icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 vezes que o Japão surpreendeu o mundo

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      25/06/18 às 19h21
capa do post 7 vezes que o Japão surpreendeu o mundo

Convenhamos, o Japão está sempre nos surpreendendo. O país é conhecido por ser a frente de nosso tempo, conquistando sempre o primeiro lugar no quesito de inovações tecnológicas. No entanto, há muito mais do que isso para ser colocado em pauta. Sua história milenar, aliada à toda a cultura japonesa, reflete diretamente no comportamento de seus habitantes que chega a ser bastante diferente do que aquilo com que o lado ocidental do mundo está acostumado a presenciar.

Quando ousamos comparar alguns comportamentos brasileiros com japoneses, podemos acabar nos sentindo um pouco frustrados. Por exemplo, o que você acha que aconteceria em nosso país caso uma enorme cratera se abrisse no meio de uma movimentada avenida? Certamente, as obras de reparo levariam meses para serem finalizadas. Enquanto isso, no Japão a história seria bem diferente. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 vezes em que fomos surpreendidos por eles. Confere aí!

1 - Japão fecha cratera de 15 metros em uma semana

A engenharia do Japão parece ser de outro mundo, algo muito distante do que estamos acostumados por aqui. Naturalmente, os japoneses já não são acostumados a encontrar buracos pelas ruas, imagine então como lidariam com uma cratera de 15 metros de profundidade? Trazendo a situação para nossa realidade, poderíamos esperar que as obras de reparo demorassem meses, quiçá anos. No entanto, eles não levaram mais do que uma semana para reparar perfeitamente o local.

Tudo aconteceu em uma movimentada avenida da cidade de Fukuoka, em 2016. O buraco foi provocado por obras de um metrô, que aconteciam logo abaixo. Reconhecendo que aquilo causaria inúmeros transtornos, o prefeito se desculpou e prometeu que a tudo estaria normalizado o mais breve possível. E o inacreditável aconteceu! Acima é possível ver um vídeo em time lapse de toda a obra, incluindo o trabalho das máquinas pesadas. Surpreendente!

2 - Servidor público é multado por sair para o almoço 3 minutos antes

Um caso mais recente vem ganhando repercussão mundial. Um servidor público de 64 anos, que trabalha em uma empresa da cidade de Kobe, no Japão, acabou sendo multado por sair 3 minutos antes de seu horários de almoço em 26 ocasiões, no prazo de sete meses. Em coletiva de imprensa, o departamento responsável afirmou que a conduta do homem era "profundamente lamentável".

Em contrapartida, ele afirmou que fez isso porque precisava de uma mudança de ritmo. No entanto, não foi perdoado. Sempre que fazia isso, acabava recendo o pagamento correspondente a metade do dia trabalhado. O caso vem levantando ainda mais questões éticas sobre a jornada de trabalho no Japão. O país já é conhecido por exigir muito de seus funcionários, sendo que alguns se sentem sobrecarregados e acabam, infelizmente, cometendo suicídio.

3 - Japoneses recolhem lixo do estádio

Estamos novamente em clima de Copa do Mundo, mas vamos voltar àquela que ocorreu em 2014. Pode parecer estranho, mas um dos fatos que mais chamaram atenção na época não envolvia diretamente o futebol, mas sim a civilidade e respeito dos torcedores japoneses. Ao contrário do comportamento dos torcedores de praticamente todas as outras nações, os japoneses sempre faziam questão de recolher o lixo dos estádios após o término dos jogos de seu país. Um ato tão simples e que deveria ser natural aos nossos olhos, mas que acabou chamando atenção. E que fique o alerta!

4 - E por falar em civilidade...

Talvez aqui esteja a explicação para os atos vistos durante a Copa. Uma vez por semana, a prefeitura de Tóquio costuma reunir voluntários em alguns bairros para ajudarem a catar o lixo das ruas. Com mais de 9 milhões de habitantes, a capital japonesa é considerada como uma das mais limpas de todo o mundo.

5 - Goku é embaixador dos Jogos Olímpicos de Tóquio

O Japão é um país realmente maravilhoso. Os próximos Jogos Olímpicos serão realizados em Tóquio, no ano de 2020, e adivinhe quem será o embaixador? Exatamente, ninguém menos que Goku, diretamente de um dos animes mais amados no mundo: "Dragon Ball". A revelação foi feita por meio da divulgação de alguns produtos que eram estampados com personagens de outros animes.

Goku ganhará papel de destaque durante as campanhas publicitárias do evento, mas personagens de "Naruto", "Sailor Moon", "One Piece", entre outros, também irão aparecer. Agora, basta aguardar ansiosamente.

6 - Limpeza do trem-bala é feita em 7 minutos

Pode parecer brincadeira, mas os trens-bala japoneses costumam ser limpos em apenas 7 minutos! Acredite... São 100 vagões para esse tempo mínimo. Para a limpeza, os funcionários são divididos em duplas e precisam limpar o chão, bandejas, trocar encostos, persianas, e tudo isso com mais de 100 assentos por vagão. Tudo deve estar impecável para a próxima viagem. Antes de serem contratados, há um treinamento em um simulador que se parece muito com um vagão convencional. Não é nada fácil!

7 - Trânsito sem barulho

Dá pra imaginar dirigir e não escutar pessoas se xingando no trânsito? Ou não escutar inúmeras buzinas em meio ao seu trajeto? Pois é, se você dirigisse no Japão provavelmente estranharia bastante. Este pode ser um dos trânsitos mais silenciosos do mundo e dificilmente os motoristas utilizam a buzina. Embora pareça algo positivo, o costume vem provocando impactos contrários. O número de atropelamentos vem apenas aumentando, uma vez que pessoas mais idosos ou os distraídos acabam não escutando a aproximação do veículo.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest