• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tradições que são muito mais recentes do que imaginamos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/11/18 às 13h58

Tradições são presentes em nossas vidas quase que desde que nos entendemos por gente e também são uma parte boa da sociedade. E só de ouvirmos a palavra 'tradição', logo, nos remetemos a algo antigo que já perdura por muitos anos.

Mas a verdade é que tem algumas tradições que começaram numa época mais recente do que você imagina. Normalmente, apenas supomos que as tradições foram inventadas há anos e as seguimos, mas algumas são bem próximas de nós. Listamos aqui algumas dessas tradições recentes.

1 - Anel de noivado

Essa tradição, que todos conhecemos, começou nas décadas de 1930 e 1940 como estratégia de marketing dos anunciantes para aumentarem a venda de diamantes. Para que as empresas conseguissem fazer com que as pessoas quisessem gastar muito dinheiro em uma mercadoria que antes era pouco atraente, a tradição do anel de noivado surgiu e se instalou quase que como uma obrigação antes do casamento.

2 - Brinquedos

É certo que brinquedos já existiam desde muito tempo, mas os brinquedos designados por gênero são datados dos anos 1980. Ao longo da história, as crianças brincavam com o mesmo tipo de brinquedo. Os catálogos de brinquedos na década de 1980 começaram a separar os brinquedos por gêneros e os corredores azul e rosa começarem a ser uma realidade.

3 - Parabéns

Você já deve ter visto tanto em programas de TV, quanto em restaurantes, que às vezes as músicas cantadas na hora do parabéns são diferentes, e isso não é porque as pessoas estão sendo criativas. A música considerada padrão para a hora do parabéns, o 'happy birthday' foi escrito recentemente, tanto que ela entrou no domínio público somente em 2016. Ela foi escrita na metade do século XX.

4 - Doces ou travessuras

O halloween é originário da Idade Média e foi reinventado pela Igreja Católica. Mas algumas tradições também foram reinventadas. A tradição das crianças saírem nas ruas e irem de casa em casa pedir doces ou travessuras teve início nos anos 1930, parou por 20 anos, por causa da Segunda Guerra Mundial, e depois voltou e se estabeleceu como uma tradição do feriado.

5 - Sábados

Desde muito tempo, quando o cristianismo dominou o mundo ocidental, as pessoas trabalhavam seis dias na semana e descansavam domingo por causa dos cultos religiosos que aconteciam nesse dia. No final do século XIX e começo do XX, os sindicatos foram tendo mais poder e exigiram outro dia de folga. Umas das primeiras empresas a concederem esse outro dia de folga foi a Ford.

6 - Restaurantes

Você pode achar que o hábito de comer fora seja uma coisa sofisticada e que sempre existiu, mas esse não é bem o caso. A criação dos restaurantes remonta à Revolução Francesa. Depois que a maioria dos ricos da França ficaram pobres e não tinham mais dinheiro para contratar chefs e serviçais pessoais, eles se juntaram para fazer refeições em massa para as pessoas comuns. Quando eles viram que poderiam ganhar dinheiro com aquilo, o conceito de restaurante que conhecemos hoje se espalhou.

7 - Xis

A fotografia já está quase completando dois séculos de existência e desde a sua invenção até os dias de hoje muita coisa mudou. Antigamente, eram vistas com maus olhos as pessoas que sorriam em fotos. Algumas teorias dizem que talvez fossem resquícios da época da pintura, talvez fosse o tempo que se levava para tirar uma foto ou talvez porque as pessoas tinham dentes ruins. Em todo caso, o hábito de sorrir em fotos é uma tendência moderna.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+