• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 transtornos mentais extremamente raros que você não conhecia

POR Erik Ely    EM Curiosidades      01/12/19 às 20h00

Para se ter uma ideia, as condições de saúde mental afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. E sem ajuda médica especializada, todo o tratamento se torna ainda mais difícil. No entanto, a popularidade de alguns distúrbios como depressão e TDAH tem feito com que mais e mais pessoas busquem ajuda. Contudo, ainda há alguns transtornos mentais extremamente raros, que não estamos tão familiarizados.

Logo, esses transtornos mentais mais raros são tão incomuns quanto são trágicos. Mas com as informações adequadas, podemos desmistificar cada um dos casos. Por isso, resolvemos listar alguns dos transtornos mentais,extremamente raros, que você não conhecia.

1 - Síndrome de Lima

Sequestradores que simpatizam com suas vítimas? Esse é o caso da síndrome de Lima. Podendo ser um tanto quanto contraditório, essas pessoas acabam por tratar o sequestrado como um ente querido seu.

Em casos como esse, os sequestradores não querem machucar seus reféns. Mas, para além disso, também podem se sentir atraídos pela vítima. Chegando a prometer uma segurança maior, e inclusive, podendo libertá-la.

2 - Síndrome de Diógenes

É comumente encontrado em pessoas mais idosas. Nesses casos, essas pessoas querem ficar sozinhas com sua acumulação. Você se torna possessivo com tudo que está ao seu redor, inclusive com lixos e até animais.

3 - Síndrome de Paris

Esse é um dos distúrbios mais incomuns que podemos encontrar. Podendo ser encontrado em turistas que visitam Paris ou outros lugares turísticos que sejam idealizados. Nesses casos, há um choque extremo ao descobrir que o local não era aquilo que se pensava. E o que vem em seguida, pode atingir estágios de delírio, alucinações ou sentimentos de perseguição. Também pode ser entendido como um estágio avançado de um choque cultural.

4 - Síndrome de Stendhal

Também é conhecida como hiper culturemia ou Síndrome de Firenze. Se caracteriza como uma doença psicossomática, em que não se recomenda olhar uma pintura por muito tempo. Em outras palavras, ela aparece no choque de se deparar com obras de arte de valor extraordinário. Podendo causar aceleração do coração, vertigens, desmaio e até alucinações.

5 - Síndrome de Jerusalém

Ao visitar lugares onde há um grande fervor religioso, como a cidade de Jerusalém, por exemplo, é possível que se desenvolva a síndrome. Isso pode ocorrer com mais intensidade em pessoas já possuam outros transtornos mentais. E podem desencadear delírios psicóticos e uma obsessão por temáticas religiosas.

6 -  Síndrome de Capgras

Também conhecida como Delírio de Capgras, é um transtorno raro e causa uma ilusão na pessoa. Geralmente, atinge a forma como você enxerga um familiar ou cônjuge, em que você possui a certeza de que aquela pessoa foi substituída por um impostor. Além de pessoas, a síndrome também pode afetar lugares e objetos.

7 - Síndrome de Cotard

No caso desse transtorno, a pessoa acredita que já está morta. Em casos mais avançados, ela pensa não existir ou mesmo, que perdeu seu sangue ou órgãos internos. Também é possível que, em casos assim, a pessoa negue que uma parte do seu corpo existe, como uma perna ou braço. O que, com o tempo, pode desenvolver uma depressão psicótica e hipocôndria.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+