icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 superstições famosas envolvendo alimentos populares

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      29/01/18 às 16h10
capa do post 7 superstições famosas envolvendo alimentos populares

As superstições estão presentes em todos os cantos do mundo. Tratam-se de crenças populares, sem nenhum embasamento teórico, fazendo com que as pessoas acreditem ou temam certas situações. Embora não agradem a todos, ainda fazem parte da identidade cultural de cada região e podem sofrer modificações de acordo com o local em que a encontramos.

Você deve ter seu pequeno acervo de superstições... Pode até ser que não acredite em nenhuma delas, mas certamente conhece algumas. Por exemplo, nunca passe por baixo da escada e muito menos quebre um espelho, pois pode te dar sete anos de azar! A questão é que até mesmo alguns alimentos podem ser alvo de crenças do tipo. E foi pensando justamente por esse lado que nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos alguns deles... Confere aí!

1 - Uva

No Brasil, esta é uma das superstições que envolvem a virada de ano. Segundo aqueles que acreditam, basta comer 12 uvas verdes exatamente quando der meia noite do dia 31 de dezembro. A partir daí, já seria garantido muito dinheiro no bolso para os dias que estariam por vir. Mas ainda existe outra possibilidade: comer 12 uvas e guardar suas sementes em um guardanapo. Em seguida, guardar o guardanapo na carteira e não tirá-lo dali... Assim, segundo a superstição, é como se você atraísse dinheiro.

2 - Cruz no pão

Esta é uma das superstições mais antigas de nosso mundo e diz que todos os pães deveria ser marcados com uma cruz. O objetivo era evitar que o próprio diabo se sentasse no alimento e o amaldiçoasse. Em contrapartida, também existem os que acreditam que traçar uma cruz no pão, faz com que ele cresça mais enquanto assa... Embora saibamos que uma coisa não tem muito a ver com a outra.

3 - Sal

O sal já foi considerado como algo extremamente valioso em alguns períodos de nossa história. Dessa forma, desperdiçá-lo poderia ser um ato passível de punição que, inclusive, poderia levar à morte de quem o utilizasse de forma inadequada. Durante algum tempo, jogar sal sobre o ombro esquerdo poderia ser considerado como um castigo. Mas por outro lado, também era algo que poderia ser feito para "expulsar demônios", visto que acreditavam que sempre havia um em nosso ombro, nos incentivando a fazer algo errado.

4 - Rituais de chá

Por muito tempo as pessoas acreditavam que beber o chá do mesmo bule traria má sorte. Também existia a superstição de que, se você deixasse a tampa do bule cair enquanto fazia chá, era sinal de que receberia uma visita muito em breve. Apenas para que você tenha ideia, o simples ato de fazer o chá e suas atitudes durante o processo, poderiam ser capazes de determinar até mesmo quem seria o visitante e o horário em que ele iria chegar. Dá pra imaginar?

5 - Bolo de Natal

Por aqui, na época de Natal temos o nosso tão amado panetone, que é um bolo típico da época. No entanto, enquanto o compramos na maioria das vezes já pronto, famílias de outras regiões do mundo preparam seu próprio bolo de natal. Uma das superstições que o envolve, diz que todos os membros da família devem ter um momento para misturar a massa do bolo, ou a má sorte os atacará. Era algo que principalmente as jovens solteiras deveriam fazer, caso não quisessem viver mais um longo ano de solteirice.

6 - Romã

E aqui temos mais uma daquelas superstições que rondam o ano novo. Como pode ser considerada como símbolo de abundância, muitos brasileiros e pessoas por todas as partes do mundo acreditam que, comer sementes de romã na virada de ano, aumenta as chances de engravidar. Outros acreditam que comer a fruta no dia 06 de janeiro, Dia de Reis, traz fortuna para o ano que se inicia.

7 - Alho

O alho também é um dos alimentos que está sempre envolvido em diversas superstições. Muitos creditam que, além de ser útil na cozinha, ele também carrega consigo energias positivas, possuindo a capacidade de proteger contra o mau olhado. Portanto, para evitar energias negativas e vibrações ruins, bastaria sempre andar com pelo menos um dente de alho.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros alimentos cercados por superstições? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest