icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 sinais de que você sofre de fobia social e não sabia

POR Isabela Ferreira    EM Entretenimento      25/01/18 às 18h15
capa do post 7 sinais de que você sofre de fobia social e não sabia

A fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, trata-se de um distúrbio no qual o indivíduo sente um medo irracional de se relacionar com pessoas desconhecidas. É algo intenso e que persiste, impedindo que a pessoa se livre de tal sentimento. Quando é exposta a situações onde tem que entrar em contato com grande público, a ansiedade é elevada.

Embora a ansiedade seja algo natural do ser humano, nos avisando sobre ameaças ou futuros perigos, na fobia social é algo completamente fora do normal. Qualquer ocasião simples se torna extremamente tensa. O pior é que em certos casos, a pessoa nem mesmo sabe que sofre do distúrbio. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 sinais de que você sofre de fobia social e não sabia. Dá uma olhada!

1 - Medo de ser julgado

Pessoas que sofrem de fobia social tem certos medos que por vezes, costumam nem perceber. O simples fato de estar em meio a muita gente pode ser algo completamente desconfortável para ela. Como se não bastasse, prefere sempre se manter em sua zona de conforto, evitando contatos que deixem margem para um possível julgamento de terceiros. A simples ideia de que alguém pode pensar algo ruim a seu respeito já desperta um sentimento estranho.

2 - Elevada ansiedade

O simples fato de ter que sair de casa e entrar em contato com pessoas desconhecidas, já te faz tremer. Sempre busca por uma forma de evitar situações do tipo. Só de imaginar o que poderá acontecer, seu coração começa a palpitar mais forte e até mesmo a pressão sanguínea pode ser elevada. Se você sente sintomas parecidos, cuidado... Com o passar do tempo você pode acabar sofrendo de complicações cardiovasculares.

3 - Você faz scripts para iniciar um contato social

Ter que iniciar uma nova relação já é algo difícil, mas quando você não tem escolha pensa em algumas alternativas para fazer isso. Começa a fazer certos scripts mentais, planejando o que poderá dizer quando surgir alguma conversa. Essa é uma tentativa de minimizar alguma possível resposta idiota que poderia dar. Planeja até as respostas mais simples como "sim" ou "não". Por exemplo: "se me perguntarem tal coisa, tenho que dizer sim". Essa é uma forma encontrada para se tornar mais confiante em um primeiro contato.

4 - Muito medo de falar em público

O medo de falar em público é algo normal e qualquer pessoa pode ter. É algo que pode ser trabalhado com inúmeras técnicas, mas no caso daqueles que tem fobia social, as coisas são bem mais complicadas. Eles simplesmente travam quando surge qualquer possibilidade de que isso ocorra. Começam a tremer, não conseguem falar direito e no pior dos casos, podem sofrer desmaios. A tensão é muito grande e os impossibilita de seguir em frente. É uma reação consequente do medo de julgamento e da alta ansiedade.

5 - Sempre acha que vai errar

Se você sofre de fobia social é provável que não tenha auto confiança. Tem a mania de achar que não será capaz de executar determinada atividade da maneira correta e que sempre vai cometer algum erro. Fica muito ansioso e isso apenas o prejudica. De acordo com psicólogo Thomas Richards: "a ansiedade e o medo de serem julgados e avaliados negativamente por outras pessoas, leva a sentimentos de inadequação, embaraço, humilhação e depressão".

6 - Nunca faz nada que fuja da rotina

Pessoas com fobia social costumam fazer apenas aquilo no qual já estão acostumados. É como se já agissem de forma mecânica, evitando que a situação fuja de controle. Quando surge a oportunidade de fazer algo diferente, logo procuram por uma desculpa que os livre daquela situação. Ficar em casa sempre será o melhor programa do fim de semana.

7 - Evita contato visual

Participar de reuniões no trabalho, por exemplo, pode ser algo completamente desconfortável. Você fica ali, sempre quieto e nunca expõe sua opinião afinal... Se fizer isso, as pessoas vão começar a olhar pra você e julgar aquilo que está dizendo. Por outro lado, quando não existe nenhuma forma de evitar tal situação, você apenas evita fazer contato visual. Olha para a mesa, para os papéis em sua mão, para o horizonte... Mas o contato direto com alguém é coisa que realmente costuma evitar.

E então pessoal, o que acharam? Apresentam comportamentos parecidos? Sofrem com outros sintomas que não foram mencionados em nossa lista? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest