8 antes e depois de frutas e legumes que foram ''domesticados'' pelos humanos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/08/20 às 15h26
foto de destaque

Existe uma enorme variedade de frutas espalhadas pelo mundo. E por mais que você ache que saiba muito sobre elas, existem aquelas que você nem faz ideia. Elas são bastante benéficas para nossa saúde, e quem come mais frutas e legumes como parte de uma dieta saudável, em geral, tende a ter um risco menor de contrair algumas doenças crônicas.

A maioria delas naturalmente são pobres em gordura, sódio e calorias e não tem colesterol. As frutas são fonte de vários nutrientes essenciais que são pouco consumidos, incluindo potássio, fibras dietéticas, vitamina C, e folato, ácido fólico.

E se engana quem acha que as frutas e legumes que vemos hoje são totalmente naturais. Até porque se fosse possível fazer com que uma fruta ficasse maior, mais doce, mais saborosa, mais bonita, quem não faria essas coisas?

Para fazer essas mudanças não é necessário mudar a genética das frutas, como no caso dos transgênicos. O ser humano faz isso há anos com técnicas simples como a seleção das melhores frutas que vão se reproduzindo cada vez melhores e diferentes. Várias das frutas que são consumidas hoje tem origens diferentes. Mostramos aqui alguns antes e depois dessas frutas.

1 - Melancia

A pintura da fruta foi feita por Giovanni Stanchi, entre 1645 e 1672, e nela, é possível ver como era a melancia da época. Bem diferente da que conhecemos hoje em dia. Ela tinha grandes sementes e muita carne branca.

As atuais foram cultivadas para serem mais saborosas e suculentas. Isso foi feito, principalmente, pelo cruzamento de linhas diploides e tetraploides. E tiveram como resultado plantas tripoides estéreis.

2 - Banana

A banana é uma fruta bem antiga. Ela pode ter 10 mil anos, e era muito diferente do que conhecemos hoje, principalmente na quantidade de sementes. Em 1834 foi quando começou a produção em massa da fruta no Caribe. Isso aconteceu quando uma espécie resistente a fungos, que podiam destruir a plantação, foi criada. E é essa criação que conhecemos como a banana de hoje em dia.

3 - Berinjela

As berinjelas antigamente existiam em uma grande variedade de tamanhos e formas. E as mais antigas até tinham espinhos. A berinjela moderna é maior, mais saborosa e tem menos sementes do que as antigas.

4 - Cenoura

Originalmente, a planta da qual a cenoura atual se deriva era uma raiz esbranquiçada ou marrom. As primeiras espécies que foram "domesticadas" foram em 900 na Ásia Central. Nessa época, elas eram rocas e amareladas. Conforme o tempo foi passando os fazendeiros chegaram ao legume laranjado que conhecemos hoje.

5 - Milho

O milho que tinha sido "domesticado" em 7000 a.C. tinha um gosto de batata seca e crua. Ele também era duro e não passava mais de 19 milímetros de tamanho. Atualmente, ele é aproximadamente mil vezes maior e tem uma grande variedade de tipos e cores nos 69 países que é cultivado.

6 - Pêssego

Provavelmente, os primeiros pêssegos foram cultivados em 6000 a.C., em Zhejiang, na China. E os frutos domesticados apareceram pela primeira vez no Japão, aproximadamente 1.200 anos depois.

Os pêssegos antigos eram parecidos com os modernos, mas seu sabor era diferente e descrito como sendo doce, azedo, terrosos e levemente salgados. E os pêssegos que comemos hoje são uma espécie cultivada na Pérsia, atual Irã, e que depois foi transportada para a Europa.

7 - Repolho

Na primeira foto, vemos a planta Brassica oleracea, que foi origem de vários vegetais, como por exemplo, o repolho, brócolis, couve-flor e couve. Ela mostra como era o alimento que hoje conhecemos como repolho.

A domesticação desse legume é incerta. Mas de acordo com estudiosos gregos e romanos, ele era um alimento já bem estabelecido naquela época. E o repolho que conhecemos hoje é bem mais "carnudo" e tem uma quantidade maior de comida a partir de uma única planta.

8 - Tomate

Vendo os tomates antigos eles se parecem mais com bagas do que frutas. Até porque eram bem pequenos. Algumas espécies silvestres ainda existem hoje em dia. Mas mesmo senod comestíveis, elas não são cultivadas para esse fim. Mas sim para o desenvolvimento de espécies híbridas e também para a suplementação genética das espécies mais comuns de tomate.

Atualmente, existe uma grande variedade dessa fruta. Indo do tomate cereja até o heirloom gigante.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Bored panda  
Imagens Bored panda
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+