• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 sons que você ouve todos os dias e que são falsos

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      09/07/19 às 15h53

Nem tudo na vida é o que parece, e isso inclui os sons que ouvimos todos os dias. Alguns desses ruídos que ouvimos cotidianamente são criados especificamente para alimentar a nossa imaginação e crença. Isso acontece muito quando, por exemplo, consideramos um determinado som como como indicador da qualidade ou eficácia de um produto. Sabendo disso, muitos fabricantes projetam os seus produtos para satisfazerem as nossas crenças equivocadas. Assim são criados os sons artificiais.

Os principais culpados por isso são, sem sombra de dúvidas, os fabricantes de carros. Mas os estúdios de cinema e televisão, de celulares e até empresas do ramo alimentício têm papel nessa onda dos sons artificiais. Hoje em dia, com a tecnologia, tudo é possível. E por que não criar novas formas de alimentar ainda mais a nossa ilusão sobre o mundo real? Confira a seguir, 7 sons que você ouve todos os dias e que são falsos.

1 - Motores de carros elétricos

Todo mundo sabe que carros movidos a gasolina e diesel fazem muito barulho. Mas isso não acontece com motores de veículos elétricos e híbridos. Esses veículos elétricos possuem motores muito silenciosos, que se tornam ainda mais imperceptíveis em velocidades baixas. Por esse motivo, esses carros de motores silenciosos se tornaram uma ameaça para os pedestres. Para evitar esse tipo de problema, os fabricantes de carros elétricos e híbridos são obrigados a adicionar ruídos de motores falsos aos seus veículos, o chamado Sistema de Alerta de Veículos Acústico. Esses sons devem ser parecidos com os ruídos feitos pelos motores comuns.

2 - Ruído no motor do carro

Ainda falando sobre a indústria automobilística, por muito tempo, as montadoras trabalharam para reduzir o ruído produzido pelos motores. Prova disso são os carros silenciosos que existem no mercado hoje. Além disso, essas empresas também redesenharam suas cabines para reduzir o barulho de fora do veículo. Mas isso acabou se tornando um problema, uma vez que a privação desses ruídos tira do motorista a sensação esportiva que esses veículos oferecem. Por isso, hoje, os fabricantes de automóveis acrescentam sons de motores falsos dentro das cabines de seus veículos esportivos. A tecnologia varia a depender da empresa, mas todas elas passaram a usar sons artificiais dentro de seus veículos.

3 - Praticamente todo som em filmes

Com exceção dos diálogos, quase todos os sons que ouvimos em filmes não são reais. Isso, no sentido de que não foram registrados durante as filmagens, mas sim, adicionados posteriormente na pós-produção. Até porque, os diretores de cinema e engenheiros de som estão focados mais em captar diálogos claros do que o som exterior à cena. Sem contar que os sons adicionados na pós-produção apresentam qualidade superior a dos sons reais.

4 - Gritos em estádios esportivos

Geralmente, estádios esportivos são lugares muito barulhentos. E precisam ser, afinal, é das arquibancadas que vêm a animação para quem está competindo no campo. Mas e quando esses estádios não são barulhentos o suficiente? A solução é recorrer a sons artificiais. Na verdade, os estádios já são projetados para manter o barulho, mas ainda assim, alguns deles optam por colocar uma emoção a mais. E para tanto, emitem sons de gritos falsos através dos alto-falantes. Embora alguns organizadores esportivos considerem a prática ilegal, alguns estádios correm o risco e optam por emitir sons falsos para dar uma animação a mais nas partidas.

5 - Sons de pássaros em campos de golfe

Se você já assistiu a alguma partida de golfe na televisão, provavelmente, percebeu os sons de pássaros ao fundo. Mas, na verdade, muitas vezes esses sons não são reais. A CBS já admitiu adicionar sons de pássaros falsos em suas transmissões ao vivo do Campeonato PGA, em 2000. A descoberta foi feita pelo ornitólogo, John Fitzpatrick, depois de ele notar que os sons dos pássaros eram semelhantes aos que ele tinha ouvido quando assistiu a um jogo anterior. Ele entrou com contato com a emissora, e descobriu que eles haviam inserido ruídos de pássaros durante o campeonato. Recentemente, as pessoas ficaram desconfiadas depois de ouvir uma quantidade excessiva de sons de pássaros durante um jogo. Gerou-se bastante polêmica. Mas, nesse caso, a emissora negou ter adicionado sons falsos, apenas admitiu ter amplificado os sons das aves.

6 - Os sons das batatas chips

Saiba que o som emitido pelas batatas chips não é por acaso. Os fabricantes do produto projetam suas babatas com aquela crocância por um motivo. Um estudo, de 2004, revelou que as pessoas tendem a considerar batatas fritas crocantes como frescas, e as não crocantes como velhas. Os fabricantes de batatas já sabem disso há algum tempo. Por isso, eles fazem batatas e embalagens tão barulhentas. Afinal, quanto mais crocante, mais gostosa parecerá. Obviamente, você nunca conseguirá abrir um pacote de batatinhas à noite sem acordar ninguém.

7 - Som do obturador da câmera de celular

Sabe aquele som que se ouve quando você tira uma foto com a câmera do seu celular? Então, o som do obturador é uma marca registrada quando se tira uma foto. Mas ele é definitivamente falso. Pelo menos, nos celulares. Nas câmeras antigas, esse era o som de seus mecanismos operando, as novas câmeras não precisam disso. Ainda assim, o som parece legal e os fabricantes de celulares e câmeras digitais resolveram adicionar o som do obturador aos novos aparelhos. No caso desses dispositivos modernos, você tem a opção de ativar ou não essa função.

E você, já sabia sobre todos esses sons falsos? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+