icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 usos para objetos tecnológicos obsoletos

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      05/01/17 às 15h27
capa do post 7 usos para objetos tecnológicos obsoletos

Nos últimos 20 anos, os aparelhos tecnológicos tem evoluído de maneira absurdamente veloz, principalmente nos últimos 5, 10 talvez? É muito comum vermos nossos amigos, ou até nós mesmos, trocando de celular a cada ano, ou menos. Trocando computadores, comprando novos aparelhos - entre tablets, celulares, netbooks, notebooks, PCs, GPS... - e deixando os "velhos" de lado.

Claro que, alguns "acessórios", como disquetes, que não são mais usados; quase ninguém usa mais: CDs, CPUs antigas, coolers, notebooks antigos, bem como mouses e teclados, VHS, toca discos, televisores, fitas k7... Tudo isso se torna lixo. Mas, o que fazer com esse tipo de lixo? Manter em casa? Jogar fora? Mandar para a reciclagem?

Alguns estabelecimentos fazem recuperação de alguns materiais, ou partes, desses aparelhos; outros fazem reciclagem, outros doam para escolas e ORGs ou ONGs que acabam decidindo o que é melhor fazer. Mas, existem algumas maneiras de você mesmo reutilizar alguns desses objetos, caso ainda os tenha e não sabe exatamente se a melhor maneira é reutilizá-los ou se livrar deles.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos, selecionamos uma listinha com X usos para objetos tecnológicos obsoletos que, talvez, possam te ajudar. Confira:

1 - Porta CDs e Capinhas/Caixinhas

Aqueles antigos porta CDs, que tanto usávamos, hoje podem servir como porta alimentos. Se a sua "lancheira" não está disponível no momento, por exemplo. Mas existem vários outros tipos de porta cds, e o que fazer com eles é sempre um mistério. Talvez essas imagens abaixo possam te ajudar a ter algumas outras ideias:

Luminárias

       

Vaso de planta

Porta retrato ou calendário

Porta bijouteria

Casa de passarinho

2 - Caixa de correio de CPU

Você não tem uma caixa de correio, ou a sua está precisando ser trocada já tem um tempo, mas você ainda não achou aquela que você quer, que combine com o seu gosto (ou bolso). Pois então, com essa dica, você mesmo poderá fazer sua caixa de correio e, se tiver uma CPU velha em casa, sairá de graça. Para mais ideias sobre o que fazer com CPUs velhas, veja as imagens:

Choppeira

Estante

Mesa

Churrasqueira

3 - Ventilador de Mesa

Sabe aquele computador velho que você usou a carcaça para fazer a reutilização como mostramos acima? Pois é, se você achou que precisaria se desfazer e jogar tudo o que estava dentro fora, muito se engana. Já que é para reutilizar, vamos usar o máximo possível. O vídeo acima mostra como você pode fazer um ventilador de mesa usando o cooler da CPU. Nesse link você também pode aprender a fazer outro modelo.

4 - Bolsa de Disquetes

Mexendo nas coisas velhas escondidas na garagem, ou naquele quarto da bagunça, você encontrou uma caixa cheia de disquetes antigos e não sabe o que fazer com eles. Pois bem, a bolsa acima é um excelente exemplo do que você pode transformar esses objetos. Mas se não for o suficiente para você, confira essas outras ideias:

Outro modelo de bolsa

Pen Drive

Arte

Vasos de plantas

Caderninhos / Bloco de anotações

Porta-treco

4 - Relógio de parede

Notebooks Apple são muito elegantes para serem jogados no lixo. Se você tem um aparelho que não funciona mais, mas ainda está em excelentes condições físicas, porque não usar para fazer um relógio? Pelo menos é o que o pessoal do Etsy está fazendo, e ganhando dinheiro. Além disso, usam os mouses como pêndulos. E, claro, não necessariamente precisa ser um macbook.

5 - Ornamentos / Enfeites com CDs

Sabemos que o Natal acabou de passar, mas esses enfeites podem ser usados em qualquer época do ano, nas mais diversas situações. Talvez para decorar um espacinho em branco na sua casa, talvez uma festa que esteja planejando. Só é preciso usar a imaginação. Aqui vão mais alguns exemplos do que você pode fazer com CDs velhos:

Decorar um violão

Ou uma mesa

Fazer uma luminária

Ou uma cortina (tanto para decorar como para separar ambientes)

Porta copos

Outros tipos de luminárias

6 - Joias feitas com placa mãe

Tudo bem que esse pé um projeto mais difícil, que exige tempo, mão de obra, paciência e materiais adequados. Mas, de qualquer maneira, a ideia é muito boa. Caso tenha se interessado por essas bijoux, confira esse site. Outro uso que você pode dar para essas placas velhas é o de um marca páginas. Como esses, que você pode encontrar aqui:

7 - Televisores / Monitores

Aqueles antigos televisores, que pode ter um excelente aspecto externo, mas internamente não servem para mais nada? Pois então, você pode usá-lo das mais variadas formas. Como esse lindo aquário acima. Nesse site você pode ver como fazer com que eles se tornem à prova d'áqua. Se você for do tipo que prefere coisas mais simples, pode usar, tanto um televisor antigo quanto um monitor para fazer uma casinha para seu gato/cachorro. como esse:

Porta livros / revistas / DVDs 

Quadro de avisos

Barzinhos

Estantes

 

{Bônus}

Torradeira de vídeo cassete

Não que seja a melhor ideia do mundo e, claro, não aconselhamos ninguém a fazer isso, mas podemos aconselhar a assistir ao vídeo.

Então pessoal, o que acharam dessas ideias? Já tentaram alguma? Conhecem outras? Com quais objetos? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest