• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 sinais de que você precisa procurar um psicólogo

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      30/04/19 às 17h03

Todos nós passamos por momentos difíceis que exigem o que às vezes esquecemos de nos oferecer: tempo. Períodos de estresse, tristeza e conflitos internos são corriqueiros, mas podem significar mais do que aparentam ser. Não estamos acostumados a nos respeitar, já que tudo a nossa volta envolve pressão, resolução imediata de problemas e demandas que não param de surgir. Por isso, fica complicado pensarmos em nós mesmos, no sentido de buscar o auto conhecimento. Aqueles que têm a consciência de que precisam de ajuda não são a maioria, de acordo com um estudo recente. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 46-65% de pessoas com quadro moderado a grave procuram ajuda psicológica. A Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental é enfática em dizer que as pessoas não sabem quando precisam de apoio profissional. Pensando em tudo isso, preparamos uma lista especial sobre 7 sinais de que você precisa procurar um psicólogo.

Não tenha vergonha em pedir ajuda. Para falar a verdade, é mais vergonhoso viver em auto negação, mesmo sabendo que você não está bem. Lembre-se de que a única pessoa capaz de te conhecer de verdade é você mesmo. Embora identificar e gerenciar doenças mentais diagnosticáveis ??seja uma prioridade na comunidade psiquiátrica, a ajuda psicológica para aqueles que não têm uma condição específica pode ser tão importante quanto. Já é um primeiro (e importante) passo.

1- Tudo o que você sente é intenso demais e depois esmorece

Quando um desafio repentinamente aparece, você assume que o pior cenário ocorrerá? Essa intensa forma de sofrimento, na qual toda preocupação é super dimensionada, pode ser realmente mortificante. É claro que todos nós ficamos bravos, tristes ou estressados vez ou outra, mas com que frequência isso acontece com você? Isso prejudica a sua capacidade de lidar com as questões do seu dia a dia? Faça estas perguntas para você mesmo e analise com cuidado as suas respostas.

2- Você se sente preso por grades "invisíveis"

Sentir que você está constantemente fazendo a mesma coisa com o mesmo resultado negativo não é nem de longe um bom sinal. Se você sente que está "preso" em um lugar em que não quer estar, a ajuda profissional pode ser necessária. Isso pode se referir a um relacionamento abusivo, infelicidade no trabalho e/ou problemas para se conectar com as pessoas.

3- Você passou por algum trauma (recente ou não) e não consegue seguir adiante

A dor de uma morte na família, um rompimento ou perda de emprego pode ser suficiente para exigir um pouco de terapia. Se você perceber que não está envolvido em sua vida ou nos que estão ao seu redor, talvez queira falar com alguém para desvendar o que te afeta. Por outro lado, algumas pessoas respondem à perda com uma reação mais maníaca - hiperatividade com amigos ou incapacidade de dormir. Estes também são sinais dignos de nota. Perceba-se e permita-se perceber.

4- Sistema imunológico enfraquecido e vontade constante de permanecer na cama

Corpo e mente estão estritamente relacionados, de acordo com a psicóloga Mary Alvord. Os problemas psicológicos podem trazer consequências na maneira em que o nosso corpo funciona. Pesquisas confirmam que o estresse pode se manifestar sob a forma de uma ampla gama de doenças físicas. Alguns exemplos: sensação de fraqueza, desconforto gástrico, dores de cabeça, resfriados frequentes, ou até um desejo sexual reduzido. Este é um dos sinais de que você precisa procurar um psicólogo.

5- Desconexão com o que você mais ama fazer

Se os encontros com amigos e reuniões de família perderam a magia que sempre tiveram, isso pode ser um sinal de que algo está errado. A infelicidade "generalizada" é a maneira de manifestarmos o socorro de dentro para fora. Às vezes, o pedido de ajuda não vem com um simples e direto "socorro!". A desilusão e perda de propósitos evidenciam a falta de clareza sobre o que estamos fazendo com a nossa vida. Vivenciar sessões de terapia pode lhe proporcionar o senso de direção novamente. Este é um dos sinais de que você precisa procurar um psicólogo.

6- Ruído de comunicação

Tem dificuldade em comunicar como você realmente se sente? É regular sentir-se desconectado ou mal compreendido pelas pessoas que você ama? Está na hora de encarar a situação de frente e ter a coragem de dizer: eu preciso mudar a direção da minha vida em um sentido que seja mais honesto comigo mesmo. Às vezes, só o que precisamos é nos escutar melhor. A partir daí, a comunicação ao menos tem um ponto de partida. Os psicoterapeutas, nesse sentido, lhe ajudarão a perceber o que realmente importa e o que tanto te faz sentir-se desconectado.

7- Presença de gatilhos regulares

Você tem algum gatilho inevitável? Existe alguma coisa que sempre faz você se sentir ansioso, estressado, nervoso, assustado ou deprimido? Se assim for, você pode querer considerar a terapia. Este pode ser um sinal de que existem assuntos inacabados lhe atormentando.

Terapia não é para "louco" ou qualquer esteriótipo do gênero. Pelo contrário: é para as pessoas minimamente conscientes de que é necessário ter coragem para enfrentar conflitos internos. Os psicólogos, dessa forma, podem servir como a ponte para o seu equilíbrio interior. É necessário perceber os sinais de que você precisa procurar um psicólogo.

Fraqueza ou loucura é fingir estar bem em um mundo que te deixa constantemente vulnerável e adoecido. Tenha coragem de se ajudar e perceber os sinais nas pessoas à sua volta, para que você as ajude também. Só assim é que nos tornamos verdadeiramente sãos.

Pense nisso.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+