• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tecnologias que você já pode ter em casa e nem imaginava

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      19/01/17 às 14h06

As casas inteligentes, ou smart homes, já são uma realidade em nossa vida. Gradualmente, a internet está chegando a todos os tipos de aparelhos e tecnologias, fazendo com que seja possível controlar grande parte da residência a partir do celular.

Alguns dos dispositivos das smart homes encontrados no mercado podem parecer complexos ou inúteis, mas um bom número deles poderia ser utilizado para ajudar a melhorar a sua vida, tornando algumas coisas mais fáceis e mais automatizadas.

Com o avanço da tecnologia, já é possível que vários dispositivos úteis entrem na sua casa e na sua vida para mudar a sua rotina. Eles não são apenas objetos do futuro, mas também úteis e capazes de oferecer soluções inteligentes para problemas do dia-a-dia.

Confira algumas das tecnologias que já estão disponíveis e você pode colocar em sua casa agora mesmo, se estiver disposto a fazer o investimento.

1 - Iluminação dinâmica

1

Com a nova tecnologia em iluminação, você vai poder dar adeus aos interruptores tradicionais, controlando todas as luzes por meio do seu celular. As lâmpadas também podem ser configuradas para te acordar simulando o brilho do nascer do sol, avisar de algum compromisso ou ser vinculada a aplicativos específicos, como de e-mail ou clima. Além disso, cada lâmpada pode ser configurada para diferentes tonalidades de cor além do branco.

2 - Controle de temperatura

2

Em lugares de muito calor ou muito frio, uma tecnologia capaz de manter o clima dentro de casa agradável pode fazer toda a diferença no conforto. Alguns equipamentos inteligentes são capazes de ajustar a temperatura automaticamente depois que aprendem as suas preferências. Dessa forma, antes mesmo de você chegar em casa, o ar condicionado ou o aquecedor pode ser ligado automaticamente para deixar a residência na temperatura ideal.

3 - Chaleira inteligente

3

A tecnologia pode não ser das mais fundamentais e essenciais dentro de casa, mas pode te ajudar na hora de ferver a água para fazer um chá ou outra refeição. Com o iKettle, é possível ativar a chaleira mesmo que você esteja longe da cozinha, por meio de um aplicativo no celular. É claro que você ainda terá o trabalho de reabastecer o objeto com água, mas o fato de poder ativá-lo a distância pode poupar tempo em várias situações.

4 - Segurança digital

4

Esta fechadura pode ser ativada diretamente de seu telefone, te permitindo controlar a ação de trancar e destrancar a porta a distância. Além disso, a tecnologia permite que você defina uma senha para controlar a tranca ou utilizar cartões de segurança no lugar da chave.

5 - Robôs faxineiros

5

A faxina frequente em casa pode tomar muito tempo na vida de quem precisa cuidar de outras responsabilidades, como trabalhar, estudar, fazer comida, cuidar dos filhos, passear com os cachorros, etc. Por causa disso, ter a ajuda de um robô automatizado que consegue limpar o chão e remover a poeira, pode ser essencial. Os vários robôs podem ser configurados para diferentes tipos de piso e começarem faxinas automaticamente, mesmo que você não esteja em casa.

6 - Alarmes robóticos

6

Sabe aquelas manhãs em que o despertador toca, mas logo você ativa o modo soneca? Com alguns novos tipos de alarmes robóticos, a tarega vai ficar bem mais complicada. Equipado com rodas e uma tecnologia de inteligência, depois de ativado, o alarme se movimenta pelo cômodo antes que você possa desligá-lo, te forçando a levantar da cama e ir atrás do alarme para poder colocar fim ao barulho.

7 - Analista corporal

7

Os equipamentos especializados em análise do corpo podem se parecer apenas com uma balança comum, mas oferecem recursos muito mais detalhados sobre o corpo humano. Os dispositivos podem medir gordura corporal, batimentos cardíacos e até mesmo a qualidade do ar do ambiente, além do peso, é claro. Os equipamentos ainda permitem que os dados sejam sincronizados com servidores online, para que você possa acessar de qualquer lugar em dispositivos móveis.

E aí, será que você já está pronto para viver no futuro? Qual das novas tecnologias mais te agradou?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+