• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tendências que moldarão o mundo de 2019

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      20/11/18 às 16h41

O mundo está em constante mudança e evolução. Desde que vivíamos nas cavernas, estamos sempre alterando o status quo e dando um - ou vários - passos a frente. Ao longa de nossa história, descobrimos o fogo, transformamos metal em arma, inventamos a roda, deixamos de ser nômades, criamos a agricultura, criamos o Estado, nos desenvolvemos culturalmente, industrialmente e tecnologicamente. Basicamente, nós somos demais - obrigado e de nada. Mas se você acha que no século 20 nós crescemos ao máximo, saiba que o mundo está se desenvolvendo rapidamente, a cada giro do ponteiro no relógio.

Diante disso, nos perguntamos todos os finais de ano: como será que estará o mundo ao final do ano que vem? Essa pergunta surge do nosso desejo de estarmos sempre um passo a frente, tentando desvendar do que ainda seremos capazes. Será que o nosso máximo é lançar um novo modelo de celular por ano? Será que um dia voltaremos a lua novamente? Será que somos loucos o suficiente para criar uma arma mais mortal que a bomba atômica? Mas a verdadeira pergunta crucial nesse momento é, quais serão as tendências que moldarão o mundo em 2019?

1 - Novos sentidos

Nós possuímos alguns sentidos, mas e se pudêssemos alterá-los? Nossos sentidos são consequência das experiências que acumulamos do mundo, através das informações que processamos. Para alterá-los, precisaríamos mudar a forma como essas experiências são absorvidas pelo nosso cérebro. "Se pudéssemos alimentar um novo fluxo de dados, diretamente no cérebro, ele daria origem a uma nova experiência com os sentidos", diz David Eagleman, professor adjunto da Universidade de Stanford.

Pode até parecer fantasia, porém, estamos exatamente no ponto onde isso pode começar a ser feito devido a tecnologia que possuímos.

2 - Satélites minúsculos

Os satélites são a garantia de que nosso mundo tecnológico funcionará bem. Mas o que quase ninguém pensa é que, colocar satélites no espaço custa muito dinheiro, principalmente por causa do seu tamanho e estrutura. Mas isso está prestes a mudar, uma vez que satélites muito pequenos estão prestes a ser lançado. Eles serão mais baratos, irão facilmente para o espaço e até poderão tirar milhares de fotos instantâneas da Terra.

"Há muita coisa acontecendo sob a superfície de uma grande economia, por que que não aparece nos lançamentos estatísticos regulares por meses - às vezes anos?", questiona Tim Harford, economista, que acredita que poderemos acompanhar esses satélites diariamente.

3 - Hyperloop

Você achou que o Elon Musk estaria de fora desa lista? Se enganou. Ele está desenvolvendo o hyperloop , um sistema conceitual de transporte de alta velocidade - acredite, é bem mais rápido que o trem bala. Em um mundo onde as grandes cidades estão cada vez mais lotadas, os sistemas de transporte tradicionais não suportam mais a demanda gigante de milhões de pessoas.

"Da mesma forma que as ferrovias operaram nos últimos 100 anos, o hyperloop pode transformar os próximos", diz Richard Branson, fundador do grupo Virgin. "Imagine o impacto que todo um novo nível de acesso imediato. As viagens poderiam ser reduzidas, por exemplo, de três horas de trem para 30 minutos, com preços comparáveis ??a viagens públicas dentro da cidade".

4 - Maternidade terceirizada

O mundo está cada vez mais automatizado, quase um lugar onde não existe mais tanto tempo para sentimentos e coisas do tipo. Por isso será muito comum que os pais terceirizem suas funções para um profissional adequado. Sim, a maternidade e a paternidade serão monetizadas.

"À medida que a inteligência artificial e a robótica consomem cada vez mais empregos rotineiros, a ideia dos humanos investirem em outros seres humanos se tornará cada vez mais atraente", diz Anne-Marie Slaughter, presidente e CEO da New America. "Nosso trabalho, no entanto, será garantir que o gênero seja neutro, tanto em casa quanto no trabalho".

5 -  Deepfakes

Deepfakes já são uma realidade. Editam um vídeo falso sobre uma pessoa com algum objetivo obscuro. Essa manipulação da realidade causará uma mudança na forma como encaramos e lidamos com o mundo. "Talvez a percepção mais arrepiante sobre a ascensão de deepfakes é que elas não precisam ser perfeitas para serem eficazes", diz Yasmin Green, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Jigsaw, uma empresa focada em segurança. "O mundo enfrentará vídeos falsificados implantados para enganar populações inteiras".

6 - Dispositivos médicos digitais

O celular nos deixou mais próximos de praticamente qualquer informação que queiramos saber. Inclusive, informações médicas. Vai dizer que quando fica doente, antes de ir ao médico, não faz aquela pesquisa rápida no Google para tentar identificar o que tem - e quase sempre dá errado -? Essa tecnologia, relacionada ao serviço de saúde, pode se revolucionar mais ainda.Os wearables - tecnologias vestíveis - podem revolucionar os serviços de saúde em 2019, fazendo leituras mentais e físicas e nos dando soluções personalizadas.

Pattie Maes, professora de tecnologia de mídia do MIT Media Lab, diz que "já dependemos de nossas tecnologias móveis para muitas de nossas tarefas e objetivos diários, mas também contaremos em breve com tecnologias digitais para o funcionamento ideal de nossos corpos".

7 - Blockchain e o mercado da arte

O blockchain é um sistema de segurança digital, usado por indústrias, bancos e afins para evitar fraudes. Mas por incrível que pareça, ele alcança - e muito - o mercado das artes. Com o crescimento da arte, certas medidas serão necessárias. O blockchain pode fornecer um novo uso na indústria da arte, o registro de autenticação inicial para a propriedade atual.

"Apenas cinco por cento da indústria de blockchain, de 500 bilhões de dólares, está focada no mercado de arte", diz Ed Vaizey, ex-ministro das comunicações, cultura e indústrias criativas britânicas. "Blockchain poderia aumentar a velocidade, transparência e volume de vendas de arte globalmente. E, o mais importante de tudo, democratizar o setor para que todos possamos nos beneficiar de suas riquezas".

E aí, está preparado para estas mudanças? Elas te agradaram? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que fica tonto só de imaginar essa revolução tecnológica, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   W  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+