• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 sinais de abuso emocional em relacionamentos

POR Mateus Graff    EM Experiências      28/02/18 às 11h21

Muito vem se falando do relacionamento abusivo ou abuso emocional. Bom, antes de mais nada queremos deixar claro que o abuso emocional acontece tanto pela parte dos homens quanto pela parte das mulheres. Tudo bem que acontece mais de um lado, mas não é isso que viemos discutir hoje. Bom, você sabe como identificar um relacionamento abusivo?

Pelo fato de muita gente viver em um relacionamento desses e não ter ideia do que está acontecendo, resolvemos escrever essa matéria. Trouxemos os principais sinais que indicam claramente que uma pessoa está sofrendo abusos emocionais, confiram:

1 - Controlador

As pessoas abusivas geralmente precisa estar no controle de tudo, principalmente do relacionamento. Caso uma pessoa de ordens ou mesmo tome decisões por você, saiba que você está em um relacionamento abusivo. Agressores emocionais costumam esperar que a pessoa faça tudo que ele ou ela diz sem nem ao menos perguntar.

2 - Fazer sentir mal com você mesmo

O agressor emocional sempre faz as pessoas se sentirem mal com elas mesmas. Comentários que fazem os outros sentirem que ninguém os ama ou que simplesmente se você não tiver com ele(a), ninguém mais vai te querer. As consequências?

A vítima se sente culpada o tempo todo e tem medo de que que o parceiro fique com raiva do que a vítima faz, mesmo que não faça nada demais. O abusador faz o indivíduo se sentir culpado pelas coisas que ele faz. Caso você fale com outra pessoa ele vai ficar irritado, e a culpa é sua por 'flertar' com alguém.

3 - Informar onde você está o tempo todo

A boa comunicação é importante em qualquer relacionamento, mas é preciso ter uma comunicação saudável. Precisamos deixar claro que não há nada demais em estar ciente de onde o parceiro está, mas as vezes isso passa dos limites.

Os abusadores, como citamos no item 1, gostam de estar no controle. Eles fazem coisas como pedir uma foto do lugar que você está ou mesmo ordenar que você vá para casa quando ele quiser, por exemplo. Na verdade ele não está preocupado com você, ele apenas quer ter o controle das coisas.

4 - 'Voltar a ser como antes'

Quando o agressor passa dos limites e você começar a ter reações, o que ele faz? Volta a ser romântico, simpático e gentil. Ele volta a ser um doce de pessoas, bem como era no começo do relacionamento. Porém, meus amigos, depois de iludir a pessoa mais uma vez, as agressões emocionais voltam a acontecer assim como aconteciam antes.

5 - Abaixar sua auto-estima

Aquela fase de fazer milhares de elogios, de te 'empoderar' e 'endeusar' acaba. Nessa hora, os agressores gostam de apontar suas falhas a minimizar as conquistas. As vítimas se sentem mal, tristes e consequentemente ficam com a auto-estima baixa. Isso acontece com você?

6 - Controla suas finanças

Já viram quantos itens dessa matéria falam sobre 'controlar'? Com as finanças não é diferente. O abuso financeiro também acontece. Os agressores tentam controlar a vida financeira da vítima, dizendo com o que ela vai gastar e quanto vai gastar. Em casos mais mais extremos eles assumem 100% o controle financeiro da vítima.

7 - informações são distorcidas

Já ouviram falar em gaslighting? Gaslighting ou gas-lighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas simplesmente inventadas para favorecer o abusador. O abusador diz que você está ficando louca quando lembra de coisas que seu parceiro fez ou disse. O agressor nega com tanta convicção que você acaba duvidando de si mesmo e da sua sanidade.

E aí, caro leitor, você notou algum desses sinais no seu relacionamento? Comenta aqui embaixo pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+