• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tecnologias militares que vão te deixar assustado

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      14/12/18 às 17h01

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a tecnologia militar evoluiu em proporções gigantescas. Além da guerra, a corrida armamentista é uma das responsáveis por esse "boom". Esses fatos foram só o pontapé inicial para o crescimento e investimento no setor que, agora, em 2018, chegou onde muitos sequer imaginaram. A tendência é que cresça ainda mais, mas muito do que se tem hoje, já choca pelo que é capaz de fazer. Para provar a grandeza do avanço, preparamos esta lista de 7 itens que foram desenvolvidos para melhorar o desempenho e atuação militar.

1- Balas inteligentes

Em alguns jogos de videogame, é possível ter uma precisão tão grande ao atirar, que a bala é direcionada imediatamente ao alvo. Já pensou se isso pudesse ser real? Por incrível que pareça, pode. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), dos Estados Unidos, desenvolveu balas de direção automática. Essa munição de tecnologia de ponta pode ajudar atiradores a atingir alvos em movimento, como no gif mostrado acima.  Elas podem mudar de direção no ar.

2- Controle de robôs pela mente

Em diversos filmes e séries, existem super heróis que comandam as coisas com a mente, como a Jean Grey dos X-Men. Fora das histórias fictícias, nunca se imaginou que algo desse tipo seria possível. Mas com o avanço da tecnologia é possível fazer algo que se aproxima desses "poderes". Os chineses estão trabalhando em um software que permite o comando de robôs com a mente.  O robô comandado ainda faz atividades simples, mas com a evolução do experimento espera-se que façam muito mais e possam auxiliar no combate militar.

3- O duplo papel do uniforme

Já se foi a época em que as vestes dos soldados tinha apenas um papel. Hoje, os uniformes de muitas das unidades das Forças Especiais desempenham outros. O que era apenas para proteção do rosto do militar,  começa a aterrorizar o oponente.  Os uniformes acima foram recém divulgados pelas Forças Especiais de Taiwan. Parecem ter saído de um filme ou algo do tipo. As máscaras medem quase 12 polegadas e pesam cerca de 2,5 quilos. Esse equipamento pode parar até uma das balas mais precisas que se conhece, a 357 Magnum slug. 

4- Pistola Eletromagnética

A arma da imagem pode até parecer uma versão atual dos antigos canhões, mas é muito mais que isso. Trata-se de uma arma eletromagnética capaz de disparar e esmagar estruturas de concreto a 160 quilômetros de distância. O projeto é resultado de mais de dez anos de pesquisa do exército dos Estados Unidos. A versão ainda possui problemas, como o alto gasto de energia. Os cientistas estão aperfeiçoando o equipamento, mas espera-se que se torne o futuro das possíveis guerras.

5- Camuflagem ADAPTIV

A camuflagem não é mais apenas uma característica de alguns répteis e nem está limitada ao reino animal. Tal avanço chega aos poucos nos seres humanos, mais precisamente no armamento militar do exército norte americano. Com essa tecnologia é possível mascarar a assinatura infravermelha de qualquer veículo militar. Navios, aviões e carros se misturam ao ambiente e podem ser protegidos da detecção do inimigo. Este tipo de camuflagem ADAPTIV é composta por um sistema semelhante aos favos de mel de uma colmeia e pode ser usado em qualquer veículo.

6- Robôs em campo

Em confrontos armados, muitos soldados se ferem ou perdem a vida. Para proteger a vida dessas pessoas e melhorar o desempenho dos soldados, o exército americano criou o robô MAARS.  Ele é projetado para salvar vidas e enfrentar situações de risco para seres humanos. Ele pode ser armado com uma metralhadora M240B de 400 rondas e um lançador de granada. O robô pode se mover em até 7km/h, velocidade suficiente para acompanhar os soldados reais. Pode funcionar por 12 horas seguidas sem precisar de uma recarga. E o melhor, pode ser usado para arrastar soldados feridos para fora do perigo.

7- Transportador humano

Para facilitar a vida e aumentar o desempenho em campo, criaram um traje que pode dar uma forcinha aos soldados. O Transportador de Carga Humano Universal é um traje de exoesqueleto que foi construído para transferir o peso para o quadro e reduzir o risco de lesões para o usuário. A tecnologia usada é de propulsão hidráulica e permite que os soldados transportem cargas pesadas por longos períodos de tempo sem a exaustão usual que acompanharia tal tarefa.

Essas são algumas das tecnologias que já foram divulgadas e que impressionam. Contudo, como a cada dia surge algum novo sistema e a tecnologia cresce, logo aparecerão mais e talvez até coloquem essas aí no chinelo.

Próxima Matéria
Via   Pocket Lint     Cracked  
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+