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8 alimentos que você pensa que são saudáveis mas não são

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      08/02/18 às 13h21

Algumas pessoas dedicam muito tempo e se empenham para manter uma alimentação saudável. Além dos exercícios físicos, controlar o que entra em nosso corpo é extremamente importante para ter uma boa saúde. As dietas são capazes de proporcionar uma vida muito mais saudável. Para isso, costumamos buscar algumas receitas na internet e, em profissionais da área, como nutricionistas. Sempre somos receitados a comer determinada quantidade de cada coisa durante o dia, visto que o excesso de quase tudo pode fazer mal. Porém, nem tudo que pensamos que faz bem, de fato faz e algumas coisas podem nos trazer diversos malefícios sem que saibamos.

Muitas comidas e bebidas escondem componentes maléficos à nossa saúde. Porém, continuamos consumindo sem saber, pois seus rótulos apresentam o contrário ou pelo menos nos confundem. Pensando um pouco mais sobre o assunto, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos pesquisar mais sobre isso e descobrimos uma lista inacreditável de alimentos que, incrivelmente, não fazem bem para nós. A maioria deles são utilizados em dietas. Se você tem um amigo que mantém uma alimentação rigorosa, compartilhe com ele desde já. Agora, sem mais delongas, confiram conosco e se surpreendam, assim como nós.

1 - Chocolate Diet

Os produtos diets são consumidos por possuírem menos açúcar. Eles são fortemente indicados para as pessoas portadoras de diabetes. O grande problema é que para manter o sabor e a consistência, utilizam mais gordura que o normal, assim compensando a falta de açúcar. Sendo assim, o chocolate dietético se torna mais calórico do que o normal. Quem não possui a doença, deve evitá-lo e, se possível, optar pelo chocolate amargo ou com 70% de cacau.

2 - Barras de Cereais

As pessoas que fazem dieta adoram comer essas barrinhas de cereais no lugar uma refeição. Existem diversas opções de sabores. Desde as que possuem fibras até as com baixo teor de gordura e com poucas calorias. Elas podem até ser uma boa escolha de lanche entre as refeições. No entanto, o problema é que algumas possuem muito açúcar, conservantes e aromatizantes. Até mesmo as lights são produzidas com adoçante. O nível de fibra do produto é muito baixo para as necessidades do nosso organismo, assim, potencial de satisfação é reduzido e resulta em um consumo maior.

3 - Isotônicos

Esse produto contém muito açúcar e corante em sua composição. Além disso, são ricas em potássio e sódio. Normalmente são indicadas para o consumo durante atividades esportivas intensas, não devendo ser uma alternativa para as mais leves. Uma garrafa pequena costuma ter 125 calorias. Os esportistas comuns devem optar por água e uma dieta bem equilibrada para manter a saúde em dia.

4 - Peito de Peru

O peito de peru é um alimento rico em proteína magra, mas suas versões empanadas são produzidas com muito sódio. É recomendado procurar por marcas com a menor taxa de sódio, porque muitas delas contêm um terço de consumo diário recomendado. Nessa mesma linha, entram os empanados de frango. Mesmo assados, ao invés de fritos, continuam não sendo saudáveis. Em sua produção, utilizam uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Um outro problema do alimento é que incorpora em seus ingredientes o glutamato monossódico. Essa substância realça o sabor e pode interferir no paladar de uma criança, deixando a papila gustativa acostumada com ele.

5 - Sopas em Pó

Essas sopas se destacam por sua praticidade de preparo e a baixa quantidade de calorias. Isso faz com que elas se tornem muito consumidas nos momentos das refeições. Elas não possuem fibras e nem bons nutrientes. Além disso, apresentam uma grande quantidade de sódio e conservantes e em algumas marcas chegam a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia inteiro. De preferência, faça uma sopa caseira uma vez na semana e congelo para consumir depois, caso tenha vontade.

6 - Chás Enlatados

Semelhante aos refrigerantes, essa bebida apresenta uma enorme quantidade de açúcar ou adoçante. Podemos consumir vez ou outra, mas a ingestão diária pode fazer muito mal. É bom lembrar ainda que alguns tipos de chá são ricos em cafeína e isso pode causar ansiedade, insônia e acelerar o coração.

7 - Suco de Caixinha

Normais ou lights, esses sucos contém uma grande quantidade de açúcar e conservantes. Isso pode ser muito prejudicial ao intestino. Todo o processo de industrialização faz com que as vitaminas sejam perdidas. Em alguns casos, a adição da vitamina é feita depois de todo o processo, mas ainda sim não é a mesma de sucos naturais. O mais ideal é preparar um suco da fruta feito na hora, mas deve ser consumido até no máximo 1 hora depois do preparo.

8 - Adoçantes

O abuso dele pode não ser nada benéfico para o nosso corpo. Quando consumidos, os adoçantes emitem falsos sinais ao nosso cérebro e que estamos ingerindo açúcar. Quando percebido o engano, o cérebro reage aumentando a vontade de comer doce.

E aí, você sabia de tudo isso? Costuma consumir algum desses produtos com frequência? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

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Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
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