• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 sociedades secretas que mais ajudaram o mundo

POR PH Mota    EM História      22/08/16 às 15h07

As sociedades secretas fazem parte de nosso convívio social ao longo dos anos da história da humanidade, por mais que às vezes nunca tenhamos ouvido seus nomes antes - não à toa elas são chamadas de secretas. Por conta do caráter misterioso, várias delas são vistas com olhar negativo, mas nem sempre as coisas funcionam assim.

Ao invés de pintadas como vilãs responsáveis por conspirações horríveis em nossa sociedade, alguns grupos realmente foram responsáveis por mudanças positivas que ajudaram a formar o mundo em que vivemos. Por mais que seus meios nem sempre fossem os mais adequados e causasse controvérsias, os resultados acabaram sendo positivos.

Aqui estão algumas das sociedades que surgiram como clandestinas e misteriosas, mas acabaram sendo utilizadas para uma boa causa.

1 - Whiteboys

Irish Whiteboys

Fundado durante o século 18, na Irlanda, o grupo Whiteboys era formado por camponeses revoltados com a forma que eram tratados por agricultores nos campos de trabalho. O grupo secreto era ligado por meio de juramentos e pseudônimos que só os próprios membros conheciam. O nome do grupo surgiu pela tendência de roupas brancas que os rapazes vestiam. Por meio da organização do grupo, os Whiteboys criavam leis de segurança e proteção ao direito dos trabalhadores rurais e, em caso de descumprimento, agiam por meio de violência, intimidação ou destruição de propriedades.

2 - Mau Mau

2

Mau Mau foi um grupo nacionalista que surgiu no Quênia, durante a década de 50, de forma secreta dentro do grupo étnico dos Kikuyus. Apesar de considerado um grupo primitivo e ritualístico durante anos, os Mau Mau faziam parte de um grupo insatisfeito com a colonização britânica no país. Mais de onze mil kikuyus e dois mil soldados morreram em conflitos armados no país, mas depois de cerca de dez anos de impasse militar, o Quênia finalmente conseguiu sua independência.

3 - Família Holandesa de Deus

3

Também chamado de Familistas, o grupo secreto foi criado na Holanda, 1539, com a intenção de pregar a religião como uma experiência de demonstração do amor divino, e não apenas como a crença num conjunto de doutrinas. Por meio dessa pregação, a sociedade conseguia reunir cristãos, protestantes e judeus num mesmo grupo em favor de ajudar os pobres. Na Inglaterra, o grupo foi considerado ilegal e vários de seus seguidores foram presos e condenados. Apesar disso, os Familistas tiveram forte influência sobre o movimento dos Quakers, conhecidos por acreditar no pacifismo e na simplicidade.

4 - La Résistance

4

Durante a expansão da Alemanha nazista na Europa, os franceses lutaram para defender o seu país por meio de uma série de grupos secretos. O conjunto de vários movimentos e sociedades que fizeram parte disso é chamado de Resistência Francesa, ou La Résistance. Liderada por Charles de Gaulle a Resistência era formada por pessoas que não aceitavam a submissão da França e queriam lutar contra o poder nazista. Por meio de uma revolução, conseguiram colocar fim a partidos e sindicatos, forçando a união dos grupos contra um inimigo comum.

5 - Ordem de Queroneia

5

Em 1897, George Cecil Ives concluiu, por meio de diversas pesquisas, que não conseguiria colocar um fim à opressão dos homossexuais na sociedade e defendia o desenvolvimento de um conjunto de costumes morais, éticos, culturais, espirituais secretos para o grupo. Por meio da organização, homossexuais podiam se identificar e se informar sobre ameaças ou apoio à causa. O nome da sociedade é uma referência ao local em que o Batalhão Sagrado de Tebas foi aniquilado em 338 AC. O exército era formado por 150 casais de guerreiros tebanos homossexuais.

6 - Grande Ordem de Water Rats

6

A irmandade foi fundada por dois músicos britânicos no fim do século 19. A dupla decidiu que iria utilizar os lucros conquistados por seu cavalo de corrida para ajudar artistas com menos sucesso que eles. Ao longo dos anos, diversas celebridades fizeram parte da Ordem, como o ator Charlie Chaplin e o músico Brian, guitarrista do Queen. Até hoje a fundação existe e recebe novos membros, sempre na intenção de ajudar o trabalho de artistas menos populares por meio de ações de caridade.

7 - Royal Society

7

A Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural, ou simplesmente Royal Society, em inglês é uma sociedade fundada em 1660 com o objetivo de promover o conhecimento científico. Em seu surgimento, era uma espécie de universidade invisível e chegou a ser cancelada, mas ganhou status real do rei Charles II. Hoje em dia, a Sociedade ainda está ativa, apesar de não manter o status de secreta. A lista de membros do grupo é impressionante, com nomes como Stephen Hawking, Alan Turing, Albert Einstein e muitos outros.

Nem só de mistérios e conspirações vivem as sociedades secretas, mas também de efeitos positivos na sociedade. Agora mesmo, será que não tem alguém ao seu lado parte de uma um grupo misterioso com intenções de mudança no mundo?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+