• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 vídeos de coisas aleatórias no microscópio que vão explodir sua mente

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      08/03/18 às 15h50

Costumamos falar tanto sobre a vida selvagem que por vezes, acabamos nos esquecendo que existem muitas outras formas de vida. Sim, estamos falando daquelas que são invisíveis aos nossos olhos. Que por mais que vivam conosco mais que qualquer outro animal, nem lembramos que estão ali. Mas é claro, existem diversas coisas que podem ser vistas apenas com a ajuda de um microscópio.

Você já teve a experiência de ver algo com um microscópio? O grande poder de resolução do equipamento permite ampliar o objeto inúmeras vezes, e sem dúvida, é uma visão simplesmente incrível e diferente de tudo que conseguimos ver a olho nu. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 vídeos de coisas aleatórias no microscópio que vão explodir sua mente. Confere aí!

1 - Euglina Viridis

Aqui é possível ver a Euglina Viridis, um protista unicelular que pode ser encontrado em todos os lugares do mundo. Algumas lagoas podem ter bilhões destes, fazendo com que suas águas fiquem com uma tonalidade esverdeada. Apenas para que você tenha noção, eles possuem cerca de 0.02 milímetros de largura. No vídeo, é possível ver claramente os plastídios carregados de clorofila dentro do protista. Eles tem sua alimentação baseada em alimentos sólidos por energia.

2 - Pele humana

Como o maior órgão do corpo humano, será que você já teve a curiosidade de imaginar como seria a visão dela por meio de um microscópio? Dentre tantas funções, as mais importantes são a proteção, regulação de calor e absorção e excreção de resíduos. No vídeo acima, é possível ver desde as camadas mais externas da pele, até o "coração" da epiderme. Bem, o resultado é simplesmente impressionante.

3 - Nascimento de um floco de neve

Muita gente não acredita que os flocos de neve sejam realmente tão bonitos. Na verdade, é uma questão que depende de alguns fatores, a exemplo das condições climáticas de onde ele se forma. Isso faz com que nem sempre sejam tão simétricos, no entanto, quando estão nas condições adequadas, eles realmente se formam com toda aquela beleza.

A água super-resfriada fica em estado líquido abaixo do ponto de congelamento, até que moléculas se acumulam, formando um arranjo único. Tal fenômeno provoca uma reação em cadeia, que puxa ainda mais moléculas de água para o arranjo, fazendo com que o cristal de gelo cresça de forma cada vez mais intensa. Lindo, né?

4 - Vida escondida em rios de água doce

Sabemos que existem muito seres microscópicos vagando por aí, até mesmo na água. O que você acharia deste vídeo então? Ele mostra os mais diversos tipos de vida que não conseguiríamos enxergar, se não fosse pela ajuda do microscópio. Não parece incrível a forma como muitos se movem?

5 - Microscópio 3-D

Obviamente, um microscópio é capaz de oferecer visões bastante claras, no entanto, ele possui algumas limitações. Na maioria das vezes, é preciso que o objeto de estudo esteja sobre uma superfície plana para que possa ser vista de maneira aumentada. Sem contar que a visão que temos é em 2D, o que não nos permite ter total noção.

Por outro lado, os japoneses desenvolveram um microscópio que vai além disso, oferecendo visão 3D. O vídeo acima é um bom exemplo de como as coisas parecem ser bem mais reais quando observadas a partir de um desses. Mas é claro que ainda existem algumas adaptações que devem ser feitas.

6 - Células T destruindo uma célula cancerígena

No vídeo acima, podemos ver células T, também chamadas de linfócitos T, destruindo uma célula de câncer. Elas são responsáveis por procurar células perigosas em nosso organismo e assim que encontram, as cercam e excretam uma espécie de coquetel de produtos químicos que provocam a morte das ameaças. É exatamente o que acontece neste caso. As células T, em verde, matam a célula cancerígena, em azul.

7 - Ácaros

Sabemos que eles estão por todas as partes... É praticamente impossível se livrar deles. Estão na poeira e em nossos colchões, travesseiros e afins. Apenas para que você tenha noção, é possível que até 19 mil deles vivam em cada grama de poeira, mas este é o pior cenário possível. Em casos normais, vivem cerca de 500 deles. No vídeo é possível ver muitos, incluindo suas fezes. Elas contem enzimas digestivas que acabam desencadeando uma série de alergias em seres humanos.

E então pessoal, o que acharam? A visão de um microscópio pode ser realmente impressionante, não é mesmo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+