• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 vezes em que o Homem de Ferro foi um verdadeiro babaca

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      09/02/20 às 21h26

Embora Tony Stark tenha uma lista de defeitos, a performance de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro tornou o personagem adorado. Inclusive, após seu sacrifício em Vingadores: Ultimato, diversos fãs assinaram uma petição para seu retorno. Além disso, eventualmente sempre surgem teorias de como o personagem pode retornar ao MCU. No entanto, em muitos filmes, vimos o personagem de Downey ser guiado pelo seu ego e cometendo atos questionáveis. Obviamente, isso não descaracteriza Stark como herói, apenas o torna humano. Contudo, como bom mortal, o bilionário está sujeito a errar e, muitas vezes, ser meio idiota. Embora tenhamos visto alguns fragmentos disso nas telas, nos quadrinhos é bem pior. Por isso, resolvemos selecionar alguns dos momentos em que o Homem de Ferro foi um verdadeiro babaca.

7 - Quando ele matou o Capitão América

Guerra Civil foi um dos maiores eventos na história da Marvel Comics. Embora esse crossover tenha impactado diversos personagens e situações, nenhum deles foi tão afetado quanto Homem de Ferro e Capitão América. Assim como vimos se traduzido para a grande tela, a relação de Steve Rogers e Tony Stark ficou sob mais tensão que o mundo durante a Guerra Fria. Contudo, ao contrário do que aconteceu no filme, nos quadrinhos o Capitão morreu logo após se render. Obviamente, como de praxe, ele ressuscitou em algum momento. Todavia, Rogers só morreu porque Stark queria vê-lo sendo humilhado publicamente. Então o Homem de Ferro o levou para ser escrachado na frente de várias pessoas, onde Steve recebeu vaias e alguns tiros fatais. Embora, Tony não quisesse seu colega morto, aquilo só aconteceu como resultado de seu egocentrismo.

6 - Quando ele forjou a própria morte

Falando em morte e ego, quando você é um gênio, bilionário, playboy e filantropo que passa a maior parte do seu tempo espancando bandidos em uma armadura, você acaba fazendo alguns inimigos. Assim, diante de tal situação, pode ser que alguém tenha a brilhante ideia de fazer o mundo pensar que você está morto, inclusive se até sua ex-namorada tiver atirado em você. Pois bem, diante desse cenário hostil, Tony não só enganou seus adversários, como também seus entes queridos. Além de fazer seus amigos de bobos, ele persuadiu James Rhodes a vestir a armadura que ele havia prometido nunca mais usar. Em seguida, ele permaneceu morto por alguns meses e depois voltou à terra dos vivos como se nada tivesse acontecido. Isso ilustra seu nível de egoísmo.

5 - Quando ele nem era ele mesmo

Considerando que os personagens dos quadrinhos morrem e revivem o tempo todo, Tony Stark nunca esteve imune a isso. Sendo assim, foi surpreendente para os leitores descobrir em Homem de Ferro 2020 que Stark estava morto há anos. O que isso significa? Bom, em suma, o Tony que todos conhecemos, alguns amam e outros odeiam, se trata de uma inteligência artificial do mal. Em algum momento no passado, o Stark original morreu e foi substituído. Acontece que, após descobrirem isso, os amigos próximos do Homem de Ferro se voltaram contra ele. Então, Stark passou a lutar pelos direitos das máquinas e resolveu dominar o universo. Por fim, a versão artificial de Tony eliminou toda forma de vida sensível do mundo.

4 - Quando ele teve uma recaída

Embora seja conhecido por diversas outras coisas, Tony Stark desempenha um importante papel no combate ao alcoolismo. Assim, em uma de suas histórias mais famosas, Demon in a Bottle, vimos sua dependência alcoólica ser abordada e como isso afetou sua vida. Embora esse vício se trate de uma doença, durante a narrativa ele ultrapassou vários limites. Só para ilustrar, ele acabou deixando Justin Hammer acessar remotamente sua armadura. Assim, mesmo com Stark vestindo o traje, era Hammer quem estava no controle. Como resultado disso, ele foi forçado a matar um homem inocente. No fim, mesmo não sendo exclusivamente culpa de Tony, ele não pode ser isento da responsabilidade.

3 - Quando ele retomou suas armaduras

Falando em responsabilidade com trajes inteligentes, quando descobre que a armadura de Force é baseada em seus projetos, Tony se dá conta que parte de sua tecnologia foi roubada. Mais uma vez, a mente por trás disso é Justin Hammer. Contudo, como forma de derrotar quem quer que esteja usando sua tecnologia - isso inclui Shockwave, Doutor Destino, Metalóide e diversos outros - ele cria um dispositivo capaz de desligar a armadura. No entanto, além dos vilões, agentes da SHIELD também se tornam alvo de Stark. Como resultado disso, Tony entra diretamente em conflito com Nick Fury e sua organização. Porém, essa situação vai muito além disso, Stark chega a tirar as armaduras de guardas de prisões de segurança máxima. Incapazes de fazer seu trabalho, os carcereiros tiveram de se virar com os supervilões que guardavam. Enfim, mais uma vez a imprudência idiota de Stark prejudicou o mundo.

2 - Quando ele se tornou um traficante digital

Seguindo os eventos de Axis, onde vimos alguns dos personagens da Marvel passarem de mocinhos para vilões, Tony se mudou para São Francisco e regrediu a velhos hábitos. Em Superior Iron Man, acompanhamos uma versão sombria de Stark onde ele foi se transformando em um vilão completo com o passar do tempo. Armado com a tecnologia Extremis 3.0, Tony decidiu converter São Francisco em uma cidade utópica, onde não haveria crimes ou doenças. Embora essa atitude pareça nobre, não é bem assim. Na verdade, Tony criou um aplicativo para difundir um vírus digital que faria o usuário se sentir bem consigo mesmo. Como resultado disso, as pessoas começaram a ficar viciadas e então Tony estabeleceu uma taxa de cem dólares por dia, para que os usurários pudessem acessar o app. Em suma, ele desenvolveu uma droga cibernética e se transformou num traficante virtual.

1 - Quando ele se virou contra seus próprios amigos

Embora Tony busque lutar pelos ideais que ele acredita serem certos, não significa que ele nunca esteve errado. Inclusive, Guerra Civil é um grande exemplo disso. Enquanto Tony achava que estava fazendo o bem, na verdade ele só estava sendo um completo babaca. Além de ficar do lado do governo e lutar contra seus aliados e amigos, Stark também construiu uma horrível prisão na Zona Negativa. Então, aqueles que fossem presos lá ficavam totalmente isolados do mundo. No fim, como dissemos acima, suas decisões acabaram resultando em mortes.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+