icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 tradições que estão quase desaparecendo do mundo

POR Gustavo Camargo EM Curiosidades 22/06/17 às 17h19

capa do post 7 tradições que estão quase desaparecendo do mundo

Independentemente dos costumes que você tenha, constantemente você encontra alguém que faça coisas diferente de você. Atualmente no mundo existem diversas tradições culturais como: crenças, comportamentos, costumes, rituais, eventos e práticas do passado que foram ensinados de geração em geração.

Mas a verdade que alguns costumes são acabados deixados de lado ou até mesmo totalmente esquecidos. Algumas tradições acabam tendo significados simbólicos com um propósito cultural e outros de extrema importância com o intuito político. E quando mais o tempo passa as pessoas começam a adotar novas atitudes e formas de pensar. Algumas tradições acabam sobrevivendo mesmo com o passar do tempo, já outras acabam desaparecendo e sumindo de vez.

Pensando nisso listamos para vocês algumas tradições que se pararmos para analisar estão quase desaparecendo do mundo:

1 - Tatuagens de Kalinga

Batuk era o nome desse estilo de tatuagens, não eram vistos simplesmente como decoração, elas significavam orgulho, honra e dignidade. Só recebiam essas tatuagens apenas guerreiros que cortassem a cabeça do inimigo e trouxessem de volta para a vila.

Apo Whang od, de 93 anos de idade é uma mulher das montanhas de Kalinga, ela é a suposta última tatuadora tradicional das Filipinas.

2 - Vidro tradicional da Romênia

O vidro tradicional é muito comercializado em toda Europa e nos Estados Unidos. É uma obra de arte em termos de sofisticação. Apesar de ser muito valorizado, esse método corre sérios riscos de extinção devido à grande diminuição do número de artesãos interessados a aprender o método.

3 - Fika da Suécia

Fika era um costume muito seguido na Suécia, se trata basicamente de tomar uma xícara de café em uma pastelaria. Totalmente o contrário da versão nos Estados Unidos, onde as coisas são feitas de forma rápida, essa tradição da Suécia tem como objetivo fazer as pessoas parar um pouco, diminuir a velocidade de suas vidar, encontrar um momento para relaxar com uma xícara de café. Aparentemente essa tradição parece estar com os dias contados. As pessoas já não a consideram como uma cultura nacional, a vida moderna acabou fazendo as pessoas não terem tempo nem para um cafezinho.

4 - Pesca palafitas

Essa cultura só começou a existir durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época eles acabaram usando destroços de aviões como ferramentas para pesca. Conforme o tempo passou eles aprenderam a construir palafitas (pequenas estruturas de madeira) em recifes de corais. Essas palafitas eram compostas de varas e cordéis e os pescadores se sentavam encima onde poderiam pousar e escolher sabiamente que peixes pegariam. Mas em 2004, o local que esses homens faziam a pesca foi atingida por um tsunami, o que acabou ocasionando a grande mudança na costa do país, fazendo assim uma menor variedade de peixes na região. Após o desastre muitos pescadores abandonaram a tradição.

5 - Ama Diving

Essa é uma antiga tradição japonesa que se trata basicamente de capturar peixes e até mesmo outras criaturas do mar sem o uso de equipamentos de respiração. O que realmente torna essa tradição diferente é que as únicas pessoas que podem participar são mulheres. Infelizmente está a beira da extinção. Muitas mulheres acabaram repensando se compensava fazer tal tradição, já que uma vez que estavam no mar, estavam arriscando suas vidas.

6 - Tradicional Daygon

"Daygon" ou "Louvor pelo nascimento" é uma tradição musical que acontece no natal popular, nas Filipinas. Essa tradição tenta retratar o nascimento de Jesus Cristo. Esse costume está cada vez mais perto da extinção por falta de interesse da geração mais jovem, o que acaba perdendo muito espaço por músicas ocidental moderna.

7 - Chapéus do Panamá

Esses chapéus foram originalmente fabricados no Panamá. Eles eram feitos em uma vila rural no Equador chamado Pile. Esse simples chapéu fortaleceu a indústria de tecelagem por muito tempo, até que a China, começou a produzir mais baratos os chapéus feitos de papel, o que fez a indústria de tecelagem do Equador quase falir e fazer as pessoas terem de fazer outras coisas de suas vidas.

E ai, conhece algum outro costume que esteja sumindo? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens CulturaMix
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest