• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 sinais que seu perfeccionismo pode ser doença

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      08/08/18 às 19h37

"Um defeito? Sou perfeccionista". Quem nunca jogou uma resposta dessa em uma entrevista de emprego para não falar a lista de defeitos que com certeza vem à nossa cabeça? Mas ser perfeccionista pode não ser um elogio indireto. Porque aquilo que os perfeccionistas fazem, nem sempre é feito perfeitamente, até porque ninguém consegue fazer algo sempre assim.

Várias pessoas com tendências perfeccionistas não se veem como tal porque não acham que o que fazem está bom o suficiente, ou melhor, perfeito. Então é bem difícil que uma pessoa se aponte como perfeccionista tendo uma certeza disso. Aqui estão alguns sinais para você ver em si mesmo ou em alguém que você conhece para ajudar a identificá-lo.

1 - Extremos

Ou é 8 ou 80, não existe um meio termo. Quando você está de dieta e coloca isso na cabeça não há santo que te faça sair dela. Bolachas de água e sal, copos de água são seus melhores companheiros, mas se a fome bate e você escorrega um pouco vai logo para uma bolacha pequena. Pronto, agora você já quebrou sua dieta mesmo então pode comer o pacote inteiro sem culpa.

2 - Procrastinação

Esse é um traço que para os perfeccionistas está mais ligado ao medo do fracasso. Esse adiar das obrigações muitas vezes se dá pelo medo de fazer algo ruim, pela falta de confiança. A ideia de entregar um trabalho meia boca já é desconfortável, inclusive, às vezes mais desconfortável do que não entregar nada.

3 - Finalização

Nesse aspecto a maioria das pessoas se relaciona. Seja com uma tarefa de escola, um projeto grande para o trabalho, uma apresentação para um cliente ou um tricô. Quando você está chegando perto de acabar a atividade, você pensa em outra coisa para melhorar aquilo que provavelmente já estava bom no começo, e essa sensação de que alguma coisa sempre pode ser melhor te limita e te dá uma maior dificuldade em terminar o projeto.

4 - Autoestima

Um traço do perfeccionismo é basear a sua autoestima no seu trabalho. É você achar que só é tão bom ou tão ruim quanto o trabalho que você entrega. Às vezes os perfeccionistas esquecem que têm valor como seres humanos, e que esse valor tem que ser sua prioridade independente da entrega de um trabalho maravilhoso.

5 - Delegar

Delegar funções também não é muito uma coisa que um perfeccionista curte fazer. Não é porque não saiba ou não tenha um espírito de liderança forte para fazê-lo. É que em seu ponto de vista ele acredita firmemente na frase 'se você quer uma coisa bem feita vai lá e faça você mesmo'. Mas toda essa responsabilidade pode não ser muito boa quanto caída em seus ombros.

6 - Rejeição

Aqueles que são perfeccionistas acreditam que têm mais dificuldades para fazer amigos, porque para isso eles têm que ser vulneráveis e estar expostos. Essa exposição para essas pessoas é horrível pois dá espaço para a rejeição, o que os perfeccionistas odeiam. Ironicamente são os amigos que te ajudam a superar rejeições.

7 - Erros

Para os perfeccionistas, chorar o leite derramado é mais que possível. Eles podem se martirizar por erros do passado por longos períodos de tempo. O interessante do perfeccionismo é que ele não é sobre todas as coisas que deram certo, é sobre a única coisa que deu errado.

Diagnóstico

O perfeccionismo em si não é uma doença mental e se você se identificou com alguns desses sintomas ou com todos, não quer dizer que você de fato seja. Contudo, alguns desses traços podem acarretar transtornos, especialmente se associados à doenças mentais, incluindo depressão e ansiedade, onde sentimentos de culpa e vergonha aparecem. Um conselho útil mas frustante é: deixe ir.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+