icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 tipos de utensílios tóxicos que podem estar te matando

POR Mateus Graff EM Curiosidades 09/11/18 às 15h06

capa do post 7 tipos de utensílios tóxicos que podem estar te matando

Quando pensamos em coisas que fazem mal à nossa saúde, as primeiras coisas que vêm na nossa cabeça são uso excessivo do celular, cigarro bebidas alcoólicas e alimentos que fazem mal à saúde. Mas o que pouca gente sabe é que os vilões podem estar embaixo do nosso nariz, sem que a gente perceba. Por exemplo, sabia que as panelas de teflon oferecem riscos à saúde?

Ou mesmo que algumas vasilhas para guardar alimentos podem trazer malefícios para o nosso corpo? Tendo em mente que pouca gente sabe disso, separamos para vocês essa lista com os 7 tipos de utensílios tóxicos que podem estar te matando:

1 - Vasilhas para guardar alimentos

Existem muitos recipientes de plástico que contêm produtos químicos em sua composição, como ftalato, que pode afetar os sistemas endócrino e reprodutivo. Ah, essa substância também pode aumentar a pressão de uma pessoa e a resistência à insulina em pessoas que estão na puberdade. O ideal é tentar usar sempre recipientes de vidro ou vasilhas de polietileno ou polipropileno.

2 - Panela antiaderente

Testes em animais já foram feitos e apontaram que o ácido perfluoro-octanóico (presente no teflon) pode causar câncer. O fato é que o teflon pode se soltar durante o preparo de um alimento e ingerido. O ideal é usar panelas de aço inoxidável e óleos vegetais para o alimento não grudar.

3 - Garrafas de plástico

Os produtos químicos tóxicos presentes nas garrafas de plástico podem se soltar no líquido. Muitas garrafas atualmente estão sendo fabricadas sem o fisfenol A (BPA), mas esse não é o único produto químico presente nessas embalagens. A dica é tentar passar o líquido para um recipiente de vidro ou de aço inoxidável.

4 - Desodorizadores de ambiente

Sabe aqueles sprays que a gente compra para deixar a casa mais cheirosa? Pois é, eles têm uma ação prolongada graças ao ftalato. Com o passar dos anos, o ftalato passou a ser usado em menos quantidade, mas isso não quer dizer que ele não possa trazer problemas. Os homens, por exemplo, podem ter problemas na reprodução e até alterações hormonais.

5 - Papel higiênico perfumado

Pode parecer loucura, mas acreditem, é real. Caso você veja na embalagem do papel higiênico que o produto é perfumado, isso indica que existem ftalatos e outras substâncias prejudiciais na sua composição. Mesmo que os efeitos dos ftalatos sejam decorrentes da inalação, pelo contato da pele também pode trazer os efeitos. O indicado é escolher os produtos mais simples e de preferência sem perfume.

6 - Toalhas de teflon

Mas como diabos as tolhas de teflon podem ser prejudicial à saúde? Bom, o problema é que essas toalhas têm um alto nível de cumbo, um metal neurotóxico muito perigoso para as crianças e mulheres grávidas. Prefira usar as toalhas de tecido de algodão e linho.

7 - Tapetes antiderrapantes

Aqueles tapetes antiderrapantes têm ftalato e cloro em sua composição. Os cientistas da ONG americana Healthy Stuff indicam não usar qualquer produto que contenha vinil ou PVC.

E você, sabe de mais algum utensílio da nossa casa que pode ser tóxico? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest