• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 utilidades surpreendentes que a Tequila tem e você não sabia!

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      31/07/15 às 19h55

Toda tequila é feita a partir da planta agave azul. Para criar tequila, os "jimadores" (agricultores de agave), plantam a agave e a colhem após seis a dez anos de crescimento. Depois de colhidas, os jimadores cortam as folhas do agave para garantir que apenas a pinha permaneça.

A agave é cortada em pedaços e cozida em fornos de alvenaria até que estejam macias e prontas para virarem tequila. Há uma abundância de agave no México, com centenas de tipos da planta em todo o país. O clima quente e o solo rico em nutrientes também são ideais para o cultivo da agave azul, principal tipo de agave usada para fazer tequila.

Conheça algumas utilidade que a  Tequila tem:

1. Diamante sintético

29

 

Em 2008, uma equipe de cientistas no México descobriu que quando o vapor aquecido a partir de uma tequila é combinado com um substrato de silício ou de aço inoxidável, é possível fabricar os chamados "filmes de diamante". Estas películas podem ser usadas em aplicações comerciais, tais como isolantes elétricos ou para criar um grande diamante falso. Quem diria que gastar dinheiro em uma garrafa de tequila fosse um investimento tão sábio?

2. Energia alternativa

30

Mantendo-se com o tema da ciência: Em 2011, pesquisadores da Universidade de Oxford da Inglaterra sugeriram que os gases resultantes da tequila podem se tornar combustível. Eles identificaram a agave, uma planta da qual tequila é produzida, como um forte potencial de biocombustível. A planta em si não é consumida por seres humanos e pode crescer em climas desérticos com facilidade.

3. Remédio contra o frio

31

A abundância de líquidos é a principal recomendação médica para se tratar de gripes e resfriado, certo? A tequila já fez parte dessa "abundância" e na década de 1930, médicos do México até recomendavam a bebida para se fazer um xarope para combater o resfriado.

4. Ajuda a emagrecer?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os cientistas já encontraram diversos benefícios da planta agave para dissolver as gorduras e colesterol mais baixo. A má notícia? Estas propriedades ficam escassas quando a planta é destilada em álcool.

5. Ajuda a dormir

33

O relaxamento é um dos efeitos colaterais positivos  de beber tequila. Uma pequena dose antes de dormir pode ajudar a adormecer mais rápido e dormir mais profundamente.

6. Previne doenças

34

Pesquisadores da Universidade do México de Guadalajara identificaram no agave azul uma fonte potencialmente útil para a prevenção de doenças do cólon.

7. Prevenir diabetes

35

Em 2010, experimentos realizados no Instituto Politécnico de Guanajuato no México, revelou que a planta agave (que é rico em frutanos, um polímero de frutose) poderia estimular o hormônio GLP-1, auxiliando no aumento da produção de insulina.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+