icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 traços de personalidade mais difíceis de mudar

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/09/18 às 18h44
capa do post 7 traços de personalidade mais difíceis de mudar

A teoria dos traços de personalidade é uma das principais abordagens para se estudar a psicologia da personalidade humana. Os teóricos desse estudo se interessam na mensuração dos traços que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e sentimento.

A nossa personalidade nos define, e nem só de coisas boas ela é feita. Quem não conhece aquela pessoa com uma personalidade difícil que às vezes, ou quase sempre, é deixada de fora da lista de convidados de uma festa por ser uma pessoa impossível de lidar?! É sempre importante olhar para nós mesmos e ver o que podemos mudar. Mas será que realmente mudamos? Esses são alguns dos traços de personalidade mais difíceis de serem alterados.

1 - Mentir

Contar uma mentirinha ou outra, todos nós fazemos. Existem maneiras para se detectar uma mentira, mas há aquelas que contamos por medo de ferir o sentimento de alguém, a famosa 'mentira branca'. Até aí tudo bem, mas quando contar mentiras vira algo que prejudica o seu dia a dia, suas relações e sua credibilidade já é um traço que precisa ser revisto.

E uma pesquisa da Universidade de Harvard e de Utah viu que o momento que estamos mais propensos a contar mentiras é na parte da tarde e menos na parte da manhã. Ser um pouquinho Pinóquio pode ser difícil de mudar, mas é preciso caso isso prejudique.

2 - Vitimizar-se

Todos nós, ou a maioria, quando estamos diante de um problema nos fazemos de vítima. E sempre se vitimizar é um traço que precisa ser repensado.

É difícil querer sair da situação de vítima onde todos estão te ajudando, mas é preciso. Pode ser um clichê, mas é a mais pura verdade: existem pessoas lutando para se curar de uma doença, querendo saber de onde virá o próximo prato de comida, então seu vitimismo pode não ser tão necessário assim.

3 - Timidez

Ser tímido pode ser limitador. Pessoas mais introvertidas tendem a ficar sozinhas e não quererem socializar muito. Existem aqueles que eram tímidos em uma parte da vida e depois conseguiram vencê-la, mas isso é raro.

A timidez é um dos traços mais difíceis de se mudar porque o cérebro nos diz constantemente que é mais seguro se manter quieto e longe da multidão. Então se você conseguiu vencer sua timidez se considere um campeão. Se você é tímido faça pequenos esforços diários para tentar reverter um pouco a situação.

4 - Rancor

Se você é daqueles que lembra que uma pessoa te renegou um pastel quando você tinha cinco anos e até hoje não conseguiu perdoá-la, você precisa seriamente rever seu posicionamento. Pessoas rancorosas tendem a ter mais problemas de saúde porque quando pensamos de forma negativa sobre alguém que nos fez mal, isso desencadeia sentimentos ruins e um maior nível de estresse.

Um estudo feito em 2000 mostrou que aquelas pessoas que perdoam tendem a ter menos problemas de saúde do que aqueles que guardam rancor. É um traço de personalidade difícil de mudar, mas pode-se trabalhar isso para tentar minimizá-lo.

5 - Agressividade

Pessoas agressivas geralmente têm reações exageradas com situações que, geralmente, não precisariam de tanto para ser resolvida. Essas pessoas podem ser mal humoradas e reagirem de forma negativa quando são insultadas. Esse traço de personalidade é difícil de ser mudado, mas quem convive com eles têm que tentar acalmar a fera e tentar aos poucos ir mudando o jeito dessa pessoa de lidar com as coisas.

6 - Pessimismo

Ter a certeza de que tudo dará errado provavelmente atrairá coisas negativas. As pessoas que sempre tendem a enxergar o pior das situações têm um traço muito difícil de ser mudado. Não importa o que elas forem fazer, o erro e, a certeza do fracasso já estão lá. Isso pode acabar deixando as pessoas ao redor do pessimista também com pensamentos negativos o que, claramente, é ruim para todos os envolvidos.

7 - Perfeccionista

A pessoa com esse traço pode ser tão negativa quando aquelas pessimistas. Elas estão sempre na busca pela excelência, são muito exigentes e focam muito em seus erros o que pode as impedir de realizar qualquer trabalho. O perfeccionismo pode até chegar a ser uma doença em alguns casos.

Perfeccionistas têm que tentar mudar um pouco sua personalidade e tentar deixar as coisas acontecerem naturalmente e ver a qualidade dos seus trabalhos para que não foquem somente em seus erros.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest