icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 truques que sua mente usa contra você mesmo

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      25/10/17 às 14h11
capa do post 7 truques que sua mente usa contra você mesmo

A nossa mente às vezes nos prega peças que nós não conseguimos entender. Sabe aquela sensação de que algo já aconteceu ou quando você lembra de coisas que você não tem certeza se aconteceram ou não? Pois bem, esse é o seu cérebro te pregando alguns truques. Nosso sistema nervoso é algo complexo e pouco explorado, e pode ser considerado um aparato da nossa evolução, o que é assustadoramente fascinante.

Fatos Desconhecidos preparou uma lista de 7 truques que sua mente prega em você. Talvez você se sinta um pouco confuso sobre o que está acontecendo, mas isso é só sua cabeça sendo sua cabeça. Vamos começar?

1 - Repetir palavras fazem elas perderem o sentido com o tempo

Quando você repete uma palavra várias vezes, existe a possibilidade dela ficar confusa e você ou uma pessoa que está te ouvindo "desentender" o significado dela. Isso se chama Saciedade Semântica e foi um fenômeno estudado no começo de 1919.

2 - Lembrar de coisas que não aconteceram

Falsas memórias podem ser implantadas de maneira fácil no nosso cérebro. Psicólogos deram uma lista de palavras relacionadas a dormir (sem incluir a palavra sono). Os participantes do experimento decoraram a lista, mas muitos deles incluíram a palavra "sono", mesmo que não estivesse lá. Isso é um dos motivos pelo qual muitas pessoas que presenciam um crime acabam contando detalhes que não aconteceram ou distorcem fatos.

3 - Repetir músicas na sua cabeça

Sim, é uma sensação muito ruim, principalmente quando a música é ruim. Vicky Williamson, que é um músico psicólogo, afirma que qualquer situação, pessoa ou sentimento pode ativar uma memória que trará de volta "aquela" música na sua cabeça.

4 - Alucinações

Você não precisa estar necessariamente "chapado" ou ter esquizofrenia para ter alucinações. A mente às vezes prega truques onde ouvimos, sentimos e escutamos coisas que não existem. Alucinações de paladar e de cheiros são as mais comuns, tudo depende do estímulo externo que se recebe.

5 - Te faz sentir dor pelos outros

Quando uma pessoa se machuca na sua frente é comum seu cérebro, através de uma relação empática, ativar os componentes que lhe fazem experienciar a dor. Por exemplo, tente lembrar de quando você viu o Anderson Silva quebrando a canela...

6 - Te fazer achar que você teve uma ideia original

Criptomnésia é uma memória que está escondida no seu subconsciente. As vezes essas memórias podem reaparecer sem você saber de onde elas vieram. Sabe quando você conta alguma coisa pra alguém e a pessoa fala para você: "foi eu que te contei isso!". Pois é por conta desse fenômeno citado acima.

7 - Te faz não enxergar certas coisas

A cegueira induzida por movimento é basicamente quando as duas parte do seu cérebro entram em conflito. O lado esquerdo tenta ignorar informações que não se encaixam como o mundo deveria ser, já o direito vê as coisas como elas realmente são. Por exemplo, encare o ponto verde da imagem e veja o que acontece.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário ai embaixo e até a próxima!


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest