• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 síndromes super raras que você pode sofrer a qualquer momento

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      03/08/16 às 15h58

Existem algumas doenças muito particulares, que tem incidência muito baixa na população mundial. O que não quer dizer que elas não existam, muito menos que você está livre de, por ventura, algum dia contraí-las. Pelo menos é o que as estatísticas mostram.

Mas, não se preocupe, geralmente essas síndromes super raras vem acompanhadas de contextos familiares específicos e históricos médicos, o que diminuem ainda mais sua probabilidade de sofrer qualquer uma dessas doenças. Ainda assim, acreditamos ser importante falar um pouco sobre elas.

Por isso, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos, selecionamos uma listinha com 7 síndromes super raras que você pode sofrer a qualquer momento. É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. Confira:

1 - Síndrome de negligência espacial unilateral

01

É a incapacidade de reconhecer ou atender um estímulo externo do lado esquerdo, aqueles que sofram dessa doença não podem realizar atividades cotidianas, como se vestir, comer, ler ou escrever. Geralmente é causada por uma lesão no cérebro e aparece no lado oposto à lesão. Também é, geralmente, acompanhada por anosognosia, ou seja, a incapacidade de reconhecer a própria doença. Os pacientes só conseguem ver metade das coisas: comer o que está do lado esquerdo do prato, escrever ou ler o lado esquerdo da página, pode ser frustrante.

2 - Síndrome de Koro

02

Essa é uma síndrome que ataca apenas os homens que pertencem ao Sudeste Asiático. Quem sofre dessa doença acredita que seu pênis está encolhendo gradualmente até que desapareça. Obviamente, se trata de um distúrbio psicológico que, felizmente, tende a durar pouco tempo e, normalmente, tem uma resposta favorável às explicações racionais. Embora apareça especialmente na China, casos isolados dessa síndrome tem sido relatados em outras partes do mundo e em pessoas de todas as etnias. Também, tem acontecido episódios de histeria coletiva de Koro em nações africanas.

3 - Síndrome do odor de peixe

03

Das síndromes super raras, essa é a mais fedida! Se trata de um distúrbio metabólico, no qual, uma enzima perde sua capacidade de degradar a trimetilamina. Sendo esse o motivo da doença, também, se chamar Trimetilaminúria. Essa deficiência da enzima faz com que você exale um odor de peixe (morto) através do suor, urina e respiração, prejudicando seriamente sua qualidade de vida, porque as pessoas tendem a rejeitar o mau cheiro, especialmente na infância.

É uma doença extremamente rara, cujo diagnóstico é bastante limitado. Tudo indica que a maioria dos casos são hereditários. Algumas das estratégias recomendadas é evitar certos tipos de alimentos, principalmente os ricos em "trimetilamina", como ovos, alguns tipos de carnes, legumes, além de comer (diariamente) carvão ativado e/ou clorofilina de cobre, o que pode ajudar significativamente no melhoramento do odor corporal.

4 - Síndrome da língua geográfica

04

Com esta síndrome, sua língua fica parecendo um mapa. Por causa das manchas irregulares em sua superfície. O problema é que a causa ainda não foi descoberta. Especialistas apontam uma possível deficiência de vitamina B. Mas, também podem acontecer pela ingestão de alimentos muito quentes ou consumo excessivo de álcool. Mesmo que não seja necessário nenhum tratamento, e ser inofensiva, essa síndrome pode incomodar bastante.

5 - Síndrome de Moebius

05

É uma doença neurológica congênita, verdadeiramente rara. A pessoa que sofre dessa doença possui paralisia facial completa, sem poder fechar os olhos, sorrir ou formar qualquer mínima expressão facial. Isso acontece por causa de um problema com o desenvolvimento de dois importantes nervos cranianos, o 6º e o 7º, que podem até mesmo afetar outras partes do sistema nervoso, que tem a ver com o controle de outras ações e funções. Você pode sofrer de estrabismo e pouco movimento ocular e problemas odontológicos sérios, já que a higiene oral é difícil e a boca fica (sempre) entreaberta.

6 - Anemia falciforme

06

Talvez você já tenha ouvido falar alguma vez. É uma doença genética, na qual as hemácias (glóbulos vermelhos) são anômalas, sendo no formato de "meia-lua" ou "foice". Também não são existem células suficientes no sangue para transportar oxigênio para todo o organismo. Além do que, pessoas com essa doença, sofrem a perda dessas células doze vezes mais rápido do que as que não sofrem desse transtorno. Ao que tudo indica, as pessoas mais aptas a sofrerem essa mutação genética são aqueles que possuem histórico familiar de pessoas que viviam em regiões nas quais a malária era comum.

7 - Maldição de Ondine

07

Ou "hipoventilação alveolar primária" é uma doença na qual a pessoal precisa (conscientemente) se lembrar de respirar. Ao dormir, precisam ser ligados a respiradores artificiais.

Quando conseguem sobreviver até a idade adulta, normalmente o uso de máscaras para o tratamento de apnéia do sono tendem a funcionar de maneira a proporcional uma vida relativamente normal à pessoa. Os médicos acreditam que a causa dessa doença seja genética, porém, ela já apareceu em adultos após um grande trauma ou cirurgia.

O interessante dessa doença é um mito da mitologia francesa ou alemã, na qual, Ondine era uma ninfa que havia se apaixonado por um mortal e com ele se relacionara. Jurando que cada uma das respirações do mortal seriam uma prova de seu amor por ela. Segundo as histórias, depois que ele a traiu, Ondine (ou seu pai, em algumas versões) o amaldiçoou para que, na próxima vez que dormisse, parasse de respirar.

Então pessoal, vocês já conheciam essas doenças? Conhecem outras síndromes raras que poderiam entrar nessa lista? Conhecem alguém que sofre de alguma delas? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+