icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 truques de persuasão para você dominar a mente de alguém

POR Magno Oliver EM Ciência e Tecnologia 30/09/16 às 20h02

capa do post 7 truques de persuasão para você dominar a mente de alguém

Quais táticas você adota, quando quer persuadir alguém, a fazer exatamente o que você deseja que façam para você?

Algumas pessoas gostam de comprovar o que dizem por meio de dados e informações, outras tentam manipular e já alguns apelam para modos que unem isso tudo.

Você sabe como ganhar qualquer discussão usando algumas simples palavras? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você como fazer isso.

Um estudo do Business Insider listou alguns truques para você conseguir persuadir as pessoas e dominar a mente de qualquer um que você queira. Confira:

1 - Busque ser repetitivo em seu discurso

A retórica com elementos de repetição é uma estratégia muito utilizada por oradores famosos. A repetição pode ser muito irritante, em alguns contextos, mas se você enfatiza uma ideia que julga ser muito importante por meio do discurso, a repetição pode te ajudar a conquistar pontos positivos.

Em um texto ou algum áudio, a repetição pode ser irritante, mas, no campo do discurso, se torna um ponto positivo.

2 - Descarte a exigência e as reclamações

Deixe as reclamações e as exigências de lado. De acordo com John Brandon de Inc., busque se apoiar pelo lado da honestidade e da boa educação.

Tente ser sincero, mantenha uma voz  calma, firme e convincente. Ele conta que "Algumas pessoas entendem que a persuasão consiste em ficar bajulando os outros. Então, você tenta enganar o interlocutor, geralmente com uma atitude severa ou uma voz exigente, demandando algo. Mas isso geralmente não funciona na prática".

3 - A importância de um contato visual

O contato visual é muito importante. E para você ser uma pessoa persuasiva, é bom ser claro na sua linguagem corporal.

Não mexa demais o corpo, não balance muito, não cruze os braços ou enfie as mãos no bolso e as mantenha sempre em um local visível. O estudo aponta que, quando você preferir se sentar, não fique curvado para frente e mantenha a postura correta. Deixar no olhar no olho, dar atenção não é algo positivo.

4 - Faça as pessoas gostarem de você

De acordo com Robert Cialdini, autor do livro "O poder da persuasão", fazer o outro gostar de você é uma grande "arma de influência". S

egundo a Associação Americana de Psicologia, "quando se tem uma boa percepção a respeito de uma pessoa, é mais provável achar que essa pessoa é persuasiva."

5 - Busque a contextualização voltada para o apelo emocional

De acordo com o wikihow, "esse processo usa sutilmente palavras com um forte apelo emocional para fazer com que as pessoas tomem o seu lado da questão.

Para contextualizar um argumento de persuasão, escolha palavras que evoquem imagens (positivas, negativas ou neutras) na mente do seu público-alvo.

Mesmo com outras palavras ao redor, uma única contextualização pode ser de uma eficácia e tanto. Outro exemplo que ilustra essa teoria é a diferença entre dizer "Ter um celular vai me poupar dores de cabeça" e "Ter um celular vai me dar mais segurança". Reflita sobre qual palavra é mais eficaz para a sua mensagem: "dores de cabeça" ou "segurança".

6 - Faça as pessoas se identificarem com você

De acordo com o wikihow, "Um modo eficaz de tirar proveito dessa técnica é ser visto como um líder - mesmo que você não tenha uma posição oficial de liderança. Use seu carisma e passe auto-confiança.

Desse modo, vão levar suas opiniões muito mais a sério. Se você está lidando com alguém que provavelmente não o considera como uma autoridade (por exemplo, um diretor da empresa ou a sua sogra), ainda assim pode-se usar a mania de pertencer ao "rebanho" a seu favor. Como quem não quer nada, elogie um líder admirado por essa pessoa. Provocando pensamentos positivos na mente da pessoa a respeito de alguém que ela admira, você acaba associado ao ídolo e às qualidades dele."

7 - Faça os outros quererem te ajudar

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, a reciprocidade é um fator importante na persuasão. Segundo a revista época, "As pessoas tendem a se sentir mais confortáveis e dispostas a ajudar indivíduos que demonstram que também podem fazer alguma coisa em troca. Então, não é má ideia estabelecer relações com pessoas que te devem alguns favores."

O que achou destas técnicas de persuasão? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest