icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 vegetais que já causaram muitas mortes de seres humanos

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      26/10/17 às 15h29
capa do post 7 vegetais que já causaram muitas mortes de seres humanos

É bem provável que desde pequeno você sempre tenha sido incentivado a comer vegetais. Os pais costumam ser implacáveis quando se trata da alimentação de seus filhos, pelo menos enquanto ainda são crianças. Tem sempre aquela história de que você só vai ganhar a sobremesa se comer todas as verduras e vegetais que estão no prato.

O fato é que eles costumam fazer muito bem para nossa saúde, sendo essenciais para nosso bem estar. Tendem a ter muitas fibras e vitaminas e sempre dão excelentes saladas. Mas já pensou que eles também podem ter um lado obscuro? Pensando nisso, separamos abaixo 7 vegetais que já assassinaram seres humanos. Dá uma olhada!

1 - Espinafre

O espinafre é o tipo de alimento que está presente na vida dos seres humanos desde que são muito pequenos. Seja pela insistência dos pais para que seus filhos comam, ou mesmo por assistir o popular desenho do Popeye. Ele era o responsável pelos músculos do personagem. Por outro lado, o espinafre também é o responsável por um dos maiores surtos de doenças provocadas por folhas já conhecido.

No ano de 2006 aconteceu um surto de E. Coli  (bactéria) que levou quase 200 pessoas a ficarem doentes. Entre as vítimas haviam homens, mulheres, crianças e idosos. Uma mulher do estado americano de Maryland morreu logo depois de consumir espinafre cru. A origem do surto foi em espinafres frescos, que haviam sofrido algum tipo de modificação.

2 - Ervilhas

No dia 29 de janeiro de 1931, Edward e Delphine Hein realizaram uma festa em sua casa e convidaram os amigos. Todos comeram muito bem naquela noite, inclusive, uma salada de ervilhas, que foi um dos pratos que mais atraiu os convidados. Bom, quem imaginaria o que poderia acontecer em seguida? Dentro de poucos dias, 12 pessoas adoeceram e morreram. O casal anfitrião da festa e três de seus filhos também foram vítimas. As investigações concluíram que as mortes foram provocadas pelas ervilhas, que eram enlatadas. Elas haviam sido contaminadas por certas toxinas que provocam o botulismo.

3 - Pepinos

Certamente você já escutou sobre os riscos da salmonela. Frequentemente está associada ao consumo de ovos ou frangos mau cozidos e crus. No entanto, dependendo das circunstâncias ela pode ser encontrada em outros tipos de alimento. Só assim para que pepinos sejam capazes de matar seres humanos, não é mesmo? Em 2015 ocorreu um surto nos Estados Unidos. Cerca de 907 pessoas de 40 estados diferentes foram infectadas, sendo que dessas, quatro morreram. O que aconteceu na verdade, foi que um lote de distribuição do vegetal estava contaminado. Foi por isso que o surto aconteceu de forma tão generalizada.

Normalmente, os sintomas provocados pela salmonella são febre, diarreia, cólicas abdominais, entre outros. As pessoas costumam se curar sem tratamento, mas existem os casos mais graves, a exemplo desse surto.

4 - Batatas

As batatas podem conter alcalóides bastante tóxicos, podendo causar intoxicação em seres humanos por solanina. É por isso que não é recomendado comer qualquer batata que tenha aparência esverdeada. Isso significa maior número de toxinas. Nos piores casos, a infecção por solanina pode provocar como ou mesmo a morte.

No ano de 2013, batatas podres foram as responsáveis pela morte de quase todos os membros de uma família russa. Parece inacreditável, mas eles nem precisaram ingerir o alimento. Durante uma tarde, um homem de 42 anos desceu até seu porão. Ele demorou muito para voltar, então sua esposa decidiu ver o que estava acontecendo e desceu também no local.

Acontece que no porão havia um saco de batatas podres. Os vapores tóxicos provenientes do saco envenenaram o casal, fazendo com que ambos morressem. Mais tarde, o filho do casal desceu junto com sua avó em busca dos pais. Acabaram encontrando o mesmo destino...

Acontece que a idosa já estava preocupada, então havia pedido por socorro, mas já era tarde. Quando a ajuda chegou, encontrou todos já tinham sido envenenados, deixando apenas uma garotinha de 8 anos como a única sobrevivente.

5 - Alface

No ano de 2007, no estado americano de Oklahoma, um casal fazia sua viagem de rotina até uma fábrica onde pegavam suprimentos para a casa. Sheila Kay Ross, desceu do caminhão em que estava com o marido e simplesmente desapareceu por horas. Ele não conseguiu encontrá-la por conta própria, então decidiu pedir ajuda da polícia.

Depois de horas de busca, Ross foi encontrada dentro de um trailer carregado de alface. O que aconteceu foi o seguinte: ela estava lá dentro enquanto o trailer era carregado com os vegetais. A alface acabou esmagando a mulher até a morte. O que ninguém sabe ao certo é como ela foi parar lá.

Também não existem sinais de que alguém tenha a forçado a entrar lá, ou que ela tenha sofrido agressões anteriormente. Foi tudo culpa da alface.

6 - Abobrinha

No ano de 2015, um casal de alemães idosos ganhou algumas abobrinhas que seus vizinhos plantavam. Ludwig e Inge usaram os vegetais para fazer um belo ensopado. Naquela mesma noite o casal adoeceu, sofrendo com terríveis sintomas gastrointestinais. Imediatamente foram levados para o hospital.

Lá, eles foram diagnosticados com uma grave intoxicação, provocada pela cucurbitacina, que é uma substância tóxica que pode aparecer em plantas como abóboras, melões e as próprias abobrinhas. Inge havia comido um pouco menos do ensopado, portanto, os médicos ainda conseguiram salvá-la... Mas o mesmo não pôde ser feito com Ludwig que acabou morrendo.

7 - Vegetais enlatados

Já imaginou que os vegetais enlatados podem ser capazes de provocar a morte de seres humanos? Já mencionamos um desses casos, no entanto, aqui é bem diferente. Em 2015, Linda Clarene Jackson, da Califórnia, foi presa acusada de usar os vegetais enlatados como uma arma mortal. Ela teria os utilizado para bater em seu namorado, David Ruiz.

Os vizinhos chamaram a polícia depois de escutar barulhos violentos e encontrarem o homem sangrando. Mas já era tarde... Ele foi declarado como morto ainda na cena do crime. Os motivos da mulher não eram muito claros, mas ela foi presa para aguardar julgamento. Morreu em 8 de junho de 2017 por causas naturais, e ainda aguardava ser julgada.

E então pessoal, o que acharam? Sabiam que os vegetais também podem acabar matando seres humanos? Conheciam algum dos casos? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest