• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 testes médicos que você pode fazer em casa

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      07/01/19 às 14h56

Cuidar da saúde é um cuidado que todos temos que ter.Ir ao médico com uma certa frequência é importante para que possamos acompanhar como anda a nossa saúde e ver se algo precisa ser feito a respeito. Nosso corpo nos mostra sinas quando não está bom e temos que ficar alerta para saber identificá-los.

E com o tempo corrido de todos nós, com as obrigações do dia a dia, pode ser difícil achar um tempo para encaixar uma visita ao médico. Mas isso não é problema, porque podemos observar nosso corpo entre as consultas ao médico. Isso pode ser feito com testes rápidos que você pode fazer em casa e que podem revelar uma doença grave antes que os sintomas mais severos apareçam. Listamos aqui alguns desses testes.

1 - Doenças cardíacas e pulmonares

Esse teste é simples. Basta dobrar os dois dedos indicadores e pressionar unha com unha. Entre eles, tem que ter um pequeno losango, se você conseguir vê-lo tudo certo. Mas se não existe esse espaço entre eles, isso pode ser um sintoma de baquetas. Tudo porque o baixo teor de oxigênio no sangue causa o espessamento das falanges. Essa deficiência pode ter vários motivos e alguns podem ser doenças do coração, pulmão ou uma inflamação gastro intestinal.

2 - AVC e demência

Aqui você vai levantar uma perna até que sua coxa fique paralela com o chão e tentar aguentar por 20 segundos ou mais. Se você conseguir, isso é um sinal de que você não terá um derrame ou uma demência precoce. E se você tem uma dificuldade de se equilibrar em uma perna, isso pode indicar que os pequenos vasos do cérebro têm alguns possíveis danos.

3 - Anemia

Para ver se você está em um estado anêmico, basta olhar a cor da pálpebra inferior. A cor delas é, normalmente, um rosa brilhante e quando alguém está com um estado anêmico, ela fica em um tom rosa pálido ou até mesmo amarelado. Se uma pessoa tem anemia, isso faz com que os músculos e os tecidos recebam pouco oxigênio e não consigam trabalhar a 100%.

4 - Deficiências hormonais

Segundo os médicos, perder de 50 a 100 fios de cabelo é normal, mas para ver quando tem que ficar alerta com sua saúde é bem simples. Com o cabelo seco e limpo, peque uma mecha de cabelo e puxe, mas não muito forte. Se saírem dois ou três fios está tudo certo, mas se vierem mais fios na sua mão é bom procurar um médico. Essa queda de cabelo pode ser estresse ou sérios problemas de saúde.

5 - Síndrome do túnel

Conhecida como síndrome do túnel do carpo, ela ataca pessoas que trabalham em escritórios, artistas ou motoqueiros. Ela acontece quando o tecido circundante aperta o nervo mediano. O teste é levantar os braços até que os antebraços fiquem paralelos ao rosto. Tente alcançar, com as pontas dos dedos, a palma da mão. Fique na posição de um a dois minutos. Se você conseguir não sentir um formigamento, dormência ou dor nos pulsos, está tudo certo, mas caso sinta, isso pode ser um alerta.

6 - Diabetes

Para esse teste é preciso uma pessoa para ajudá-lo. O seu amigo tem que tocar seu pé e seus dedos com a ponta e a borracha do lápis e você tem que falar, sem olhar, onde está sendo tocado. Caso os toques não forem sentidos, isso quer dizer que as terminações nervosas dos pés funcionam mal.

7 - Audição

Esse teste tem que ser feito em uma sala silenciosa. Para fazê-lo, basta esfregar os dedos juntos perto do ouvido. Depois, aumente a distância até uns 15 centímetros do ouvido. Esfregue a mão de novo. Se você conseguir ouvir o som, isso mostra que sua audição está boa. Esse teste tem que ser feito nos dois ouvidos.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+