• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tecnologias populares que quase foram totalmente diferentes

POR Bruno Dias    EM Ciência e Tecnologia      02/07/19 às 16h26

Há algum tempo, as pessoas nasciam, cresciam e morriam sem ver grandes mudanças tecnológicas. Por mais que um telefone mudasse seu modelo, um telefone era ainda um telefone. Mas a nossa geração nasce, cresce e morre vendo diversas tecnologias se transformando e algumas até desaparecendo.

Essas mudanças tecnológicas aparecem até mesmo quando próprias as tecnologias estão sendo feitas. É tudo muito célere. Às vezes, elas são elaboradas para funcionar e parecer de uma maneira, mas são modificadas no caminho. Existem também às vezes que elas são inventadas com algum propósito mas acabam sendo usadas de uma forma diferente. Mostramos aqui algumas dessas tecnologias que mudaram de forma.

1 - USB

Parece que sempre que tentamos colocar o USB, o lado está errado. Ajay Bhatt, o inventor do USB, sabia desse problema quando criou sua invenção. E ele até tentou fazer o USB ser flipável, ou seja, de modo o dispositivo USB pudesse ser inserido dos dois lados.

Na época, Bahatt e sua equipe não fizeram o USB flipável de fato porque essa tecnologia não era provada. Antes disso, cada fabricante de computadores e gadgets fazia seus próprios dispositivos para que as pessoas conseguissem transferir arquivos entre seus computadores. O que Bahatt queria fazer era padronizar com o USB.

2 - iPhone

Atualmente, os celulares têm como base o funcionamento de aplicativos de terceiros. Eles são a razão principal que um novo sistema operacional não pode surgir do nada. Tanto que as pessoas que precisam de um sistema operacional fora do Android ou iOS têm que considerar muito.

E quase não tivemos a App Store. Em 2007, quando o primeiro iPhone foi lançado, a Apple só permitia que os desenvolvedores criassem aplicativos da web e não móveis. Os aplicativos web são abertos pelo Safari, que é o navegador padrão da Apple. Mas a Apple começou a reconsiderar a decisão depois que os próprios desenvolvedores começaram a apresentar preocupações em não criarem aplicativos móveis.

Além disso, os próprios usuários da Apple começaram a procurar maneiras de burlar isso, já que queriam mais funcionalidades que só poderiam ser dadas por aplicativos móveis.

3 - Android

Se os planos originais dos criadores do Android tivessem continuado, ele nunca seria um rival da Apple. As tecnologias seriam outras. Isso porque eles estavam criando um sistema operacional para câmeras. Ele foi fundado em 2003, por quatro pessoas que tentavam desenvolver um sistema operacional para as câmeras digitais. Esse sistema permitiria que os fotógrafos conectassem as câmeras aos PC's sem cabo.

Essa visão foi mantida até 2004, quando eles estavam procurando investidores. Eles viram que o mercado de câmeras digitais estava em declínio e que o de Smartphone estava subindo. Então, eles mudaram o seu sistema para Smartphone.

4 - Microfone

Em 1877, Emile Berliner inventou o primeiro microfone. Mas ele não era a única pessoa que tentava inventar um microfone na época. Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, também estava trabalhando em um microfone e até criou um protótipo antes de Berliner.

Mas Bell não é considerado o inventor do microfone porque a sua invenção não era prática. Isso porque, enquanto os outros inventores queriam algo para amplificar o som, Bell tentou criar um aparelho auditivo, que aumentasse o som apenas para as pessoas com dificuldades.

A ideia de Bell para o microfone veio de uma visita à sua mãe que tinha problemas de audição. E ele também trabalhava com pessoas com problemas de audição.

5 - Sirene

Conhecemos a sirene como um sinal de perigo. Mas, na verdade, elas nunca foram inventadas para esse motivo. A sirene moderna foi inventada pelo escocês John Robison, em 1799, e ele a considerava como um instrumento musical, mesmo fazendo o mesmo característico som que conhecemos hoje.

Em 1819, o francês Cagniard la Tour também criou uma sirene. E ele queria usá-la apenas em experimentos científicos. Mas ele observou que a sirene também poderia ser usada como um dispositivo de alerta de navios.

Foi durante a Segunda Guerra Mundial que esses dispositivos se tornaram sinais de alerta. O governo britânico usava para alertar sua população sobre ataques alemães. Para os EUA, elas serviram como alerta de tornados e furacões.

6 - Máquina de gelo

Antes, o lugar em que se fazia gelo era o refrigerador da geladeira, que foi inventada por William Cullen, na década de 1720. A partir daí, vários inventores melhoraram seu design. Em 1805, Olivier Evans projetou uma geladeira que usava vapor no lugar de líquido para resfriamento.

Em 1842, o médico americano John Gorrie melhorou a geladeira de Cullen para fazer uma máquina de gelo. Ele usava a máquina de gelo para reduzir a temperatura do corpo dos pacientes com febre amarela no hospital. Em 1851, ele teve uma patente para sua invenção.

7 - Ar-condicionado

Em 1902, Willis Carrier inventou o primeiro ar-condicionado. E assim como a geladeira, várias melhorias foram feitas e ele aprimorou para desenvolver um sistema de resfriamento que funcionasse como um condicionador de ar. E ainda assim, ele não é considerado o inventor do ar-condicionado porque a sua invenção não era prática.

Em 1902, os executivos de Sackett-Wilhelms Litografia e da Editora no Brooklyn quiseram um sistema de resfriamento da Carrier para sua fábrica. Isso porque o interior da fábrica muitas vezes ficava úmido e destruía as cores da impressão.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+