icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 tradições culturais únicas que estão prestes a desaparecer

POR Magno Oliver    EM História      03/06/16 às 18h50
capa do post 7 tradições culturais únicas que estão prestes a desaparecer

Elas são conhecidas por serem repassadas de geração em geração, de pai para filho, por conta de costumes, comportamentos, rituais, crenças, eventos e vários tipos de práticas.

Você sabia que pelo mundo à fora existem as mais estranhas e exóticas tradições de Ano Novo e até mesmo as de pós-morte no mundo? Estas matérias nós já mostramos para você, aqui no site da Fatos Desconhecidos.

Algumas tradições culturais das mais diversas nações se tornaram tão populares que ganharam fama no mundo todo por conta de algum fator peculiar que chamou a atenção das pessoas ou que perduraram por anos e se mantém até hoje.

Só que a vida é um eterno sobe e desce e muitas vezes essas tradições podem passar por algum tipo de crise. Algumas delas acabaram perdendo força por conta de diversos fatores, como a falta de interesse em dar continuidade no que se era mantido, economia atrapalhando etc.

Nossa redação separou para você uma listinha com sete tradições culturais únicas que estão prestes a desaparecer e você nem sabia. Confira aí quais são elas:

1 - Música clássica Hindustani - Agra Gharana - Índia

Essa tradição musical se chama Agra Gharana, uma das principais formas de música clássica Hindustani. Essa forma de tradição musical está perdendo forças na comunidade por conta da diminuição do número de ambos os clientes e os profissionais que cantam este estilo.

Além disso, as instituições educacionais do país são mal sucedidas em reavivar o interesse na música clássica Hindustani.

2 - Pesca Stilt - Sri Lanka

Essa tradição de pesca no Sri Lanka começou na época da Segunda Guerra Mundial, quando a comunidade utilizava os destroços de aviões e navios para capturar peixes.

Ao longo do tempo, eles passaram a fazer isso em estacas feitas de paus e cordéis erguidas em águas rasas. Mas depois de um tsunami em 2004, as linhas costeiras do país ficaram afetadas e muitos pescadores passaram a abandonar a tradição se voltando para outros tipos de trabalhos como a agricultura ou a venda de peixe no mercado.

3 - Vidraria da Romênia

Os vidros tradicionais da Romênia são considerados um dos melhores do mundo e vendido em lojas de luxo na Europa e nos EUA.

Muitos produtos são feitos com o vidro de lá, mas mesmo com essa reputação e tradição histórica tão famosa, os artesãos de lá estão perdendo o interesse em seguir esta arte com vidro.

4 - Equitação

A equitação é uma atividade que tem suas raízes bem profundas em solo francês. Segundo o relatório da Unesco, a equitação está deixando de ser uma tradição de bom relacionamento entre homens e animais por conta da falta de pessoas interessadas em manter a tradição do país.

5 - Chapéu Panamá - Equador

Os chapeus Panamás são conhecidos como Montecristis e não são fabricados no Panamá. Eles são feitos em uma vila rural no Equador chamada Pile.

O acessório era produzido em uma indústria local, mas a tradição da produção dele começou a cair depois que a China começou a também produzir em massa só que feitos de papel. A produção do chapeu Panamá desanimou os tecelões do Equador que estão buscando outras fontes alternativas de vida.

6 - Tatuagem das Tribos Kalingas

Esse método consiste em tatuar os guerreiros tribais mais destemidos usando apenas varas de bambu e uma fruta cítrica conhecida como calamansi.

Estas tatuagens funcionavam como uma espécie de decoração visual para a tribo Kalinga que significavam honra, orgulho e dignidade. E essa cultura de pintura corporal está acabando porque apenas uma mulher chamada Apo Whang, de 93 anos de idade, é considerada a última artista de tatuagem tradicional das Filipinas.

7 - Tecelagem de Laos

Em Laos, a técnica de tecelagem é tradicional, famosa e utilizada pelos antepassados por centenas de anos. E mesmo com o aumento de turistas no país, a indústria têxtil acabou sendo afetada de forma negativa, pois o aumento da procura pelos tecidos produzidos lá fez com que os comerciantes recorressem a produtos não originais para tentar atender à demanda.

E essa falsificação acabou fazendo com que as pessoas parassem de comprar os tecidos de lá por conta da dificuldade em identificar o que é falsificado e o que é autêntico.

O que achou destas tradições culturais que estão prestes a desaparecer? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest