• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 teorias inacreditáveis envolvendo a Antártida

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      22/04/19 às 17h30

Ao contrário do pensamento dominante, o polo sul de nosso planeta não é apenas constituído por água congelada. É possível vislumbrar uma imensidão de possibilidades, incluindo o continente chamado "Antártida" ou Antártica. Lá, as crônicas não são de gelo e fogo... mas sim de gelo ao quadrado (não foi dessa vez, G. R. R. Martin). É praticamente impossível viver na região sem equipamentos especializados e construções habitavelmente seguras e, por isso, inúmeras teorias da conspiração imergem na história gelada do extremo sul. Sem contar que a palavra "Antártida" tem origem no continente perdido da mitologia grega - Atlântida, o que multiplica ainda mais qualquer tipo de teoria sobrenatural ou ao menos inexplicável. Está pronto para conhecer 7 teorias inacreditáveis envolvendo a Antártida?

Mas, olha, eu já alerto: o continente é o alvo perfeito para histórias que a ciência está longe de explicar. Tanto pela localização remota, quanto pelo desconhecimento da região. Existem teorias da conspiração de toda e qualquer categoria, desde alienígenas à bases secretas do governo. Não esquecendo, também, de algumas pirâmides estranhas que são o cenário para ainda mais narrativas. Vamos para algumas delas, então:

1. Pirâmides na Antártida

Em 2016, a Internet foi à loucura depois que três pirâmides foram descobertas na Antártida. Elas medem mais de 1.220 metros (4.000 pés) de altura, tornando-as cerca de 10 vezes maiores que a altura da famosa Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Tal descoberta foi estranha, considerando que não há registro de que alguma civilização antiga existiu na Antártida. Além disso, tamanha construção maciça teria exigido recursos e mão de obra bem planejada.

No entanto, os teóricos da conspiração "mergulharam" na ideia, alegando que as pirâmides foram construídas por alguma civilização antiga ainda não descoberta que viveu na Antártica há 100 bilhões de anos. Eles dizem que a Antártica estava na Linha do Equador na época, então as condições de vida eram mais toleráveis. Também acrescentaram que o governo estava (ou ainda está) tentando esconder informações e até bloqueou fotos das pirâmides no Google Earth.

Desmistificando: os cientistas afirmam que as supostas pirâmides são fenômenos causados pela queda da erosão nas laterais de montanhas.

2. Base secreta de Hitler

Outra teoria da conspiração vai mais além e cogita a existência de uma base secreta nazista. Essa ideia começou depois que teóricos da conspiração descobriram que os nazistas haviam lançado uma expedição à Antártida em 1938, que supostamente consistia em vários navios militares e científicos.

Enquanto estavam lá, eles supostamente descobriram várias cavernas e rios subterrâneos. A maior teria sido convertida em uma cidade secreta onde viviam com os Illuminati. Alguns teóricos da conspiração especulam que Hitler fugiu para essa base secreta depois de perder a guerra. Essa é uma das teorias inacreditáveis envolvendo a Antártida.

3. Antártida é Atlântida (ou algo do tipo)

Alguns teóricos da conspiração afirmam que a lendária Atlântida está sob a Antártida. Curiosamente, a ideia começou nos anos 1950, depois que o historiador Charles Hapgood sugeriu que a Antártida abrigava uma antiga civilização desconhecida. A crença de Hapgood dependia da teoria de que a Antártida não estava coberta de gelo 11.600 anos atrás.

Alguns conspiradores acrescentaram que a civilização era na verdade a Atlântida, que atualmente permanece coberta de gelo. Em 1995, Graham Hancock afirmou em seu estudo, Impressões Digitais dos Deuses, que o povo da Atlântida havia migrado da Antártica para fundar os impérios asteca, maia e egípcio.

4. Icebergs alienígenas

Engraçado que tudo o que nos foge da compreensão acaba caindo no colo dos alienígenas - pobres coitados. Os cientistas revelaram a existência de icebergs quase perfeitamente retangulares na Antártida. Eles são muitas vezes enormes e às vezes visíveis do espaço. No entanto, o formato é tão bem desenhado que parecem ter sido construídos por algo ou alguém.

Os cientistas os chamam de icebergs tabulares. Eles são, naturalmente, formados quando parte de um iceberg se quebra a ponto de formar outros menores. Os teóricos da conspiração não acreditam nisso e já chegaram a afirmar que eles foram feitos por humanos ou... alienígenas.

5. And now my watch begins

Há uma estranha teoria de que toda a Antártida e o Pólo Sul não existem. Essa crença é mais comum entre os que acreditam que nosso planeta é plano. A hipótese está ligada na crença de que o Pólo Norte está no centro do mundo enquanto o Pólo Sul rodeia a Terra.

De acordo com os planadores, a Antártida é na verdade uma parede espessa com cerca de 30 a 60 metros de altura que circunda nosso planeta. A estrutura impede tudo de cair sobre a borda, como uma simbólica construção de gelo a la Game of Thrones. Os planadores dizem que não podemos confirmar a existência do bendito muro, porque os governos mundiais e as Nações Unidas têm estritas zonas de exclusão aérea e não-navegação ao redor da Antártida.

Cadê o João das Neves quando a gente precisa dele? Essa é uma das teorias inacreditáveis envolvendo a Antártida, mas acredito que o João sabe nos explicar. Agora ele sabe das coisas.

6. Entrada da Terra

No início deste ano, foi relatado que cientistas da NASA e do Centro Aeroespacial Alemão haviam descoberto uma cratera sob o pergelissolo da Antártida. A busca é fruto de uma análise imagética de satélite da Antártida em 2006. Os cientistas acreditam que a cratera foi formada por um dos asteroides que atingiu a Terra há milhões de anos e causou a extinção dos dinossauros.

No entanto, os teóricos da conspiração não pensam assim. Eles sugeriram que a cratera é parte da base nazista secreta (e lá vamos nós...). Outros acreditam que a cratera foi descoberta durante uma operação da Marinha dos EUA para encontrar a entrada na Terra.

7. Base secreta de OVNIS

Existem duas crateras ao longo da costa da Antártica. As duas mergulham fundo na superfície do pergelissolo como se algo tivesse entrado. Os teóricos da conspiração se apressaram em sugerir que as crateras são as entradas para uma instalação secreta do governo, uma base alienígena ou a base secreta nazista mencionada anteriormente. O melhor dos três mundos: teorias da conspiração envolvendo alienígenas, nazistas e FBI.

Scott Waring, um teórico da conspiração, disse que as crateras foram formadas por um OVNI enterrado no pergelissolo. Ele afirmou ter visto o objeto na imagem original que visualizou no Google Earth. No entanto, Waring explicou que o OVNI não é mais visível porque o Google editou a imagem original.

De teorias, a Antártida está transbordando. E você, já conhecia alguma delas? Sabe de outra que poderíamos ter acrescentado? Não deixem de comentar!

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+