icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 verdades obscuras sobre a NASA

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      30/04/19 às 16h28
capa do post 7 verdades obscuras sobre a NASA

Para quem não sabe exatamente o que é, a NASA é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Como todo mundo sabe que os americanos foram os primeiros a pisar na lua, certamente, a tecnologia da NASA é algo que deixa qualquer pessoa impressionada.

A NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) foi fundada no ano de 1958. Cerca de três anos depois, em 1961, foi criado o centro espacial norte americano Johnson Space Center. A Nasa funciona como núcleo de pesquisa, realização e comando de voos tripulados. Ela também abriga o MCC (Centro de Controle das Missões), cuja função principal é gerenciar todas as atividades que acontecem na Estação Espacial Internacional e todas as missões espaciais que são demandadas. Ela é uma das organizações mais legais do mundo, mas também tem os seus segredos. Aqui mostramos alguns.

1 - Explosão do Challenger

Em 1986, o mundo ficou em choque com a explosão do Challenger. A explosão do foguete foi uma tragédia que a NASA sabia que ia acontecer. Uma parte importante dos foguetes são os anéis de vedação que mantêm juntas as chaves nos foguetes. Os chamados O-rings são feitos de borracha, que são fortes mas suscetíveis à mudanças com a temperatura.

Antes do lançamento, os empreiteiros que projetaram os O-rings do Challenger sabiam que um período frio os arruinaria. O engenheiro Roger Boisjoly sabia que os anéis não se sustentariam. Ele até avisou a NASA mas ela se recusou a adiar o lançamento. O mesmo foi feito no dia seguinte e o foguete explodiu.

2 - Saco de xixi

Uma coisa que ninguém pensa muito a repeito é como os astronautas fazem xixi. E quando a NASA começou a fazer missões mais longas, eles tiveram que criar meios para que isso acontecesse. E foram fazendo tentativas e erros. Eles quase perderam uma nave espacial por causa de xixi.

Em 1963, Gordon Cooper voou no último voo da Mercury. A NASA tinha dado a ele um dispositivo novo de coleta para que ele conseguisse urinar. Depois de um tempo, o foguete começou a falhar e Cooper não sabia o que estava acontecendo. Horas depois, ele viu que a bolsa de urina tinha vazado. Felizmente, ele conseguiu pousar a nave, que estava sem controle.

3 - Bombardear a lua

A Guerra Fria foi um conflito bastante intenso. E uma prova disso foi o Projeto A119. Tratava-se de uma missão da Força Aérea dos EUA e da NASA para bombardear a lua. E sem nenhuma razão, eles só queriam mostrar para a Rússia que podiam.

Eles chegaram a criar razões científicas para a missão. Como por exemplo, a intenção de saber o que aconteceria se uma bomba nuclear explodisse na lua e que consequências haveria para a Terra. Mas, felizmente, cabeças mais frias foram maioria e a missão foi arquivada.

4 - Liderada por nazista

A organização, que se transformou na NASA, foi liderada por um nazista. E não um nazista qualquer, mas um dos melhores cientistas de foguetes nazistas da Segunda Guerra Mundial, Wernher von Braun. Ele era encarregado de desenvolver foguetes nazistas para serem usados contra o Reino Unido.

Depois da guerra, todos os países queriam a tecnologia dos foguetes nazistas. E os EUA conseguiram levar Wernher von Braun, que começou a trabalhar na NACA, precursora da NASA. Ele é um dos mais importantes cientistas de foguetes da história e revolucionou o voo espacial.

5 - "nibus espacial secreto

A NASA e a Força Aérea têm uma ligação forte e misteriosa. Uma das coisas que a NASA faz é cuidar do avião espacial X-37B da Força Aérea. Ele é parecido com um ônibus espacial em miniatura, mas ninguém sabe exatamente o que ele faz.

A NASA cuida do X-37B e pega carona em algumas das missões no avião. Ele voa em uma órbita baixa e eles se mantêm fiéis ao que quer que seja que o X-37B esteja fazendo no espaço.

6 - Infestação de jacarés

A NASA tem 145 mil acres de terra na Flórida e os jacarés que foram deslocados, por causa dos centros de pesquisa ou pelos foguetes, certamente farão uma visita à sua antiga casa. Geralmente, os jacarés ficam escondidos embaixo de carros. Mas, às vezes, eles passam das cercas e entram nos centros de pesquisa.

Esses animais são os que a NASA mais têm que se preocupar. Os seguranças do campus são treinados para saber o que fazer quando um jacaré chega em um lugar indesejado.

7 - Fita adesiva

Ficar no espaço por muito tempo, olhando para o nada e vestido com trajes não tão confortáveis, pode desencadear alguns ataques de ansiedade que não tinham sido detectados anteriormente. Mas a NASA tem uma maneira de lidar com isso.

Como os astronautas não podem usar armas de choque no espaço ou qualquer tipo de arma, se algum astronauta fica fora do controle, o que os outros têm que fazer é prender o descompensado com fita adesiva. A fita é tão fácil de manusear que não há como eles se atrapalharem.


Próxima Matéria
Via   Grunge  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest