• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 terríveis eventos na história que mataram milhares de pessoas

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      16/10/17 às 17h27

Ao longo dos séculos eventos violentos tem devastado a humanidade. Tendo em vista de que alguns deles aconteceram a muito tempo atrás, estudiosos não são capazes de estimular o número de mortos.

Quando falamos dos piores desastres naturais até hoje, estamos nos referindo em sua maior parte a terremotos e inundações os quais os historiadores podem fornecer o número de mortes: já mataram um total estimado de 10 milhões de pessoas. A China lidera o ranking. Nada mais do que cinco dos dez desastres naturais que mais mataram até hoje ocorreram no país. Bom nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores 7 terríveis eventos na história que mataram milhares de pessoas. Confira:

1 - Terremoto em Aleppo, na Síria

O abalo atingiu Aleppo, maior cidade da Síria na época, em 11 de outubro de 1.138. Baseado em dados geológicos, as estimativas modernas dão ao terremoto a magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Registros históricos sugerem que aproximadamente 230 mil pessoas vieram a falecer.

2 - Exército dos EUA despejou 20 milhões de litros de produtos químicos no Vietnã entre 1962 e 1971

Durante a Guerra do Vietnã, o exército dos EUA pulverizou 20 milhões de litros de produtos químicos, incluindo o "Agente Laranja", nas florestas e terras agrícolas do Vietnam e países vizinhos, destruindo deliberadamente alimentos armazenados e a ecologia da floresta, e devastando a vida de centenas de milhares de pessoas inocentes.

O Vietnã estima que, como resultado do ataque químico, 400 mil pessoas foram mortas ou mutiladas, 500 mil bebés nasceram com deficiências congênitas, e 2 milhões foram vítimas de doenças cancerígenas ou outras doenças. Em 2012, a Cruz Vermelha estima que um milhão de pessoas no Vietnam possuem deficiências ou problemas de Saúde relacionados com o "Agente Laranja".

3 -Terremoto de Tangshan, na China

Em 28 de julho de 1976, habitantes da cidade industrial de Tangshano presenciaram um dos piores terremotos registrados do século 20. O governo chinês registrou em primeiro momento um número de 665 mil mortos, mas esse dado foi posteriormente reestimado para cerca de 242 mil pessoas mortas.

4 - Bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki

No fim da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram por ordem do presidente Harry Truman uma bomba atômica contra Hiroshima, deixando cerca de 140 mil mortos. Três dias depois, outras 74 mil foram mortos por outra bomba, em Nagasaki, forçando a rendição japonesa meses após a derrota da Alemanha nazista.

5 - Ciclone da Índia

Em 25 de novembro de 1839, o que foi nomeado como "Ciclone da Índia" chegou à aldeia portuária de Coringa, localizado no estado de Andhra Pradesh, na Índia. O ciclone causou uma onda de 40 metros, que devastou uma grande parte da vila. Cerca de 20 mil pessoas morreram afogadas no mar. Um total de 300 mil pessoas faleceram em decorrência do ciclone.

6 - Inundação do Rio Amarelo, na China

Em setembro de 1887, o Rio Amarelo invadiu com suas águas os diques na província chinesa de Henan. A enchente destruiu 11 grandes cidades do país, deixando milhões de pessoas desabrigados. As águas cobriram cerca de 130 mil quilômetros quadrados. Estimasse que 900 mil a 2 milhões de pessoas morreram.

7 - Inundações na China Central

morreram

Essa foi considerada o pior desastre natural da história, e ocorreu na região central da China. Em 1931, o rio Yangtze transbordou e causou uma série de inundações. Como resultado disso, um número estimado de 3,7 milhões de pessoas morreram de doenças, afogamentos e fome.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, mais de 51 milhões de pessoas, um quarto da população da China na época, foram direta ou indiretamente afetadas pelas inundações.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+