icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 verdades que todos aprendemos mas que não são tão verdade assim

POR Bruno Dias EM Curiosidades 01/04/19 às 17h33

capa do post 7 verdades que todos aprendemos mas que não são tão verdade assim

Existem coisas que você achava que eram totalmente naturais e, na verdade, não são nada disso que você imaginava. Desde a nossa infância, nossos pais nos ensinam coisas que levamos para a nossa vida inteira e nunca questionamos se isso realmente é verdade ou não. Logo depois, na escola, mais alguns fatos nos são apresentados, mesmo sem serem todos eles autênticos.

Algumas coisas você acredita tão fielmente que são verdade, mas que, de acordo com a ciência, não são nada do que você aprendeu ou lhe que disseram. O conhecimento está sempre mudando. Como por exemplo, sempre nos foi falado que existem quatro oceanos no nosso planeta. Mas agora todo mundo sabe que na verdade são cinco. A ciência sempre evolui e descobre novas verdades. Nem sempre temos tempo de acompanhar a evolução desses conhecimentos. Mas mostramos aqui algumas coisas que sempre aprendemos serem verdades, mas que não são.

1 - Planetas não giram ao redor do sol

Quando estamos na escola, aprendemos que os planetas giram em tono do sol. Contudo, isso não é bem verdade. Eles giram em torno de um centro de massa comum que é chamado de baricentro. Ele normalmente fica próximo ao objeto com maior massa. No caso do nosso planeta, ele está próximo do centro do sol. Mas se pegarmos Júpiter, ele estará fora do sol.

2 - Espartanos não jogam crianças do penhasco

Segundo a história, os espartanos eram tão cruéis que jogavam seus bebês deficientes e feios no abismo. Mas os arqueólogos colocaram em cheque essa afirmação. Quando eles foram até a Garganta dos Apothets, eles encontraram apenas restos de adultos com idade entre 18 e 35 anos. Os corpos eram de criminosos e prisioneiros.

3 - Cachorros não transpiram pela língua

É comum ver um cachorro nos dias mais quentes com a língua para fora. E por esse hábito, muitas pessoas acreditaram que é pela língua que ele transpira. Mas na verdade, as glândulas sudoríparas dos cachorros estão em suas patas.

4 - Everest não é a montanha mais alta

O Everest na verdade é o ponto mais alto do planeta, mas não a montanha mais alta. Quem ganha esse título é o vulcão Mauna Kea, que fica na ilha do Havaí. A sua base, que fica escondida pelo mar, mede mais de 10 quilômetros. E acima do nível do mar, ele tem 4,5 quilômetros.

5 - Estátuas antigas não são brancas

As estátuas antigas normalmente são brancas como a neve. É o que sempre nos disseram. Mas os arqueólogos, Ulrika Koch-Brinkman e Vincenz Brinkman, descobriram traços de tinta nas dobras das túnicas dos deuses egípcios que mostravam que elas eram na verdade coloridas.

6 - Raio pode cair duas vezes no mesmo lugar

É de conhecimento popular que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas os cientistas William Valin e Philip Cryder, do Instituto de Física Atmosférica da Universidade do Arizona, desmentiram esse mito. Estudando vídeos de uma tempestade em 1997, em Tucson, eles viram que dos 386 raios, 136 atingiram o mesmo ponto duas vezes.

7 - Disney não desenhou o Mickey

O rato Mickey Mouse, que trouxe fama para Walt Disney, foi na verdade desenhado juntamente com o artista Ab Iverx, de quem veio a ideia. Disney e Iverx criaram o todo juntos, mas por causa do contrato elaborado, ele perdeu o direito. Inicialmente, Mickey falava com a voz do próprio Disney.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest