• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 símbolos do Halloween e o significado por trás deles

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      29/10/19 às 14h35

O Halloween está chegando. Mas, afinal, você sabe a origem dessa magnífica celebração? Em suma, o Halloween é celebrado todo ano, no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. A celebração é realizada em grande parte dos países ocidentais. No entanto, tornou-se bem mais representativa nos Estados Unidos.

Nesse ínterim, vale ressaltar que a história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Basicamente, tudo surgiu com a civilização celta. Os celtas acreditavam que, no último dia do verão, marcado pelo dia 31 de outubro, os espíritos deixavam os cemitérios para possuir os vivos. Analogamente, para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores, como por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas e outros

Na Europa, durante a Idade Média, o Halloween foi condenado por ser uma festa pagã. Foi exatamente neste momento, que a celebração passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam a data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Quer saber o que bruxas, fantasmas, duendes e afins têm a ver com toda essa história? Leia mais para descobrir.

1 - Milho, maçãs e abóbora

Em suma, tais elementos são pura analogias. Vamos lá… A princípio, nos Estados Unidos, a tradição unificava brincadeiras comuns oriundas do universo agrícola do Reino Unido, com rituais de colheita americanos. As maçãs, por exemplo, eram usadas pelo britânicos para prever o futuro. Por esse motivo, surgiu a famosa cidra, que é servida junto com rosquinhas, ou "doughnuts", em inglês. Com o passar do tempo, o milho, elemento importante da agricultura americana, também entrou com tudo na simbologia característica do Halloween americano. Foi no início do século 20, que os espantalhos, típicos de colheitas de milho, passaram a ser utilizados como elemento decorativo do Dia das Bruxas. Nesse ínterim, o mesmo aconteceu com a abóbora, que também passou a ser uma espécie de sinônimo de Halloween. Em contrapartida, no Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo.

2 - Cores: laranja e preto

As cores mais usadas, quando se celebra o Halloween, também possuem significados. Além disso, dizem que tais significados realmente fazem a diferença na noite dos santos. Por quê? Em suma, acredita-se que o laranja, cor que traz vitalidade, energia e força, aproximava os espíritos. Já o preto representa a força dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Ah, o preto também simboliza o mal. É a cor da noite e da adversidade. Além disso, também é uma referência ao mistério.

3 - Aranhas

Sim, como todos sabemos, todo Halloween que se preza é ilustrado por muitas, mas muitas aranhas. Por quê? Basicamente, para muitos, a aranha é a tecelã dos destinos. Dentre as suas principais simbologias, podemos citar o perigo, a diligência e a sabedoria. Outras simbologias que são associadas às aranhas é a de sabedoria e de diligência. Apesar disso, também é indicativa de um perigo.

4 - Morcegos

Assim como as aranhas, o morcego e o vampiro, conjuntamente, também são elementos que fazem parte da celebração. Em suma, é um dos seus principais símbolos. Nesse ínterim, a estes é atribuído um aspecto igualmente assombrador. Associa-se com tudo o que for relativo ao obscuro, em especial as trevas.

5 - Gato preto

O gato preto, além de ser um dos símbolos que remetem ao Halloween, está também bastante atrelado com a ideologia das bruxas. Basicamente, diz a lenda que as bruxas, durante a celebração, se transformam em gatos pretos. Além disso, para muitos, esses animais são os únicos capazes de incorporar espíritos de pessoas que já morreram.

6 - Esqueletos

O crânio, em particular, é um símbolo usado por muitas culturas diferentes, para representar a brevidade da mortalidade humana, o medo da morte ou o perigo que pode resultar na morte. Os druidas e os celtas acreditavam que o crânio era o "assento psíquico" da alma humana. Em suma, crânios e esqueletos estão associados ao Halloween, porque representam o fim da parte física da vida. Afinal, a noite é de todos os santos e não daqueles que estão vivos…

7 - Velas

A vela simboliza a luz da alma, da vida. Era usada desde as origens da celebração do Halloween, para iluminar o caminho dos espíritos dos mortos, que vinham visitar os seus familiares.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+