icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 tecnologias de hoje que chegaram primeiro nos quadrinhos

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      14/11/17 às 16h49
capa do post 7 tecnologias de hoje que chegaram primeiro nos quadrinhos

Embora não tenhamos (ainda) carros voadores ou jetpacks, as tecnologias atuais conseguem ser bem maravilhosas. Se olharmos um pouquinho para trás podemos chegar a conclusão de que nossa tecnologia avançou muito em pouco tempo. Crianças dos anos 1990 reconhecem uma fita VHS, mas as crianças nascidas a partir de dos anos 2000, não sabem nem para o quê ela serve. De qualquer forma, um fato curioso é que devemos muito à arte do entretenimento por certas evoluções.

Como muitos nerds sabem, diversos dispositivos saíram da clássica série Star Trek direto para a vida real. Foi algo como uma previsão tecnológica. O GPS, o tablet e o computador pessoal foi alguma das inspirações que o programa concedeu ao mundo real. Mas as invenções não foram retiradas apenas de um lugar. Por incrível que possa parecer, a nona arte também teve sua parcela de contribuição para as grandes invenções tecnológicas do mundo moderno. A seguir, confira alguns exemplos.

1 - JARVIS e os assistentes virtuais

Apenas alguns anos depois do primeiro Homem de Ferro ser lançado nos cinemas que a Apple integrou a Siri em seu sistema. A assistente virtual apareceu pela primeira vez no iPhone 4S, em 2011. Os programas anteriores reconhecerem comandos mais rudimentares de voz. Contudo, foi apenas com o lançamento da Siri que a tecnologia foi aprimorada e começou a nova onda de assistentes virtuais. Hoje temos a Alexa da Amazon, a da Google e a Cortana da Microsoft. O programa pode até não ter a mesma conversa natural de JARVIS, mas este já foi um grande passo.

2 - Rastreador do Homem Aranha e a tornozeleira eletrônica

Peter Parker é um dos maiores inventores do universo Marvel. Ele se vira com o que tem e mesmo assim é capaz de fabricar eficazes engenhocas. Uma de suas invenções mais úteis foi o rastreador aranha. Sua primeira aparição foi em Amazing Spider-Man #11, por Satan Lee e Steve Ditko em 1964. Os dispositivos de monitoramento eletrônico foram desenvolvidos durante a década de 1960 e os quadrinhos do Homem Aranha ajudou em seus usos mais notórios. Depois de ler sobre o Rei do Crime usar um desses dispositivos em Peter Parker, o juiz Jack Love foi inspirado a buscar monitores eletrônicos de tornozelo como meio de rastrear os presos em condicional. Foi então que nasceram as tornozeleira eletrônicas.

3 - O flying eye do Batman e os drones

Em uma história de 1957, Batman usou um rastreador voador que transmitia em tempo real o que os criminosos faziam. Conhecido como flying eyes nos quadrinhos originais, esse dispositivo vou o avô dos drones. Hoje com um tecnologia mais avançada, os primeiros drones chegaram ao mercado apenas no por volta de 2010.

4 - Superman e a impressora 3D

Ao longo dos anos Superman juntou todos os tipos de engenhocas em sua Fortaleza da Solidão. O lugar se transformou em um museu misturado com laboratório. Um equipamento curioso que havia no lugar era uma máquina capaz de fabricar grandes bustos a partir de fotos de seus amigos. No mundo moderno, o campo da impressão 3D de qualidade passou por um rápido avanço na última década. Tanto essas impressoras como a máquina de Superman não parecem tão distantes assim.

5 - Cyborg, Forge e os membros artificiais

Assim como boa parte das histórias de ficção científica, os universos da Marvel e DC são cheios de pessoas "metade humana e metade máquina". Tanto Cyborge como Forge conseguiram usar incríveis tecnologias de seu mundo para lhes proporcionar próteses de alta qualidade. Atualmente, este é um campo que possui cada vez mais avanço tecnológico. Embora as próteses ainda não possam disparar lasers mortais, elas cumprem o papel de integrar a parte ausente do corpo. Recentemente, Robert Downey Jr. deu a um garotinho uma prótese de braço com a mesma caracterização do braço do Homem de Ferro. São os quadrinhos fazendo diferença.

6 - Homem de Ferro e o exoesqueleto

Por falar em Tony Stark... Nos quadrinhos, a primeira vez que o personagem constrói seu traje foi em uma caverna no Afeganistão. O resto é história. No entanto, a Raytheon Company, um conglomerado americano, fabricou um exoesqueleto inspirado em Homem de Ferro. Qualquer pessoa equipada com ele é capaz de levantar cem quilos facilmente. No entanto, o equipamento foi desenvolvido para uso militar. Mas quem sabe um dia ele chega às lojas!

7 - Pato Donald e Minecraft

Em um de suas aventuras nos quadrinhos, Pato Donald e seus sobrinhos ficam presos em uma realidade onde tudo é feito de blocos de cubos. Eles ficam presos em uma cidade chamada Plain Awful onde até mesmo as pessoas são feitas de cubo. Este caso foi inspiração para a criação do popular jogo Minecraft.


Próxima Matéria
Via   Cracked     CBR     SP  
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest