icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 teorias bizarras sobre como os humanos vão evoluir

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      17/11/17 às 17h21
capa do post 7 teorias bizarras sobre como os humanos vão evoluir

Já parou para pensar qual seria o próximo passo evolutivo do ser humano? Será que teríamos asas para alcançar o céu? Poderes psíquicos para dobrar aço e controlar mentes? A incrível capacidade de passar 30 minutos sem conferir se alguém te chamou no whatsapp? As possibilidades são infinitas e atiçam a imaginação de muitos. Algumas teorias até fazem sentido, outras nem tanto. O que importa aqui é olhar para futuro e imaginar até onde nós podemos ir. Muitas pessoas tem esse pensamento, olham para as estrelas e se perguntam: "O que o universo e a natureza está reservando para nossas futuras gerações"... Acontece que alguma dessas teorias são bem bizarras.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você 7 das teorias mais bizarras sobre o futuro da humanidade, de como nós evoluiremos e de como o futuro pode parecer um tanto quanto absurdo. Não se assuste só porque algumas podem afirmar que no futuro nós poderemos ter 3 braços e um rabo de cavalo no meio da testa, não quer dizer que isso necessariamente vá acontecer. Graças a Deus.

1 - Trans humanismo

Você vai morrer. Começaremos o primeiro tópico com essa frase. Por mais que você seja o cara forte, super saudável, mente e corpo sãos, ultra equilibrado, inteligente, bonito e sexual. Se uma rocha espacial de um quilômetro de diâmetro acertar o planeta você vai ser varrido da face da Terra como qualquer outro ser humano. Se formos parar para pensar, nossa espécie, mesmo em suas melhores condições físicas, é bem frágil. Comparados com uma máquina nós só somos sacos de carne com uma ou outra ideia boa.

Bom, segundo uma das teorias que surgiram por aí, no futuro seremos capazes de fazer um "upload" de nossas mentes dentro de um computador.  Se o "mundo físico" não for sua praia, há quem diga que teremos realidades virtuais onde poderíamos transferir nossas mentes e viver para sempre por ali. Imagina só você viver em algum tipo de "The Sims" ou "World of Warcraft" do ano de 2340. Seria possível hackear nossa mente? 

2 - Menos pelos

Se você é uma daquelas pessoas que não é muito fã de pelos, torça para essa teoria ser verdade! Segundo essa linha de pensamento evolutivo, futuramente nós não vamos ter mais que nos preocupar com depilação. Antigamente, nossos ancestrais eram cobertos de pelos, porém com o passar do tempo nós fomos perdendo.

Isso se deve às diversas migrações e mudanças climáticas que nossos ancestrais passaram ao longo de suas existências. Um belo dia, eles descobriram que poderiam usar roupas feitas de animais para se manterem aquecidos, essa nova tendência fashion deixou os pelos completamente fora de moda evolutivamente.

3 - Novos mundos, novas tendências

Se você pisar fora desse planeta algum dia para morar em algum condomínio futurista em Marte, a quem fale que isso vai modificar seu corpo de alguma forma ao passar do tempo.  O antropologista Cameron Smith da Universidade do Estado de Portland acredita que outros mundos vão nos alterar de alguma forma. Já que estaremos vivendo sob outras condições climáticas e naturais, nós mudaremos.

Por exemplo, a gravidade é muito forte? Teremos pessoas menores. A atmosfera é mais densa? Teremos o peito mais largo. As possibilidades são infinitas. 

4 - Olhos de Anime

Se você sempre achou exageradamente grandes os olhos dos personagens de desenhos japoneses, má notícia para você. Há quem acredite que teremos olhos esbugalhados daquele jeito. Pensando bem, esqueça a afirmação acima, pois além dos olhos enormes, nós também teremos a testa gigante devido a expansão de nossos cérebros. Nós não ficaremos igual ao Goku ou o Naruto. Bem mais provável que fiquemos parecidos com uma aberração reptiliana misturada com os ETs do filme "Marte Ataca".

Segundo o pesquisador e designer Nickolay Lamm, que desenvolveu essa teoria, nós ficaríamos "bonitos" desse jeito por conta das possíveis viagens intergaláticas. 

5 - Homem-Anfíbio

Imagine que nosso mundo será inundado completamente.  Nós viveríamos cercados de água, comendo peixe e algas e teríamos contato com o mar a toda hora. Se você você sempre sonhou ser uma sereia, bom, essa teoria pode te agradar, apesar que é mais provável que você venha a ficar mais como a criatura da lagoa negra do filme de 1954 do que ter um fabuloso "rabo de peixe".

Quem criou essa teoria de um futuro a la "Waterworld - O Segredo das Águas" foi o Dr. Matthew Skinner  que acredita que com a relação e convívio humano e oceano nos transformará em humanoides meio Homens, meio perereca.

6 -  Todos nós seremos clones

Você que fica o dia inteiro sentado no sofá mexendo no celular ou assistindo Netflix, imagine ter mais oito de você fazendo a mesma coisa? O mundo com certeza seria um lugar melhor. Futuramente nós estaremos nos clonando toda hora e logo isso afetará em um nível evolutivo. Essa teoria (da conspiração) é bem difundida em vários fóruns internet.

Futuramente nossa forma de perdurar a espécie seria através de clonagem. Em outras palavras, operadoras de celular, Netflix e a Steam vão dominar o mundo. A questão aqui é que muitos acreditam que chegaremos a um ponto onde não poderemos ter filhos, logo teremos que nos reproduzir pro clonagem. O próximo passo da nossa evolução, é uma sociedade povoada por clones... Torcemos que isso não aconteça.

7 - Nós não estamos evoluindo... É sério.

Segundo a National Geographic, para evoluirmos precisamos passar por mutações positivas e acidentais. Essas mutações vão dar a um indivíduo vantagens de sobrevivência que serão passadas a diante. Essa vantagens deixam de ser mutações e passam a ser características de uma espécie.  Quando o primeiro ser humano desenvolveu a inteligência ele passou para suas futuras gerações, até que um dia isso se tornou uma característica nossa que nos possibilita passar a tarde inteira jogando League of Legends e assistindo vídeos de gatinhos no Youtube.

Em outras palavras, nós não estamos evoluindo porque a evolução natural é um processo de adaptação. A sociedade e medicina atual já nos favorecem todos os meios para sobrevivermos em qualquer ambiente deste planeta. Não somente isso, nós não temos mais sociedade isoladas no mundo que não possui absolutamente nenhum recurso moderno. Se você mora no meio do mato, não quer dizer que você nunca mais vá comer pizza. Vivemos em um mundo globalizado, que além de quebrar barreiras geográficas, possibilita o "menos adaptado" a sobreviver.

E aí, galera o que você acharam da matéria? Deixe seu comentário aí embaixo e até a próxima! Além disso, entenderam a piada do George "Clone"?


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest