icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 sinais que você não usa todo o potencial que seu cérebro tem

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      18/07/17 às 16h43
capa do post 7 sinais que você não usa todo o potencial que seu cérebro tem

Você já sentiu como se não tivesse controle da própria vida? Nesses momentos, você precisa tomar as rédeas e forçar seu cérebro a fazer o que você quer. Se você considerar que o cérebro é como um computador, se ele não está fazendo o que você quer, basta mudar o funcionamento dos programas.

Dizem que nós usamos apenas 10% do nosso cérebro, o que não é verdade. Porém, ainda assim, nem sempre utilizamos todo o potencial dele. Ao forçar certos pensamentos e comportamentos você pode manipular a rede de neurônicos e fortalecer músculos e conexões que fazem parte dos processos de ação e pensamento.

Baseado em tudo o que conhecemos, o cérebro humano é o objeto mais complexo do universo, mas é também é um que pode ser enganado com muita facilidade. Aqui estão alguns truques que vão mudar sua percepção sobre algumas coisas e aumentar o potencial do seu cérebro.

1 - Redução de dor

Da próxima vez que sofrer um pequeno ferimento, como um corte com papel, aposte nesse truque. Tudo o que você precisa é de um binóculo. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, cientistas descobriram que pessoas que olham para ferimentos do lado contrário do binóculo sentem menos dor, já que ela parece menor. Em alguns casos, não só a dor foi menor, como o ferimento apresentou menos inchaço a partir do processo. Isso mostra como podemos enganar o cérebro para controlar sensações. Se você não tem binóculos, pode tentar evitar olhar para o ferimento, o que também ajuda a lidar com certas dores.

2 - Aumento de produtividade

Você pode ser muito mais produtivo se experimentar uma nova técnica: o descanso. Por mais que pareça contraditório, ao descansar o cérebro de atividades de estudo e aprendizado, você cria momentos de consolidação de memória que aumentam o potencial do cérebro de armazenamento de informações. O indicado é que você tire pequenos intervalos depois de trabalhar no máximo 1h ou 1h30. Mesmo que você esteja aprendendo uma atividade prática, como tocar um instrumento musical, deixe de treinar depois de um tempo para fortalecer o cérebro.

3 - Hábitos e rituais

Se a procrastinação é um desafio para você, um jeito de fazer o cérebro perceber que deve agir é criar rituais. Por exemplo se você quer se forçar a fazer mais exercícios físicos, comece a colocar roupas de academia no horário planejado, sem pensar muito sobre. Com o tempo, você vai relacionar tanto o hábito de se arrumar com o da prática de exercícios, que o seu cérebro já vai fazer a conexão automaticamente. O segredo é criar rituais que envolvem ações físicas, para que o cérebro perceba a atividade com facilidade.

4 - Mudança de humor

Aqui está um simples truque para fazer seu cérebro te ajudar a ter um humor melhor: escute músicas felizes. Se possível, se levante e dance. Dentro de apenas um ou dois minutos você já vai estar sentindo os efeitos da positividade. Pode ser difícil dar o primeiro passo para isso, mas ao ser contagiado pela atividade física e pela batida da música, o cérebro consegue liberar sensações de positividade e tirar o peso dos sentimentos ruins.

5 - Música chiclete

Finalmente um truque que vai fazer você tirar todas aquelas músicas chatas de sua cabeça. Ao invés de ficar repetindo as mesmas partes da música presa num loop cerebral, se concentre em buscar o fim da música para fazê-la ir embora. Isso é explicado a partir de um fenômeno chamado de efeito Zeigarnik, que indica problemas da mente com coisas não terminadas. Colocando um fim na canção, você libera seu cérebro para pensar em outras coisas.

6 - Alucinações sem drogas

Se você quer experimentar viagens do cérebro sem utilizar substâncias ilegais, existe uma forma criativa. Com base em pesquisas do psicólogo Wolfgang Metzger, na década de 1930, foi possível descobrir que qualquer pessoa pode experimentar situações de alucinação com a criação do ambiente ideal. A pesquisa sugere que você utilize uma bola de ping-pong cortada ao meio para cobrir os olhos. Faça isso depois de iluminar o ambiente com uma luz vermelha e colocar um fone de ouvido tocando apenas o som de estática do rádio, sem sintonizar nenhuma estação. Relaxe e em pouco tempo você ira viajar como nunca.

7 - Mudança de perspectiva

Sabe aqueles dias em que parece que uma coisa simples foi capaz de arruinar todo o seu dia? Isso acontece porque o seu cérebro está tentando te enganar. Nossas mentes gostam de focar nos pontos negativos como forma de proteção, para que a gente não repita a mesma situação. Porém, isso pode te convencer a ver tudo de uma forma terrível e arruinar experiências. Diariamente, condicione seu cérebro para focar nas coisas positivas do dia, nem que você precise anotar e focar em coisas simples, como um almoço gostoso, uma piada que ouviu ou um programa de TV. Com o tempo, você irá liberar o potencial do cérebro de enxergar tudo sob outras perspectivas.

Já imaginou que poderia controlar o cérebro e o comportamento a partir de simples truques e mudanças de hábito? Dessa forma, talvez você comece a usar muito mais do potencial que ele tem escondido.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest