• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 triunfos da civilização ocidental ao longo da história

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/06/20 às 12h33

Nosso planeta tem mais de 4,5 bilhões de anos. Com certeza, esse é um tempo que deve ser levado em consideração para a história. Nem sempre as coisas foram como são agora. Nós evoluímos significativamente ao longo do tempo. Nos tornamos mais inteligentes, mais ágeis e versáteis. Aprendemos a construir coisas e mudamos completamente o habitat em que vivemos.

A Terra já foi o lar de vários povos e civilizações que começaram, triunfaram e depois decaíram. Mas não é porque a maioria delas não existem mais que elas não tiveram triunfos e que eles se mantém até os dias de hoje. Seja na engenharia ciência, literatura, comércio ou alguma outra área as civilizações ocidentais fizeram coisas incríveis. Mostramos algumas delas aqui.

1 - Encanamento

O primeiro sistema de túneis subterrâneos foi desenvolvido por volta de 18 a.C. pela civilização minóica na atual Creta. A capital, Knossos, tinha um sistema de encanamento bidirecional. Ele dava água, saneamento e também incorporava os canais de esgoto para que inundações fossem evitadas nos períodos de chuva forte.

Além do encanamento, os minóicos também foram o primeiro povo a ter banheiros conhecidos. Eles tinham latrinas no chão com recipientes de água suspensos em cima.

Outros povos também foram pioneiros no encanamento, como por exemplo os gregos. Em Atenas existia um sistema de tubulação interna que dava aos cidadãos a possibilidade de chuveiros pressurizados.

2 - Moedas como objeto comum para trocas

O comércio mundial deu um grande passo quando não era mais preciso negociar com unidades não oficiais de moedas as trocas entre mercadorias. E para que uma moeda seja reconhecida como uniforme é preciso várias coisas.

E por mais que a promessa de uma moeda oficial tenha acontecido por milênios, a primeira foi a chamada Lydian Stater. Essa moeda foi introduzida no final do século VII a.C. Ela era feita de uma mistura de 55% outro, 45% prata e um pouco de cobre para durar mais.

3 - Proliferação da democracia

Essa prática onde os cidadãos tem um grande papel na sua própria governança tem suas raízes na Grécia antiga. Tanto que a palavra democracia deriva de duas palavras gregas, demos, que significa pessoas, e kratos, que quer dizer regra.

Essa forma de governo se desenvolveu por volta do final do século VI ou começo do século V a.C. A democracia grega era composta pela Ekklesia, que escrevia as leis e ditava a política externa; o Boule, que eram representantes das dez tribos atenienses; e a Dikasteria, que eram os tribunais públicos onde as pessoas debatiam em frente a um grupo de jurados.

4 - Impressora e alfabetização em massa

Quando falamos de expansão do conhecimento, 1440 foi o ano mais significativo. Foi nesse ano que Johannes Gutenberg inventou uma impressora que conseguia fazer livros em massa.

Antes dessa invenção, a fabricação de livros era um processo feito à mão e bem demorado. Isso deixava os livros caros. E apenas 30% dos adultos da Europa sabiam ler no século XV. Mas a impressora de Gutenberg mudou a economia e a disponibilidade de livros. Com isso, as taxas de alfabetização aumentaram. E foi quando o Renascimento Europeu entrou em ação.

5 - Circunavegação

A exploração naval é datada de dezenas de milhares de anos. E vários arqueólogos consideram que os primeiros navegadores, em larga escala, foram os habitantes originais da Austrália a cerca de 60 mil anos atrás.

Mas ninguém tinha feito alguma coisa de maneira vital para entender a geografia do mundo para navegar por todo planeta. Mas isso começou a mudar 501 anos atrás quando Ferdinand Magellan saiu da Espanha com cinco navios com o objetivo de encontrar uma rota mais rápida para as Índias Orientais.

Mas o que ele descobriu foi uma via estreita navegável na ponta sul da América do Sul que ligava dois oceanos. O que atualmente é conhecido como Estreito de Magellan.

6 - Aeronáutica

O primeiro passo da humanidade na tentativa de ir ao espaço foi em 1784, quando Benjamin Franklin e John Adams estavam em Paris para ver dois franceses fazendo história. O Marquês de Arlandes e o Pilatre de Rozier foram os primeiros a deslizar sobre a ligação da Terra com o espaço, com um balão.

Mesmo que tenha levado mais de um século para que a civilização ocidental tenha dado o próximo passo, esse foi o começo do sonho da exploração espacial.

7 - Linha de produção

A primeira linha de montagem móvel foi introduzida pro Henry Ford em 1913. A ideia era de que um trabalhador podia fazer a mesma ação repetidamente muito mais fácil do que se fizesse várias atividades diferentes.

Essa mudança fez com que acontecessem melhorias exponenciais em eficiência na mão-de-obra. E o tempo que levava para se construir um carro da Ford foi diminuído de mais de 12 horas de trabalho para apenas 30 minutos.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Listverse
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+