• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 animais que foram extintos graças aos seres humanos

POR A redação    EM Curiosidades      14/04/16 às 15h59

Existe uma abundância de animais extintos na Terra. Os dinossauros são um dos muitos exemplos de extinção em massa por causas naturais , mas várias outras espécies talvez tenham tido uma razão mais deprimente para o seu desaparecimento.

A humanidade parece ser muito boa em cortar as populações de espécies e ameaçando seus ecossistemas em nome de alimentação, desenvolvimento, segurança ou simplesmente por esporte. Então, como um lembrete cruel da capacidade humana em limpar os animais da face da Terra, conheça alguns animais que foram extintos.

Veja uma lista que o Ultra Curioso selecionou com 8 animais que foram extintos pelos seres humanos:

1- Tigre da Tasmânia

tasmaniantiger.jpg.638x0_q80_crop-smart

Apesar do seu nome e aparência, essas criaturas não eram tigres ou um tipo de cão do mato. Em vez disso, eles eram marsupiais. Na verdade, eles foram os maiores marsupiais carnívoros dos tempos modernos.  Nativo da Austrália continental e Tasmânia, eles foram declarados extintos em meados da década de 1930, após um século de caça intensiva encorajada por recompensas (agricultores temiam que os tigres estavam matando suas ovelhas). O último tigre da Tasmânia selvagem conhecido foi morto por um fazendeiro chamado Wilf Batty , que abateu o animal depois de ter sido avistado patrulhamento fora de sua casa.

2- Quaga

Quagga.jpg.638x0_q80_crop-smart

Apesar de parecer um cruzamento de zebra com cavalo o equíno era uma variação única da zebra da planície. Interessados em sua pele diferenciada de outros animais, os quagas foram aniquilados por caçadores na década de 1870. O último Quaga que se tem conhecimento, uma égua, morreu 12 de agosto de 1883 no Zoológico de Amsterdã. No início de 2016, uma equipe de cientistas em Cape Town, África do Sul, utilizado DNA e reprodução seletiva para criar animais que são quase idênticos aos Quagas. O grupo, chamado de Projeto Quagga, diz que a chave para o seu sucesso foi a análise genética.

3- Lobo das Malvinas

FalklandIslandwolf.jpg.638x0_q80_crop-smart

Esta espécie única de lobo, o único mamífero nativo das ilhas Falkland, ostenta o título infeliz de ser o primeiro canídeo conhecido por ter sido extinto em tempos históricos. Colonizadores das ilhas foram ameaçados pelo lobo, quando começaram a criação de gados e ovelhas, e acreditava-se que os animais representavam uma ameaça para seus rebanhos. Os lobos foram caçados e envenenados até sua extinção, em 1876.

4- Leopardo-de-Zanzibar

zanzibarleopard.jpg.638x0_q80_crop-smart

Encontrado apenas no arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia, essa subespécie de leopardo pode ter sido extinto em meados de 1990. Segundo uma crença local de que esses animais eram mantidos por bruxas e enviados para atacar as pessoas. Foram criadas campanhas de extermínio pela população, e não se encontram leopardos dessa espécie desde os anos 80.

5- Foca monge do Caribe

monkseal.jpg.638x0_q80_crop-smart

A única foca nativa do mar do Caribe e Golfo do México foi oficialmente extinto em 2008, mas não existem relatos de sua existência desde 1952. É a única da espécie que foi realmente extinta por causa dos humanos. Em 1594, durante a viagem de Cristovão Colombo, quando a foca foi descoberta, foi registrada a morte de 8 focas monge do Caribe, que foram abatidas por conta de sua carne.

6- Urso do Atlas

atlasbear.jpg.638x0_q80_crop-smart

O urso do Atlas foi nativo da sua espécie na África. Eles viviam na região noroeste do continente, em torno da Montanha Atlas. Os ursos foram caçados e capturados no tempo do Império Romano e eram utilizados para lutar contra os Gladiadores. Os últimos espécimes já registrados a serem vistos foram mortos por caçadores na década de 1870.

7- Vison Marinho

seamink.jpg.638x0_q80_crop-smart

Além dos Lobos das ilhas Malvinas, o Vison Marinho foi uma das espécies de mamíferos a se extinguir em tempos históricos. Infelizmente, a caça do Vison Marinho foi tão rápida que não há registros sobre o seu comportamento. Valorizado por sua pele, a pequena criatura foi caçada até sua extinção, em 1860.

8- Pombo Passageiro

PassengerPigeon.jpg.638x0_q80_crop-smart

A extinção do Pombo Passageiro é uma das mais trágicas dos tempos modernos. Era o pássaro mais comum na América do Norte há 200 anos atrás. A carne do pombo foi comercializada e vendida como carne barata, principalmente para os escravos e pobres da época. Em 1896, o rebanho final de 250.000 foram mortos por um grupo de caçadores que realmente sabiam que era o último rebanho desse tamanho na existência . Nem uma única ave foi deixada para trás.

Chocante, não é mesmo? Comente suas impressões aqui.

Próxima Matéria
Via   MNN     IFL Science  
Imagens MNN Later Cera
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+