• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 teorias da conspiração sobre a morte de políticos famosos

POR Magno Oliver    EM Sem categoria      23/01/17 às 16h34

Você sabia que existe uma teoria da conspiração que diz que Wesley Safadão morreu e foi substituído? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já explicamos para você sobre essa teoria.

As famosas teorias da conspiração são possíveis explicações para certos acontecimentos que, até então, não possuem explicação ou estão munidos de um teor de mistério muito grande.

Essas teorias dão a sensação de alguma coisa muita perigosa e secreta está rolado em vários lugares do mundo e entre os mais diversos meios. E o meio político é um deles. Você sabia que já criaram teorias da conspiração, na internet, para alguns políticos famosos?

Confira a listinha que separamos para você com algumas teorias da conspiração sobre a morte de políticos famosos:

1 - João Goulart - 1976

governo-joao-goulart

Segundo o Jornal Nacional, "João Goulart presidiu o país de 1961 a 1964. Foi deposto pelos militares com apoio de setores da sociedade que temiam que ele desse um golpe de esquerda, coisa que seus partidários negam até hoje. O ambiente político se radicalizou, porque Jango prometia fazer as chamadas reformas de base, na lei ou na marra. Com ajuda de sindicatos e de membros das forças armadas".

João Goulart, ou Jango, como era também popularmente conhecido, morreu no ano de 1976, quando ainda estava no exílio, na Argentina. A causa da morte foi supostamente por conta de um ataque cardíaco. A família chegou a pedir às autoridades para investigar o caso. Segundo o Jornal Nacional, "porque suspeita que ele tenha sido envenenado por agentes da Operação Condor, uma ação de repressão a opositores de ditaduras, na América Latina".

Joao_Goulart

As teorias da conspiração apontavam que ele havia sido envenenado em uma tentativa de impedir o presidente. Segundo matéria publicada pelo Jornal Nacional, " a equipe de peritos que investigou a suspeita de que o ex-presidente João Goulart tenha sido envenenado não conseguiu chegar a uma conclusão.

Os restos mortais do ex-presidente foram exumado no ano passado[2015, na época], no Cemitério de São Borja, no Rio Grande do Sul. As amostras coletadas - ossos, dentes, tecidos, foram analisadas por peritos de sete países: Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Cuba. Foi uma análise detalhada.E 37 anos depois da morte de Jango, os peritos não encontraram nenhum vestígio de veneno ou remédio tóxico. Mas a hipótese de envenenamento ainda não foi totalmente descartada".

2 - Tancredo Neves - 1985

tancredo-neves-presidente

O ex-presidente do Brasil Tancredo Neves foi um dos primeiros civis eleito presidente da República depois da ditadura militar. Em 21 de Abril de 1985, segundo o portal G1, "quando o Brasil vivia um momento de reabertura política. Ele participou ativamente do movimento pelas Diretas Já, no fim da ditadura militar.
Ao lado do deputado federal Ulysses Guimarães, Tancredo defendeu a aprovação da emenda Dante de Oiveira, que previa eleições diretas para presidente, em 1984. A emenda não foi aprovada pelo Congresso Nacional. Tancredo foi então lançado candidato à presidência da República, em uma eleição indireta. O vice era José Sarney.
Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral. "Não foi fácil chegar até aqui", disse Tancredo naquele momento político.
Mas, na véspera da posse, foi internado e morreu aos 75 anos. "Tancredo Neves tinha cumprido um longo martírio. Ele passou 38 dias submetido a oito operações e, ao mesmo tempo, ele foi um homem que a história tinha preparado para aquele instante", lembra o ex-presidente José Sarney".

2001-074438-_19761207

As teorias da conspiração apontam que dias depois de morrer por complicações do pós-operatório, os rumores de envenenamento surgiram, especialmente porque o candidato à vice-presidência de Tancredo estaria ao lado dos militares, José Sarney.

3 - Juscelino Kubitschek - 1976

juscelino_2_zps63aba0d4

De acordo com o memorial da Rede Globo, "Em 22 de agosto de 1976, Juscelino Kubitschek viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro no banco de trás de seu Opala, quando sofreu um acidente fatal. O carro, que o ex-presidente chamava de Platão, era conduzido por Geraldo Ribeiro, motorista particular de JK por 30 anos, que também não resistiu aos ferimentos decorrentes da tragédia e morreu.

Segundo a perícia, o automóvel seguia pela rodovia Presidente Dutra, na altura do quilômetro 165, próximo a cidade de Resende, quando foi atingido por um ônibus. Desgovernado, o veículo cruzou o canteiro de segurança em alta velocidade e se chocou contra uma carreta na contramão, antes de ser arrastado por 30 metros. O carro ficou destruído, conforme mostrou reportagem de Gloria Maria para o Jornal Nacional, no dia seguinte da tragédia.

opala-de-jk-bateu-contra-carreta-na-via-dutra-3

JK tinha 73 anos e tivera os direitos políticos cassados pela ditadura, em junho de 1964, apesar de ter intenção de concorrer à futura eleição presidencial, em caso de restituição do regime democrático".

Uma nova teoria foi trazida pela Comissão da Verdade de São Paulo, o órgão que investiga crimes de Estado durante a ditadura. Uma das teorias seria de que o motorista do carro de JK pulou depois de curtos no sistema do veículo, enquanto que outra teoria aponta que ele poderia ter sido atingido por um tiro antes de perder o controle da direção e provocar o acidente.

4 - Candidato à presidência do Brasil e governador de Pernambuco Eduardo Campos

eduardocampos

Segundo o portal G1, " o  candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Chovia no momento do acidente. A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP)".

Uma teoria da conspiração aponta que o serviço de inteligência e espionagem do governo dos EUA, a CIA, "seria responsável pela morte do candidato à presidência da República Eduardo Campos". O motivo do "suposto assassinato" seria por conta de motivações políticas, é o que afirma o jornalista investigativo norte-americano Wayne Madsen que publicou sua teoria em sua coluna no site da Fundação da Cultura Estratégica.

5 - Ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Teori Zavascki - 2017

663929-970x600-1

De acordo com o portal uol, "morreu nesta quinta-feira (19 de Janeiro de 2017), aos 68 anos de idade, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki após a queda de uma aeronave em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A informação da morte foi confirmada pelo seu filho Francisco Zavascki.

"Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!", postou Francisco no Facebook.

Teori era o relator da Operação Lava Jato no Supremo. Segundo sua família, o magistrado estava indo a Paraty em viagem de férias".

E uma teoria da conspiração para a morte do ministro despontou em vários domínios da internet. Segundo o jornal Folha de São Paulo, " A linha de pensamento que prepondera: Zavascki é relator da Lava Jato, operação que transferiu dos círculos do poder para a cadeia de Eduardo Cunha(PMDB-RJ) a Marcelo Odebrecht. Seria, portanto, natural que quisessem tirá-lo do caminho. As causas que levaram à queda do monomotor ainda não foram apuradas. Personalidades de todos os espectros políticos, contudo, sugerem que pode haver algo de criminoso por trás do acidente. "Tem que investigar a queda do avião, sim! Queremos investigação transparente, feita por equipe formada por membros de vários órgãos", tuitou Janaina Paschoal, coautora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff."

6 - Deputado construtor da Constituição de 1988- Ulysses Guimarães

1988-abril2_src

Ulusses, segundo o portal G1, "era mais conhecido como o homem que ajudou o Brasil a enfrentar momentos críticos. Mesmo sem ter sido presidente, é uma das figuras mais marcantes da República. O auge da carreira foi a aprovação da Constituição do Brasil por uma assembleia que ele, como deputado, presidiu no Congresso".

Ulysses morreu em Angra dos Reis, em um acidente de helicóptero logo depois de a Câmara ter autorizado o processo de impeachment contra o então presidente da época Fernando Collor. Uma teoria que ficou famosa na internet foi que o corpo de Ulysses simplesmente desapareceu, depois que a aeronave caiu no mar por conta de uma forte tempestade. Encontraram o corpo de sua mulher Mora Guimarães, o ex-senador Severo Gomes, a esposa e o piloto. Por conta do corpo dele nunca ter sido encontrado, muito se comenta que deram o sumiço nele e provocaram o acidente.

7 - Marechal Castelo Branco - 1967

posse-do-marechal-humberto-de-alencar-castello-branco-presidente-da-republica-de-1964-a-1967-1393008723207_956x500

De acordo com o jornal Estadão, " Em 18 de Julho de 1967, o bimotor em que viajava o Marechal Humberto Castelo Branco chocou-se com um jato de treinamento da FAB, no Ceará. Ninguém a bordo da aeronave sobreviveu. Castelo Branco, o primeiro militar a assumir o governo do País após o golpe de 1964, havia deixado a Presidência apenas dois meses antes do acidente".

A teoria aponta que possa ter sido crime encomendado já que ele teve que passar a faixa presidencial para o seu inimigo, Marechal Costa e Silva, por ser tido como um militar de temperamento "moderado". Após a queda do avião, muitas suspeitas foram levantadas a respeito da morte de Castelo Branco.

O que você achou destas teorias da conspiração? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+