• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tecnologias insanas que jamais devem ser criadas

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      04/07/18 às 16h50

É fato que o mundo está mudando rapidamente e praticamente a todo momento novas tecnologias vão aparecendo e dando um outro sentido à nossas vidas. Algumas são classificadas como "ousadas", outras bem estranhas. Ao mesmo tempo que os avanços tecnológicos são algo fantástico, eles também podem ser usados para objetivos assustadores.

Não estamos falando de criações que são direcionadas para o mal, como armas e ferramentas de tortura, e sim de tecnologias comuns que todos nós usamos no dia a dia mas que possuem um propósito maléfico. Bom, foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 tecnologias perigosas que jamais devem ser criadas. Quer ver alguns exemplos? Confira:

1 - Armas nanotecnologias

Sim, a nanotecnologia pode ser utilizada para fins benéficos na humanidade, mas existem um grande risco dessa tecnologia cair em mãos erradas. Se qualquer pessoa, que tenha objetivo ruins resolva liberar nanomáquinas descontroladamente, o planeta inteiro pode ser devorado.

2 - Máquinas conscientes

Sim, já está acontecendo, inteligências artificiais já são uma realidade. O filósofo Thomas Metzinger aponta que uma máquina consciente apesar de ser equivalente, não possuiria empatia, objeção moral ou ética pela humanidade.

3 - Superinteligência artificial

Assim como Stephen Hawking já disse, a criação de uma superinteligência artificial pode ser a nossa pior ação. Pensa, um sistema mais rápido e mais esperto que nós mesmo? Não há como prever que tal inteligência seria amigável.

4 - Viagem no tempo

Parece um sonho para algumas pessoas, não é verdade? Uma máquina que poderia te fazer voltar ao passado. Mesmo que você consiga reverter alguns erros de sua vida, você não iria querer isso. Os paradoxos que poderiam existir com as mudanças são incalculáveis e toda a história poderia ser diferentes com algumas alterações.

5 - Máquinas de ler mentes

Pense o quão caótico seria uma máquina que possa ler a mente das pessoas sem o devido consentimento. Novas leis certamente poderão aparecer, algo parecido como "crimes de pensamento".

6 - Robôs criados para matar pessoas

Robôs programados para matar não necessariamente precisam de uma inteligência artificial para funcionar. Podem ser veículos ou até mesmo máquinas que podem acabar com a vida. Talvez um dos maiores problemas para isso seria o "fogo amigo" ou a morte de civis inocentes.

7 - Punições virtuais

tecnologias

A virtualização do cérebro é algo que cientistas um dia sonham conseguir realizar, mas com isso coisas como penas de séculos de anos poderiam ser possíveis.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+