estrada em Minnesota quando seu carro entrou em uma vala. Aquela foi uma noite muito fria com temperaturas abaixo de zero. Ela então abandonou o veículo e foi procurar por ajuda nas casas da região. Ela encontrou uma casa a 3 quilômetros do lugar onde havia deixado o carro. Ela acabou desmaiando de frio antes de chegar até a porta. Quando Wally Nelson, proprietário da casa, encontrou o corpo da mulher congelado, ele achou que Jean estava morta. Ele disse que o seu corpo estava "tão duro quanto um picolé".

Ele só percebeu que a mulher estava viva quando a ouviu gemer. Então ele a levou rapidamente ao hospital. O Dr. George Sather foi quem a atendeu, e observou que até os globos oculares de Jean estavam congelados. Ele não conseguiu determinar a temperatura dela porque estava muito baixa para o termômetro. Os médicos então envolveram o seu corpo em uma almofada elétrica de aquecimento e a conectou ao oxigênio. Felizmente a mulher conseguiu se recuperar completamente.

2 - Justin Smith

Em 2015, Don Smith encontrou o corpo de seu filho, Justin Smith, de 26 anos, congelado em seu quintal. O rapaz estava voltando para casa depois de sair com uns amigos para beber. Ele acabou desmaiando no quintal de madrugada e permaneceu ali até 7:30 da manhã seguinte, quando seu pai o encontrou congelado. Ele permaneceu na neve a noite toda em uma temperatura de -20° C.

Quando a polícia e os paramédicos chegaram até o local, eles achavam que Justin estava morto. Inclusive um médico legista foi até o local para investigar a causa da morte. Mas quando os médicos fizeram uma reanimação cardiorrespiratória antes de levá-lo ao hospital, o rapaz deu sinal de vida. Justin acordou após 15 dias em coma. Ele sobreviveu ao congelamento, mas o seu caso foi tão extremo que ele teve alguns dedos amputados devido ao incidente.

3 - Ewa Wisnerka

Em 2007, a parapente Ewa Wisnerka, com 35 anos na época, ficou congelada no ar quanto estava voando sobre Manila, em Nova Gales, no Sul da Austrália. Ewa foi atingida por uma forte tempestade com pedras de granizo do tamanho de laranjas. A mulher desmaiou no ar quando as temperaturas despencaram para menos de 50 graus Celsius. Ela aterrissou a cerca de 64 quilômetros de distância do seu ponto de decolagem. A mulher estava completamente coberta de gelo quando chegou ao chão. Ela então foi levada ao hospital e conseguiu sobreviver, felizmente, ela não teve nenhum ferimento permanente.

4 - Gato congelado

No começo desse ano, o gatinho Fluffy quase congelou até a morte. Durante a forte onda de frio que chegou aos Estados Unidos, o gato foi encontrado pelo seu dono congelado e coberto de gelo no quintal de casa. O animal foi levado para uma clínica veterinária. Os veterinários não conseguiram nem medir a sua temperatura, de tão baixa para os termômetros. Eles então o aqueceram com toalhas quentes e, felizmente, o gatinho conseguiu sobreviver.

5 - Beck Weathers

Em maio de 1996, Beck Weathers quase morreu congelado durante uma tentativa fracassada de escalar o Monte Evereste. Enquanto escalava o monte, ele acabou perdendo sua luva direita e sua mão congelou-se imediatamente. Com uma mão congelada e os fortes ventos, uma tempestade de neve acabou o derrubando. Quando Beck foi encontrado por outros escaladores na manhã seguinte, o seu braço e rosto estavam completamente cobertos de gelo. Ele estava em coma hipotérmico, que geralmente é o último estágio de uma pessoa congelada antes de morrer. Até Beck, nenhum outro humano jamais havia se recuperado de um coma hipotérmico. O homem acordou do coma algum tempo depois. Ele teve partes do rosto, do pé e dos braços amputadas devido ao congelamento.

6 - Anna Bagenholm

Em 1999, Anna Bagenholm estava esquiando com outros dois amigos nas Montanhas Kjolen, na Noruega, quando caiu em um rio congelado. Seus amigos até tentaram a retirar do rio, mas a água estava congelada e ela estava presa entre algumas pedras. Ela ficou presa na água congelada por mais de 40 minutos até que a ajuda chegasse.

Anna estava congelada quando foi resgatada, ela não estava respirando e seu coração não estava batendo. Sua temperatura era de -13,7°C. Ela acordou do coma 12 dias depois do acidente. Ela teve sérios danos aos nervos, o que a deixou de cama por um ano, mas acabou se recuperando quase completamente.

7 - Stella Berndtsson

O recorde de temperatura mais baixa já registrada em um ser humano pertencia a Anna Bagenholm, até que Stella Berndtsson congelou em 2010. A menina de sete anos de idade foi encontrada congelada no mar da costa oeste da Suécia, com -13° C. A menina havia saído de casa sem que os seus pais percebessem, e foi encontrada horas depois por uma equipe de resgate. Um helicóptero a viu na água e a levou para o hospital. Lá os médicos a aqueceram e horas depois, seu coração voltou a bater. A menina voltou a conversar duas semanas depois de ser resgatada e conseguiu se recuperar totalmente.

E você, o que achou dessas histórias? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+