icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 transtornos que afetam apenas determinadas culturas

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 22/02/18 às 13h30

capa do post 7 transtornos que afetam apenas determinadas culturas

O mundo inteiro enfrenta diversos problemas, mesmo que alguns sejam singulares e somente vividos em determinados países. É claro que existem ainda as ameaças mundiais, como algumas doenças, a violência, mesmo alguns países tendo uma taxa maior do que a dos outros e os riscos de fenômenos naturais.

Esses perigos podem estar em qualquer lugar, visto que a qualquer momento podemos ser atingidos por uma força da natureza destruidora. No entanto, como afirmamos acima, há transtornos que só atingem algumas culturas e somente eles conseguem lidar com tais acontecimentos. Tendemos a acreditar que as diversas doenças podem estar em qualquer lugar, porém, algumas regiões lidam com alguns tipos sozinhas e isoladas.

1 - Síndrome do Marido Aposentado

O Japão se destaca muito por sua ética de trabalho. Muitas pessoas passam muitas horas em seus serviços. Os casais negligenciam seus casamentos em favor dos negócios e, uma vez que os homens se ausentam, encontram alguns tipos de problemas. Uma vez que esses casais se aposentam e começam a passar mais tempo juntos, tendem a agir como se estivessem se conhecendo.

Os argumentos se acumulam e isso pode ser negativo, visto que a taxa de divórcio no país aumentou 27% nos últimos dez anos. As mulheres não conseguem lidar muito com essa nova rotina e acabam ficando estressadas, assim desenvolvendo diversos problemas de saúde. Por esse motivo, muitos jovens optam por ficarem solteiros por mais tempo.

2 - Síndrome do Novo Mundo

Diversas pessoas gostam de passatempos "sedentários", como assistir TV ou jogar Videogame. Isso acontece principalmente nos Estados Unidos. A comida do país é conhecida por ser muito rica em gorduras e calorias. O estilo de vida norte-americano é taxado como Síndrome do Novo Mundo. Inicialmente, os nativos se alimentavam de frutas e peixes, ou seja, coisas mais saudáveis. Até a chegada dos ingleses que levaram consigo o álcool e as demais comidas.

O resultado disso foi o pico maciço de diabetes e doenças cardíacas. Muitas pessoas morrem precocemente por causa das doenças, inclusive, uma pessoa na casa dos cinquenta já é vista como muito velha. Cerca de 85% da população é classificada como obesa. A Síndrome do Novo Mundo também introduz a ideia de que as pessoas possam ser obesas e desnutridas.

3 - Latah

Latah é uma desordem rara da Malásia. Significa "nervoso" e é caracterizada por uma reação em demasia exagerada a ruídos repentinos e outros estímulos surpreendentes. Alguns estudos descrevem os indivíduos que sofrem da doença como imprevisíveis.

Eles apresentam movimentos incontroláveis que vão de gestos comuns até danças e cantos. Os atingidos também são incapazes de fazer o que lhes é dito. Um estudo mostra uma vítima que comia coisas não comestíveis e enfrentava perigos como se fossem nada.

4 - Doença do Fogo

A doença do fogo, conhecida como Hwabyng, é exclusiva da Coreia. Ela é caracterizada por sensações ardentes no peito. Outros sintomas incluem a insônia, dores musculares, palpitações cardíacas, perda de peso e visão. Ela pode desenvolver nas vítimas uma depressão severa. A doença é mais comum nas mulheres de meia idade, principalmente nas que se irritam com mais facilidade e não expressam isso.

Elas basicamente expressam essa raiva para dentro de si. Os psicólogos culpam uma combinação de fatores culturais e históricos. De acordo com as crenças populares coreanas, a ira é o fogo. Manter o fogo interno significa que ele se acumula no corpo, interrompendo o estado natural de equilíbrio e causando assim, um ciclo sem fim de desamparo e depressão.

5 - Síndrome de Dhat

Essa síndrome atinge homens jovens que vivem no subcontinente indiano, mais precisamente em Bangladesh, Nepal e Paquistão. A síndrome descreve uma preocupação psicológica de que o corpo está perdendo sêmen constantemente através da urina. Os sintomas incluem a fadiga, dificuldade de concentração, exaustão, perda de apetite e disfunção sexual.

Aqueles que sofrem dessa síndrome acreditam que estão perdendo uma parte vital de si. Essa preocupação vem da filosofia de Ayurveda, que tem como função afirmar que as substâncias do corpo são cruciais para manter o equilíbrio e o bem-estar. Substâncias essas que são: o sangue, gordura, carne, medula óssea, chyle e sêmen, sendo o sêmen o mais importante. Perder o sêmen significa que algo está muito errado.

6 - Pa-Leng e Pa-Feng

A Pa-Leng e Pa-Feng atacam os principalmente os chineses. Classificados como transtornos de ansiedade, o pa-leng é o medo extremo do frio, já o pa-feng é o medo de ventos. Ambos estão enraizados na ideia de que o nosso corpo precisa do equilíbrio de temperatura. O vento frio tiram o calor do corpo, interrompendo o equilíbrio. Acreditam ainda que o vento traga doenças. Isso é mais comum nas pessoas que compactuam das ideias relacionadas ao yin e yang.

7 - Escrupulosidade

Essa síndrome na maioria das vezes é associada ao catolicismo. Pessoas que sofrem dessa doença tendem a acreditar que estão em constante estado de pecado. Não importa o que fazem, elas acham que estão irritando Deus. Normalmente, essas pessoas vivem uma mesma ideia, que é seguir um verso da Bíblia ao pé da letra. Evitam então qualquer pensamento blasfemo. A escrupulosidade é classificada como uma desordem obsessivo-compulsiva e pode resultar em auto-punição ou auto-sacrifício para se curar desses pecados.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest