• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 situações que só quem tem TOC com alguma coisa vai entender

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      27/02/17 às 20h04

Ser uma pessoa maníaca por organização não é nada fácil. Elas lutam sempre para as coisas estarem organizadas, limpas e ajeitadinhas em seus lugares. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você algumas imagens que vão enlouquecer quem é maníaco por organização.

De acordo com o programa Bem Estar, " O TOC(transtorno obsessivo compulsivo) é uma das doenças psiquiátricas mais comuns que existem e se caracteriza por pensamentos ou comportamentos que o indivíduo percebe que são exagerados e fora da realidade, mas que não consegue evitar.

O TOC pode aparecer como pensamento (obsessão), ritual (compulsão) ou os dois associados. Após o ritual, vem o alívio e por isso há sempre a repetição daquele comportamento, porque traz felicidade e alívio. Mas, internamente, ela sabe que é algo exagerado e sem necessidade, por isso tem o sofrimento depois.

Ainda não há uma explicação definitiva sobre o surgimento do TOC. Sabe-se que os fatores genético e ambiental influenciam bastante. A pessoa pode desenvolver em qualquer idade, porém, é mais comum que apareça na infância, a partir de 4 ou 5 anos."

Obsessivo ou compulsivo, muita gente é atingida pelo fenômeno do TOC. Confira algumas situações que só quem passa por isso vai entender:

1 - As coisas na sua casa são sempre organizadas em determinada ordem e do seu jeito

Nada pode sair fora do seu esquema de organização e planejamento. Cada coisa, cada móvel, roupa no armário etc tem que estar em seu devido lugar, em sua devida ordem colocada e do jeitinho que você gosta. Se isso sair fora do seu planejado, então não adianta.

2 - Você tem aquela mania de limpeza frequente

Lavar as mãos mais de 3 vezes por dia, não encostar em pessoas ou objetos por medo de se contaminar, evitar tocar em coisas de uso público, a sua mania de limpeza sempre te consome.

3 - Ordem e simetria são coisas que você preza bastante em qualquer lugar que seja

Você só pensa nisso grande parte do seu tempo do dia e as valoriza bastante. Para você, felicidade e prazer andam junto quando as coisas estão em ordem e perfeita simetria. Não há nada mais maravilhoso que isso.

4 - Rituais são outra coisa que você segue à risca e fielmente

Acordar sempre no mesmo horário, fazer tal coisa na hora e minuto que sempre delimitou, sua vida toda é baseada em rituais a serem seguidos e aí de você se isso não for cumprido, sua mente vai te castigar muito.

5 - Padronização é quase um estilo de vida para você

Cor e tamanho das toalhas do banheiro, o local onde vai ficar exatamente os cobertores, a gaveta das cuecas dobradas, separadas por cores, tudo, tudo, TUDO tem que ser padronizado.

6 - Você tem rituais e manias que os outros nunca entendem

Contar azulejos na rua, conferir a tranca da porta, do gás, da bolsa, 3 vezes para verificar se realmente está tudo ok, todas as moedinhas não se misturam com a sua carteira, lavar cada parte do corpo, seus rituais e manias podem ser bizarros para os outros, mas são tranquilizantes e realizadores para você e sua mente.

7 - Comer pode ser divertido(ou não)

As pessoas adoram te observar enquanto come algo porque acham divertido os seus rituais para se alimentar. Tirar uma semente primeiro para depois morder a fruta, retirar a folha cuidadosamente e deixar de lado, comer por etapas certas comidas, enquanto você come pode ser a diversão para alguém ou um momento de fúria para você por estarem rindo da sua mania.

Você tem manias e rituais? Conhece algum amigo ou amiga que também agem assim? Quais são as suas manias? Marque aí aquele seu colega de trabalho que tem um pouquinho de TOC, mande seu comentário sobre como é ser assim;

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+